calcular o consumo de combustível calcular o consumo de combustível

Como calcular o consumo de combustível de um veículo?

4 minutos para ler

O preço do combustível está subindo cada vez mais. Por isso, é importante estar ciente do valor necessário para o abastecimento de um veículo antes de fazer a sua aquisição. Analisar o consumo de combustível de um automóvel ajuda a tomar decisões mais assertivas na hora de trocar de carro. No entanto, nem todos sabem como fazer isso.

Existem fórmulas simples, inclusive, para melhorar a eficiência do veículo e reduzir os gastos com combustível. Uma das mais simples é dividir a distância percorrida pela quantidade de gasolina ou álcool consumido para saber quantos litros são usados a cada quilômetro (km). 

Gostaria de obter dicas de como calcular o consumo de combustível para escolher um carro em leilão? Acompanhe a leitura!

Por que é importante verificar o consumo de combustível de um carro? 

Antes de comprar um veículo em um leilão, é fundamental verificar o seu nível de consumo, para evitar arrependimentos futuros. Essa é a melhor forma de economizar dinheiro e ter impactos positivos em suas despesas mensais. Um automóvel que economiza combustível é a saída para quem está com o orçamento doméstico apertado ou pretende fazer novos investimentos.

Como calcular o consumo de combustível de um veículo? 

Há diferentes modelos de carros disponíveis nos leilões judiciais ou extrajudiciais, os quais podem consumir combustível de maneira totalmente distinta. Alguns fatores, como o uso do ar condicionado e a potência do motor, influenciam na média de quilômetros por litro (l) que o seu veículo pode percorrer nas rodovias e vias das cidades. Observe mais detalhes!

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

As montadoras têm informações sobre o consumo de combustível conforme o modelo produzido. Os seus profissionais realizam testes em laboratórios e analisam os resultados para fornecer essas informações para o público consumidor. Busque informações no site do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que publica as tabelas com todos os detalhes de cada versão do automóvel. 

Consumo médio de combustível

Caso você já utilize um automóvel e queira fazer uma comparação com outro carro que está sendo oferecido em um leilão, faça o registro seguido de vários tanques de gasolina e tente obter o consumo médio. Reúna os dados dirigindo por períodos prolongados. Anote a quantia gasta para subir e descer ladeiras.

Observação do odômetro

Anote o número indicado no hodômetro do automóvel logo após encher o tanque do automóvel. Essa será a distância inicial para descobrir quantos quilômetros o seu carro roda com um tanque cheio de álcool ou gasolina. Antes de fazer o novo abastecimento, registre a quilometragem para fazer comparações com as próximas experiências de uso.

Despesas mensais

Aponte o gasto com combustível cada vez que abastece, para ter uma ideia mais precisa do consumo. Procure calcular o consumo médio mensal durante os meses de rotina inalterada, em períodos de passeios incomuns ou viagens maiores. Isso ajudará a fazer uma leitura mais precisa do que acontece com a gasolina ou o álcool consumidos.

Exemplo prático

Após fazer essas anotações, faça uma conta matemática dividindo a distância percorrida pela quantidade de combustível utilizado. Use o hodômetro para ver quantos quilômetros o carro rodou e faça a divisão por litro, para obter uma estimativa de consumo médio. Por exemplo, se você gastou 25 litros de gasolina para percorrer 250 quilômetros: “250/25 = 10 km/l”.

Entendeu como calcular o consumo de combustível de um veículo? Se está na hora de negociar o seu automóvel ou adquirir um novo, saiba que os leilões podem ser a melhor oportunidade. Você pode fazer isso analisando as informações fornecidas nos editais, obtendo dicas com mecânicos da sua confiança e fazendo o cálculo mencionado anteriormente.

Quer saber mais sobre oportunidades em leilões? Continue lendo e entenda como funciona o leilão de carros devolvidos para o banco!

Posts relacionados

Deixe um comentário