retorno investimento imobiliario retorno investimento imobiliario

Saiba como calcular o retorno de investimento imobiliário

4 minutos para ler

Comprar imóveis é sempre um bom negócio, visto que, com o passar dos anos, as propriedades são valorizadas. E, se você estiver querendo adquirir uma casa ou um apartamento, mas deseja saber qual é o retorno investimento imobiliário que terá ao longo dos dias, saiba que existe uma forma de calcular.

Sabendo qual será o seu retorno, você ficará ainda mais seguro na hora de fechar a compra do imóvel que poderá ser de leilão. 

Neste post, falaremos sobre a definição do termo e como calcular o retorno do investimento em propriedades. Assim, você terá um melhor entendimento sobre o assunto. Quer saber mais sobre o retorno de investimento imobiliário? Continue a leitura!

O que é o retorno de investimento imobiliário?

O retorno de investimento, que também é conhecido pela sigla em inglês ROI (Return on Investment) ou, traduzido para o português, retorno sobre o investimento, nada mais é que uma métrica usada para avaliar o quanto a pessoa ou empresa ganhou com o investimento feito.

Tal cálculo é feito considerando o valor investido na compra do imóvel e o que o proprietário tem de rendimentos com ele. Se houver lucro, pode-se dizer que o retorno do bem foi positivo. O número, que vai revelar o quanto a pessoa teve de retorno no investimento imobiliário, geralmente, é apresentado por meio de uma porcentagem.

Quando se trata de um imóvel residencial, o retorno pode vir de duas fontes, sendo que uma delas é a renda obtida com o aluguel da casa ou do apartamento. O outro é a valorização do bem ao longo do tempo. E, com ambas as opções, é possível ganhar com a compra de um desses bens.

Como funciona e como calcular o retorno de investimento imobiliário de leilão?

Para fazer o cálculo, a pessoa que deseja comprar, ou já comprou a propriedade de leilão, deve colocar na ponta do lápis qual foi o valor investido nessa aquisição. Nessa parte, devem ser inseridas informações como:

  • valor do ativo e gastos com impostos;
  • taxas dos cartórios;
  • valores com alguma reforma ou melhoria feita no imóvel.

Com todos esses valores discriminados, chegamos ao valor do capital inicial. Para ficar mais simples de entender, vamos usar o exemplo de um imóvel adquirido para alugar. O cálculo será feito da seguinte forma:

  • valor mensal do aluguel dividido pelo capital inicial e, depois, multiplicar por 100 (ROI = (Lucro Líquido)/(Valor do investimento) X 100).

Se você vai receber R$1.500,00 de aluguel por mês e o investimento nele foi de 450.000,00, a conta a ser feita é:

  • 1.500 / 450.000 x 100 = 0,33% de rendimentos ao mês.

Para saber qual é o rendimento anual do bem, basta multiplicar os 0,33 por 12, e você saberá que o retorno do ano foi de 3,96. 

Então, agora que você já sabe como calcular o retorno do investimento imobiliário e pôde perceber que a conta é simples, basta ficar atento aos detalhes e verificar qual é o valor que está sendo ganho com a sua aquisição. E o melhor de tudo em se comprar imóveis de leilão é que, com ele, é possível ter uma margem ainda maior de lucro.

Alguns dos maiores benefícios de adquirir uma dessas propriedades são a maior economia na hora da compra, o menor tempo de espera para receber o imóvel e as condições de pagamento facilitadas. Sendo assim, avalie com calma e invista em uma opção lucrativa.

Gostou do nosso post sobre o retorno de investimento imobiliário? Compartilhe-o nas suas redes sociais e permita que seus amigos tenham acesso a este conteúdo de qualidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário