termos de leilão termos de leilão

Conheça os principais termos de leilão e quando usá-los

4 minutos para ler

Quem não está familiarizado com o universo dos leilões pode pensar que é difícil dominar os processos de compra online ou presenciais sem o conhecimento da linguagem que acompanha esses acontecimentos. Afinal, um leilão envolve uma grande quantidade de jargões dessa área que já fazem parte do vocabulário dos investidores profissionais.

Muitos termos são provenientes de várias fases da história dos leilões. Embora as oportunidades de dar lances online tenham tornado a participação dos interessados mais fácil e acessível, é importante compreender as palavras utilizadas para ter uma melhor compreensão do que acontece nesses eventos. A seguir, examinaremos alguns conceitos usados ​​durante um leilão.

Gostaria de saber quais são os principais termos de leilão e quando eles são usados? Acompanhe a leitura!

Entenda a importância de conhecer os termos usados em leilão 

Para participar de um leilão e ter mais chances de arrematar um bem ofertado, é importante compreender o que está descrito no edital e as palavras que os leiloeiros estão falando. Compreender os termos corretamente permitirá que você dê lances de qualquer lugar do mundo e compre peças únicas, às quais você não teria acesso de outra maneira.

Os participantes que conhecem o vocabulário usado em leilões têm mais segurança para efetuar as suas aquisições. Eles conseguem visualizar detalhes dos itens, condições de uso, procedência, histórico e avaliar as opções de pagamento. Desse modo, fica mais fácil encontrar boas oportunidades de investimento e bens que podem se valorizar ao longo do tempo. 

Confira quais são esses principais termos e o que significam

Ao participar de leilões presenciais ou online, você pode adquirir vários itens por um custo menor e também obter um retorno significativo desses investimentos no futuro.

Esses eventos oferecem conveniência, preços competitivos, raridades e a oportunidade de obter diversos benefícios. Veja a seguir os principais conceitos para comprar serviços, móveis e imóveis por meio de leilão!

Licitante

Esse é o nome dado aos participantes ou potenciais arrematantes dos bens oferecidos pelos leiloeiros. Ele pode incluir inúmeras pessoas interessadas em comprar os itens leiloados e que já estão acompanhando o edital publicado. Os licitantes fornecem informações de contato, identificação pessoal e participam dos leilões.

Leiloeiro

O leiloeiro é o profissional responsável por conduzir e supervisionar um leilão. Ele pode utilizar um microfone para conduzir o evento, enquanto os participantes oferecem os lances. Geralmente eles são experientes, passam por treinamento para atuar e recebem uma comissão de 5% cada vez que um bem é arrematado. 

Edital de leilão

O edital de leilão é o documento pelo qual os licitantes são cientificados sobre os próximos leilões a serem realizados. Conhecer o seu conteúdo é relevante para ter sucesso na compra dos itens que você procura. Esse documento oficial é afixado em locais públicos, publicado pela imprensa e contém todos os dados para informar os participantes.

Lance

Um lance é o valor oferecido por um comprador que revela o quanto ele deseja pagar pelo item oferecido no leilão. Essas propostas iniciam com um preço e depois vão sendo aumentadas gradativamente pelos participantes até que seja definida a oferta vencedora. A quantia aumentará continuamente até que os compradores parem de dar lances.

Lance mínimo

O lance mínimo será a oferta mais baixa que o leiloeiro aceitará e pode ser definido pelo vendedor ou proprietário do bem em alguns casos. Esse valor pode ser determinado por juízes quando a venda do item, equipamento, veículo, máquina ou propriedade ocorre em virtude de uma ação judicial. 

Agora você já conhece os principais termos de leilão e quando usá-los! Essas palavras podem ser utilizadas durante ou ao solicitar informações sobre leilões. Elas vão auxiliar o interessado a ser bem-sucedido em sua jornada e a fazer excelentes investimentos no decorrer do tempo. 

Gostou do artigo? Então comece a nos seguir agora mesmo no LinkedIn, YouTube, Instagram e Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário