O mercado de leilões vem apresentando ótimos números nos últimos anos, motivado principalmente pelas novas soluções e facilidades associadas ao setor. Em 2020, durante a pandemia de Covid-19, as casas de leilões passaram a ter mais presença online e registraram um crescimento de 20% a 70% do número de participantes.
Para que você saiba como será o futuro do mercado de leilões e suas perspectivas para os próximos anos, preparamos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Acompanhe!
Quais as perspectivas para o futuro do mercado de leilões?
No passado, a experiência de ir a um leilão era exclusivamente presencial, sendo necessário ir a um espaço físico, levantar a plaquinha para aumentar o seu lance e arrematar um bem. Hoje, para encontrar bons negócios, basta acessar plataformas online para encontrar os mais variados tipos de produtos sendo leiloados.
Assim como em outros segmentos de mercado, esse cenário foi motivado principalmente pela pandemia de Covid-19. A necessidade de isolamento e distanciamento social acelerou a transição do setor e a digitalização dos leilões — e a tendência é que isso seja cada vez mais comum nos próximos anos.
Por isso, a expectativa é que o mercado de leilões do futuro passe a contar com novas tecnologias, o que vai proporcionar ganhos ao processo e reduzir as chances de golpes. O avanço tecnológico, por tornar a participação nos leilões mais democrática, ainda deve garantir a popularização da prática e atrair a participação de cada vez mais pessoas.
Quais novidades devem ser incorporadas ao futuro do mercado de leilões?
Diversas tendências presentes no mercado prometem revolucionar o mercado de leilões nos próximos anos e proporcionar melhorias ao dia a dia dos adeptos à prática. A seguir, conheça as novidades que devem marcar cada vez mais presença no setor.
Inteligência Artificial
Apesar de ser uma tecnologia criada na década de 1950, a Inteligência Artificial (IA) ganhou o mundo no início de 2023 graças aos debates relacionados ao Chat GPT, um assistente virtual inteligente no formato chatbot online. Desde então, a IA trouxe novas perspectivas para os mais variados setores do mercado, e nos leilões a situação não é diferente.
Entre as possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial no mercado de leilões está a criação de plataformas que proporcionem uma maior interação entre leiloeiro e arrematante, aumentando a confiabilidade nos leilões online. Além disso, os participantes podem utilizar a ferramenta para efetuar pagamentos, oferecer as melhores propostas, entre outros.
Metaverso
Apesar de as discussões sobre o Metaverso terem desacelerado com as novas discussões sobre Inteligência Artificial, essa é outra inovação tecnológica que não deve ficar de fora do mercado de leilões. Afinal, o metaverso traz perspectivas incríveis ao setor, como a criação de cidades virtuais para a realização de leilões, gerando novas modalidades da prática e novas formas de interação entre leiloeiros e compradores.
Leilões de eletricidade
Esta é uma novidade que foi implementada em 2022 e será cada vez mais popular a partir de 2024. Isso porque, a partir de janeiro do próximo ano, ocorrerá a chamada abertura do mercado livre de energia, o que vai garantir aos consumidores o direito de negociar com fornecedores de qualquer local do Brasil e escolher de quem deseja comprar eletricidade.
Com isso, será cada vez mais comum a realização de leilões de energia, que consistem em concorrências promovidas pelo poder público, entre os agentes do setor elétrico, que visam a assegurar o atendimento da demanda de energia por períodos determinados.
Neste post, você conferiu as principais perspectivas do mercado de leilões e as novidades que devem ser implantadas no setor. Ter atenção a elas é muito importante para acompanhar as principais tendências e aproveitar ao máximo as oportunidades que elas têm a oferecer ao investir em leilões.
Se você gostou deste artigo, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Assim, seus amigos também poderão conhecer mais sobre o futuro do mercado de leilões!