Carro recuperado de financiamento: vale a pena comprar em leilão?

carro recuperado de financiamento
6 minutos para ler

Não é novidade para ninguém que o brasileiro é um povo apaixonado por automóveis e boa parte das pessoas não hesita em fazer alguns sacrifícios para juntar dinheiro e comprar o modelo dos seus sonhos. Pensando nisso, preparamos esse post mostrando se vale a pena comprar em leilão um carro recuperado de financiamento.

Esta alternativa vem chamando muita atenção no segmento, não apenas pelas inúmeras possibilidades de modelos e montadoras que podem ter uma unidade à venda, como também por permitir uma aquisição por um valor muito abaixo do mercado. Continue lendo e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, o que é um carro recuperado de financiamento?

Antes de mais nada, é preciso compreender o que é um carro recuperado de financiamento. Eles nada mais são do que veículos que foram comprados, na maioria das vezes, por indivíduos comuns, que precisaram recorrer a instituições, como os bancos e as financeiras, para que pudessem pagar pelo produto. 

Do ponto de vista legal, esse automóvel não é de propriedade integral da pessoa que fez a compra, ao menos até que ela termine de pagar as parcelas do financiamento e quite a sua dívida. Por conta de eventualidades ou mal planejamento, é muito comum que haja inadimplência e, dessa maneira, o carro pode ser tomado pela empresa.

Em outras palavras, se realizarmos um contrato de alienação fiduciária com uma instituição do gênero, ou seja, se financiarmos crédito para a aquisição de veículos, embora a posse direta do bem seja do comprador, a propriedade, de fato, do item, só será transferida quando o débito assumido for integralmente pago.

Naturalmente, quando isso não ocorre, o banco ou a instituição financeira deseja reaver o capital emprestado e, para isso, pode negociar o veículo por preços que, na maioria das vezes, tendem a ser bem menores do que os praticados pelo mercado tradicional, com a intenção de recuperar a quantia que foi emprestada para o cliente inadimplente.

Existem riscos ao comprar um carro recuperado?

A grande vantagem de comprar um carro recuperado de financiamento é que, como dissemos acima, eles tendem a custar menos do que o valor pago por um modelo de marca e ano similar, quando negociados no mercado tradicional. Com isso, você pode adquirir o automóvel que sempre sonhou, por um preço que cabe no seu bolso.

Essa é uma questão que é extremamente variável, mas o mais comum é que a precificação fique entre 30% e 50% menor, o que é um percentual muito relevante e que abre um leque de possibilidades bastante interessante para que você adquira o modelo ou a marca que sempre sonhou.

É possível fazer o seguro de um carro que foi recuperado?

Essa é outra questão que gera muitas dúvidas, pois quem compra um carro deseja, boa parte das vezes, contar com a segurança e a tranquilidade de uma cobertura de uma seguradora. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o carro recuperado pode ser segurado, passando por trâmites similares do de qualquer outro veículo. 

O fato é que algumas empresas aceitam, sem problemas, fazer o seguro de carros recuperados, enquanto outras podem oferecer algumas restrições. O ideal é procurar o corretor e fazer uma simulação, para que todas as respostas e variáveis sejam ponderadas e solucionadas com o máximo de lisura.

Como é a vistoria de um seguro para carros recuperados?

A maioria das restrições de seguradoras são para carros recuperados de sinistros, em especial aqueles que passaram por grandes colisões ou situações excepcionais, como enchentes e alagamentos. Para os veículos que são oriundos de recuperação por inadimplência, não é habitual que se façam muitas exigências diferentes.

Como de praxe, o corretor deve solicitar uma vistoria do automóvel, tanto para decidir se aceitam a cobertura quanto para precificar a apólice, como fariam em qualquer caso. Nesse momento, serão avaliados os principais detalhes, como estado da lataria, numeração do chassi, motor, acessórios, etc. Na realidade, é proibido cobrar mais caro por conta do veículo ser de leilão!

Por que o leilão de carros recuperados pode ser vantajoso?

Como já dissemos, os carros recuperados que são provenientes de financiamento podem ser uma excepcional oportunidade de adquirir um veículo em excelente estado, muitas vezes bem próximo de um zero quilometro, pagando um preço bem menor do que você pagaria em concessionarias ou mesmo direto do dono.

Existem leiloes de todos os tipos, justamente por ser uma modalidade que proporciona grandes barganhas para os compradores. Os de seguradoras, por exemplo, contam com carros recuperados de sinistros, que podem ou não ser batidos, mas a maioria possui excelente qualidade e necessita apenas de alguns reparos pontuais.

Como é um leilão de carros recuperados de financiamento?

O leilão de carros recuperados de financiamento funciona da mesma forma que outros leilões, com o item sendo vendido para quem der o melhor lance. Se você está em busca de economia, essa é uma alternativa que costuma valer à pena, uma vez que você pode achar modelos seminovos e em ótimas condições.

Lembre-se que é recomendável verificar bem as características do produto antes de tentar a compra. Os dados constam no edital, que deve ser lido com atenção, sempre que possível. Mesmo que você opte pela praticidade de participar de um leilão pela internet, não deixe de checar as principais informações antes de tomar sua decisão! 

Como ficou claro ao longo do conteúdo, comprar em leilão um carro recuperado de financiamento pode ser um bom negócio para o seu bolso, desde que você preste atenção aos detalhes e encontre um modelo que atenda às suas expectativas, demandas e necessidades!

E agora, pronto para comprar em leilão um carro recuperado de financiamento? Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Então, baixe agora mesmo, inteiramente grátis, o nosso e-book!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-