Embora muitas pessoas não tenham conhecimentos amplos sobre o tema, existem boas opções para quem deseja comprar um automóvel da marca e modelo de sua preferência, mas não quer pagar os altos preços cobrados pelas concessionárias. Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre carros sinistrados.
Ao contrário do que muita gente pensa, essa pode ser uma excepcional alternativa, pois possibilita uma transação com total segurança e por um valor justo e que cabe no seu bolso, desde que você tenha um pouco de atenção para realizar uma boa aquisição. Continue lendo e descubra como fazer isso na prática!
Afinal, o que é um sinistro?
Para início de conversa, é preciso compreender bem o conceito de sinistro e de que forma isso é interpretado pelas seguradoras. Quando essas empresas elaboram uma apólice para um carro, por exemplo, o documento prevê quais situações o cliente terá direito ao ressarcimento. O sinistro, portanto, é um acidente que causa danos ou prejuízos ao bem segurado.
Quando um veículo sofre um sinistro, o que é bastante comum de acontecer em nossas vias, a seguradora paga uma indenização proporcional ao ocorrido, que pode ser uma batida, arranhões na lataria, um vidro quebrado ou até perda total. O mesmo ocorre em caso de roubos ou furtos, mas aí a cobertura é a quantia integral acordada.
O que é um carro sinistrado?
Agora que você já entendeu um pouco melhor o conceito de sinistro, fica mais fácil compreender o que é um carro sinistrado. Trata-se de um veículo que, logicamente, sofreu algum tipo de dano, avaria ou mesmo roubo, faprietázendo com que o prorio precisasse acionar a sua seguradora e fizesse uso da cobertura acordada em contrato.
Vale lembrar que o sinistro pode ser parcial, no caso de batidas, arranhões ou vidros quebrados, por exemplo, ou total, quando há grandes avarias, que representem, via de regra, mais de 75% do valor total do automóvel. O mesmo vale para os casos de roubo ou furto, quando o bem não é recuperado a tempo.
O que acontece com um carro sinistrado?
É aqui que entra a grande oportunidade. Quando um carro que sofreu roubo ou furto é recuperado depois que a seguradora pagou a indenização para o segurado, ele pode ir a leilão, muitas vezes com poucas avarias ou mesmo sem nenhum dano. Nesse caso, o comprador inteligente poderá adquiri-lo por um valor muito abaixo do mercado.
O mesmo pode ocorrer quando a empresa prefere arcar com a apólice em vez de fazer o conserto de um veículo após a batida.
Quais são os tipos de carros sinistrados?
O carro sinistrado é classificado de diferentes maneiras, levando em consideração o tipo de sinistro ocorrido. Ele pode ser de pequena monta, que é quando os danos e avarias foram mais discretos, tornando possível o conserto do veículo, que fica em plenas condições de rodar e isso sequer constará na sua documentação.
No caso em que o estrago seja um pouco mais elevado, o carro sinistrado é chamado de média monta, na qual os problemas serão reparados, mas com um nível um pouco maior de complexidade Por fim, os de grande monta ocorrem quando não é interessante fazer a reparação para retornar o bem ao seu antigo proprietário, embora isso possa ser feito para posterior venda.
É permitido comercializar um carro sinistrado?
Muita gente tem dúvidas quanto a esse aspecto, mas o fato é que um carro sinistrado pode, perfeitamente, ser comercializado. Além disso, é uma opção que merece atenção de consumidores que desejam encontrar boas oportunidades, pois é possível encontrar leilões que oferecem veículos com esta condição, mas com valores muito interessantes.
Se você escolher uma empresa leiloeira séria e com boa credibilidade no mercado, suas chances de cair em golpes ou ter problemas desaparece, até mesmo porque a situação do automóvel virá descrita no edital, sem sustos ou surpresas. Você poderá encontrar a marca e o modelo que sempre sonhou em ter, mas com um preço que você pode pagar.
O que observar ao comprar um carro sinistrado?
Agora que você já sabe que é permitido comercializar um carro sinistrado, vale a pena entender o que você deve observar ao comprar, de forma a fazer a melhor negociação. Como explicamos em tópicos anteriores, o Contran só autoriza a venda de veículos que sofreram danos considerados de pequena e média monta, ou seja, de menor gravidade.
A única exigência que a nossa legislação fará nesse sentido é que automóveis que foram classificados como “média monta” apresentem tal observação nos seus documentos, nos quais você encontrará os termos “Sinistro/Recuperado”. Na prática, isso não muda muita coisa, pois tudo estará em sintonia com a lei e você poderá dirigir por aí sem problemas ou contratempos.
Qual a vantagem de comprar um carro sinistrado?
Não dá para negar que, para boa parte das pessoas, a grande vantagem de comprar um carro sinistrado está no preço. Se você precisa de um carro no seu dia a dia, mas suas condições financeiras não permitem comprar um veículo zero-quilômetro ou mesmo um usado da marca e modelo que você deseja, os leilões podem ser a escolha mais inteligente e viável.
Lembre-se de que, nos tempos modernos de hoje, você pode fazer sua compra sem sair de casa, por meio de uma empresa leiloeira que atue na internet. Basta procurar por referências e fazer uma rápida pesquisa, conferindo a expertise e a presença de mercado. Feito isso, basta fazer o seu cadastro, dar uma boa olhada no editar e torcer para fazer um lance vencedor.
Carro recuperado e sinistrado são a mesma coisa?
Uma dúvida muito comum de quem está dando os primeiros passos no mercado de leilões é sobre os termos que são recorrentes no segmento. Saber se um carro recuperado e um carro sinistrado são a mesma coisa, por exemplo, é um questionamento feito de forma constante. E, na prática, podemos dizer que o significado é similar, apesar de haver uma discreta diferença.
Embora ambos sejam usados para se referir a veículos que sofreram danos, é mais habitual que os recuperados sejam os automóveis que tiveram avarias de pequena ou média monta, obtendo os devidos reparos. Nos documentos, é possível encontrar a especificação “recuperado de financeira”, para os carros negociados por concessionárias ou financiados.
Como saber se um carro é sinistrado?
A comercialização de veículos sinistrados é bastante comum e tende a crescer nos próximos anos. Trata-se de uma oportunidade de comprar um carro da marca e do modelo que você deseja, por um dinheiro que você pode pagar. No entanto, automóveis que passaram por sinistros de média ou grande monta têm esse fato em sua documentação.
Por isso, se você deseja saber se um veículo é sinistrado, peça seu documento e veja se há a observação com o título “SINISTRO/RECUPERAÇÃO”. Lembre-se que eles passam por uma rigorosa vistoria e processo de certificação, garantindo seus níveis de segurança. Caso ainda tenha dúvidas, peça ajuda de um mecânico de confiança e faça uma boa avaliação.
O carro sinistrado pode fazer seguro?
Um tema que gera muita dúvida em quem está pensando em comprar um carro sinistrado é se ele pode ou não fazer seguro. Essa é uma verdadeira lenda urbana, pois não há nada que impeça a seguradora de fazer uma apólice para esse tipo de veículo. Afinal, ele passou pela vistoria e é perfeitamente legal, de acordo com a nossa lei.
Dependendo da sua escolha, o automóvel poderá nem ter sofrido alguma avaria mais séria ou, mesmo se isso ocorreu, ele estará em condições de rodar normalmente. Basta encontrar uma empresa de qualidade e fazer uma apólice que cubra as suas principais necessidades, de acordo com suas demandas e expectativas.
Vale a pena comprar um carro sinistrado?
Um carro sinistrado não apenas é uma excelente opção de compra, como também um ótimo investimento. Você pode ter o modelo que precisa para ir ao trabalho, passear com a família, ganhar um pouco mais de conforto ou até para ganhar dinheiro, comprando e revendendo depois. E tudo isso por um preço bem menor do que você pagaria em uma loja convencional.
Além disso, nos dias de hoje, existem formas bem práticas de negociar. Você pode participar de leilões na internet, nos quais encontrará grandes oportunidades. Basta ter olhos atentos e buscar uma empresa de confiança, com experiência no setor, que disponibilize um serviço simplificado e tenha boa credibilidade no mercado.
Como você pôde ver, o carro sinistrado é uma ótima alternativa de compra, sobretudo para quem não está disposto a pagar os preços elevados do mercado tradicional. Afinal, é uma modalidade que oferece uma enorme variedade de veículos, ou seja, é chance que você tem para adquirir aquele modelo dos sonhos, sem que isso comprometa a sua renda mensal com parcelas onerosas.
Gostou de aprender tudo o que você precisava saber sobre um carro sinistrado? Ainda ficou com alguma dúvida ou quer deixar a sua sugestão? Então, não deixe de fazer seu comentário aqui no post!