Quando uma empresa decide encerrar suas atividades, é comum que ela se desfaça da maior parte de seus bens, desde itens de escritório até veículos. Nesse momento, fazer um leilão é uma prática bastante comum e que traz grandes vantagens aos interessados.
Essa alternativa oferece uma ampla variedade de bens para aquisição e a possibilidade de encontrar itens com um valor muito inferior ao que é praticado no mercado. Mas afinal de contas, você sabe qual é o potencial de investir em leilão?
Neste artigo, mostramos os potenciais do mercado de leilão, os riscos envolvidos, o retorno financeiro, além das melhores dicas para fazer um bom investimento. Acompanhe!
Quais os potenciais do mercado de leilão?
O leilão é considerado um investimento. Basta imaginar o leilão de um imóvel: como ele será vendido por um preço muito abaixo do praticado no mercado, a pessoa que der o melhor lance poderá vendê-lo posteriormente, alcançando um ótimo lucro.
É por isso que, nos últimos anos, participar de leilões passou a ser encarado como uma prática de grande potencial financeiro. Outros benefícios incluem o fato de não ser necessário ser expert no assunto para ingressar nesse meio, a consulta facilitada dos preços e a baixa volatilidade.
Quais os riscos envolvidos?
Mesmo com um grande potencial, também há riscos associados a um leilão. Em geral, é o mesmo de outros tipos de investimentos: se você não estiver disposto a se arriscar e fazer bons lances, dificilmente terá grandes retornos.
Da mesma forma, sem um estudo cuidadoso dos bens leiloados, é possível que você adquira um item não tão vantajoso assim. Um apartamento mal conservado ou com inquilinos, por exemplo, pode trazer grandes dores de cabeça.
Qual o retorno financeiro de um leilão?
As chances de ter lucros ao participar de um leilão são quase certas, pois, como destacamos, os bens são leiloados por um valor abaixo do praticado no mercado. No caso dos carros, é comum encontrar modelos novos ou seminovos vendidos pela metade do valor estabelecido na Tabela FIPE.
Leilões de imóveis também não ficam para trás. Com um bom conhecimento do mercado imobiliário e organização, você encontra propriedades até 50% mais baratas do que seu valor de mercado.
Como investir em leilão e driblar os riscos?
Para aproveitar todo o potencial de investir em leilão e driblar os riscos, você deve ter bastante cuidado e atenção antes de fazer seus lances. Veja algumas dicas para tirar o melhor proveito desse mercado:
- analise como anda o mercado de leilão para o bem que você deseja adquirir, observando pontos como as marcas oferecidas, o nível de procura, os valores, entre outros;
- avalie o bem a ser arrematado e certifique-se de que sair vencedor do pregão realmente valerá a pena;
- dê preferência a imóveis desocupados — se você der um lance em uma propriedade em que o antigo dono ainda reside, será necessário abrir uma ordem de desocupação, o que pode tornar o processo inviável;
- coloque todos os custos do leilão na ponta do lápis, analisando desde o preço do item que você deseja até taxas, impostos e outras despesas do processo.
Há grande potencial de investir em leilão, pois esse mercado oferece a oportunidade de complementar a renda e aumentar sua rentabilidade. Para lucros ainda maiores, a dica é investir em leilões de automóveis e imóveis, cujos preços são abaixo do praticado no mercado e os itens podem ser revendidos por um valor acima.
Então, que tal aproveitar todas as vantagens que um leilão tem a oferecer? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas sobre o tema e conheça nossas formas de venda e produtos!