Entenda como é calculado o IPVA de um veículo de leilão

3 minutos para ler

Sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA é um tributo cobrado anualmente pelo governo, cujo pagamento é obrigatório para todos os proprietários de automóveis. Seu preço é definido tendo como base o valor de mercado do veículo, sendo importante entender como é calculado o IPVA, principalmente no caso de carros em leilão.

Se você tem dúvidas sobre esse cálculo, continue a leitura para conferir as principais informações sobre o tema, desde as particularidades do IPVA de veículos em leilão até como ele é calculado. Confira!

Quais as particularidades do IPVA de veículos em leilão?

Quando um carro que está sendo leiloado apresenta algum débito, como parcelas atrasadas do IPVA, é comum que os participantes do leilão fiquem receosos quanto ao pagamento da dívida. Mas não é preciso se preocupar: a legislação brasileira prevê que a pessoa que comprar o carro não é obrigada a pagar essa dívida.

Isso acontece porque, quando um automóvel é colocado em leilão, uma parte do valor do bem será usada para quitar todas as dívidas existentes. Elas podem incluir tanto o IPVA quanto multas de trânsito, seguros obrigatórios, entre outros. Ou seja, todos os débitos serão zerados se você comprar um carro em leilão.

Porém, lembre-se de que o IPVA é um imposto obrigatório e que deve ser pago anualmente. Isso significa que, após comprar um veículo, o proprietário deve pagá-lo todos os anos, independentemente se o bem foi adquirido em um leilão ou por outra modalidade.

Como é calculado o IPVA de um carro em leilão?

Para fazer o cálculo, seja para veículos arrematados em leilão ou não, o primeiro passo é conhecer o valor de mercado do seu veículo, que é informado pela tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Depois, consulte a alíquota do IPVA do seu Estado, que compreende a porcentagem de contribuição definida pelo governo estadual, que pode mudar anualmente.

Vamos pegar como exemplo um carro cujo valor na tabela FIPE é de R$ 40 mil e o proprietário reside em São Paulo, em que a alíquota do IPVA em 2024 é de 4%. Nesse caso, basta multiplicar o valor venal (40.000) pela alíquota (4%), o que significa que o valor a ser pago de IPVA será de R$ 1.600,00.

Quando é possível solicitar a isenção de IPVA?

De acordo com a legislação de trânsito brasileira, os proprietários de veículos podem pedir a isenção do pagamento do IPVA em alguns casos. Isso é possível nas seguintes situações:

  • carros com mais de 20 anos de fabricação;
  • condutores com alguma deficiência;
  • veículos oficiais de pessoas que atuam como embaixadores, cônsules ou diplomatas;
  • ônibus ou micro-ônibus utilizados para transporte público.

Conhecer as principais informações sobre como é calculado o IPVA de carros em leilão é um passo importante para não ser pego desprevenido e estar em dia com a legislação. Além disso, lembre-se de seguir alguns cuidados para fechar um bom negócio ao participar de leilões, como avaliar o edital com atenção, fazer um test drive, analisar as taxas envolvidas e fazer uma consulta do histórico do modelo.

Agora que você sabe tudo sobre o cálculo do IPVA, aproveite para seguir os nossos perfis nas redes sociais e acompanhar outras orientações e novidades: estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn, X (antigo Twitter) e YouTube!

Posts relacionados

Deixe um comentário