Quer saber como funciona o leilão de carros recuperados de financeira? Veja aqui!

leilão de carros recuperados de financeira
6 minutos para ler

As pessoas estão em busca de novas opções para comprarem veículos de qualidade, e pagando um preço justo, tendo em vista que o mercado automobilístico brasileiro é bastante valorizado e somos apaixonados por automóveis. Pensando nisso, preparamos um post mostrando como funciona o leilão de carros recuperados de financeira.

Essa é uma opção que vem ganhando espaço e que pode ser feita com segurança e sem maiores dificuldades, sobretudo quando o interessado começa a se informar melhor sobre o segmento e aprende que os veículos possuem qualidade como os veículos vendidos em lojas comuns. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!

O que é o leilão de carros recuperados de financeira?

Um leilão de carros recuperados de financeira é, como o próprio nome já diz, um modelo de compra no qual os veículos são retomados por instituições financeiras daqueles clientes que não conseguiram arcar com as prestações. Então, esses veículos são levados à leilão para quitar a dívida do antigo proprietário, assim os interessados podem oferecer lances e adquiri-los por excelentes valores.

Vale ressaltar que os carros recuperados de financeira costumam estar em excelente estado de conservação, o que abre a possibilidade de que seja feito um ótimo investimento por meio desta modalidade de compra.

Muitas vezes, são veículos que foram vendidos normalmente por uma empresa especializada ou uma concessionária, sendo financiados por alguma instituição do ramo. A questão é que, do ponto de vista legal, o bem financiado não é de propriedade integral do comprador até que ele quite a dívida com os seus credores.

Em outras palavras, ele pode usar o carro normalmente enquanto paga as parcelas, mas no documento consta a informação de “alienação fiduciária”. Isso quer dizer que o veículo está alienado à instituição e, se houver atraso, ela pode retomar o carro de forma judicial e vender por um preço menor do que o de mercado, para reaver os valores emprestados.

Como funciona o leilão de carros recuperados de financeira?

Um leilão de carros recuperados de financeira funciona, em linhas gerais, como qualquer outro evento do tipo. Os itens são disponibilizados em um lote, com todas as informações relevantes colocadas no edital, que pode ser consultado pelos interessados sempre que assim desejarem. Isso é muito importante, por exemplo, para trazer lisura e transparência para o processo.

Vale ressaltar que, no Brasil, existe um padrão de regulamentação bastante intenso no setor, o que traz segurança para todos os envolvidos. Na prática, os leilões podem ser presenciais ou online, sendo que esta opção vem crescendo muito nos dias de hoje. Basta se cadastrar em uma empresa leiloeira com credibilidade, esperar a aprovação e começar a dar os seus lances.

Existe risco de comprar um carro recuperado de financeira?

Muitas pessoas pensam que há um grande risco de comprar um carro recuperado de financeira, mas o fato é que, como dissemos acima, existem diversas regulamentações no segmento, e os veículos colocados à venda por essa modalidade podem se encontrar em excelente estado de conservação, fazendo o seu dinheiro valer muito.

Os automóveis podem ser, inclusive, das melhores marcas do mercado, com modelos novos e que tendem a custar bem menos do que o que é cobrado no mercado tradicional. Dependendo do caso, você pode ter o carro que sempre sonhou, pagando entre 30% e 50% menos do que pagaria em uma concessionaria ou direto com o proprietário.

Quais são as dicas para participar de um leilão de carros recuperados?

Agora que você já sabe que é o e como funciona um leilão de carros recuperados de financeira, além de descobrir se existe algum risco na modalidade, é bem provável que esteja cogitando adquirir um veículo por meio desta modalidade, não é mesmo? Sendo assim, separamos algumas dicas úteis para você participar do processo. Confira.

Não deixe de ler o edital

Um dos itens mais importantes para participar de um leilão de carros recuperados é ler o edital. Ele é um documento oficial, no qual constam todas as informações relevantes sobre os veículos que estão disponíveis para serem leiloados. Ali, você encontrará os principais dados de todo o processo, além das regras de participação.

Na modalidade online, o edital costuma ser disponibilizado no site da empresa organizadora e é ali que você poderá checar datas, horários, condições de pagamento e muito mais.

Faça uma análise mecânica

Outro ponto que poucas pessoas sabem a respeito dos leilões é que, na maioria das vezes, é possível avaliar de forma presencial os modelos disponíveis. Eventualmente, até mesmo os eventos online abrem essa possibilidade, desde que você se disponha a ir ao pátio. No entanto, vale lembrar que todas as informações importantes já estão no edital.

Caso mesmo assim você queira fazer a sua análise ao vivo, uma boa ideia é passear pelo local para observar quais são os automóveis que estão disponíveis e como está o seu estado de conversão. Dê uma olhada na parte mecânica e no panorama do veículo, pois isso pode facilitar a sua tomada de decisão e fazer com que a transação seja mais interessante para você.

Escolha uma empresa confiável

Por fim, vale ressaltar a enorme relevância de não arriscar e encontrar uma empresa confiável no segmento dos leilões. Como o setor é altamente regulamentado no Brasil, essa é uma etapa importante para que você possa fazer o melhor negócio e não corra risco de ter dores de cabeça no futuro.

A internet pode facilitar bastante o processo, e uma instituição que realize leilões online pode trazer toda a praticidade que você espera. A Vip Leilões, por exemplo, conta com uma equipe especializada e disponível para oferecer todo suporte aos compradores e está em perfeita sintonia com a legislação do ramo, oferecendo toda a segurança que você precisa.

Gostou de aprender como funciona o leilão de carros recuperados de financeira? Então, não perca mais tempo e confira nosso site!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-