Os leilões são um formato de compra e venda muito comum no setor energético. Mas, nos últimos anos, com mais pessoas interessadas em fontes de energia que não prejudicam o ambiente, o leilão de placas solares, conhecido como leilão de energia fotovoltaica, acabou se tornando um evento ainda mais frequente no setor.
Esses leilões de placas solares estão mudando a maneira como produzimos energia e se tornando parte importante do nosso caminho para fontes mais limpas e sustentáveis. Se você quer saber mais sobre como eles funcionam, está no lugar certo.
Aqui, entenderemos como os leilões fotovoltaicos funcionam e qual é o impacto deles no nosso jeito de obter energia elétrica. Confira e tire as suas dúvidas!
Como funciona o leilão de energia fotovoltaica?
O Leilão de energia fotovotáica consiste na venda de placas solares através do leilão.
Primeiramente, os interessados fazem o cadastro no site, e após a aprovação podem participar do leilão e acompanhar a disputa.
Vale ressaltar que participar de leilões de energia já é uma oportunidade viável por meio de plataformas digitais. O modelo de leilão eletrônico simplifica e agiliza o processo, permitindo que empresas submetam suas propostas virtualmente.
Qual a importância para o mercado de energia renovável?
A crescente relevância da energia solar na matriz energética brasileira desperta o interesse por parte das empresas. Atualmente, a energia solar é a segunda fonte energética da matriz elétrica brasileira, representando 14,8% de toda a geração de luz no país, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
O leilão de energia fotovoltaica, por estabelecer um processo competitivo e transparente, acaba sendo uma oportunidade estratégica para as empresas aproveitarem todos os benefícios do crescimento da energia solar no Brasil.
A seguir, confira outros fatores que tornam o leilão de placas solares um evento positivo para o mercado de energia do país.
Redução de custos e estímulo à eficiência
A competição entre os participantes para oferecer a menor tarifa de remuneração durante o leilão incentiva a eficiência nos projetos, levando a avanços tecnológicos, otimização de processos e redução de custos operacionais.
Dessa forma, esses eventos não apenas impulsionam o crescimento da energia solar, mas também contribuem para torná-la mais acessível e competitiva em comparação com fontes tradicionais de geração de energia.
Atração de investimentos e desenvolvimento do mercado
Ao fornecerem um mecanismo transparente para a alocação de projetos, os leilões criam um ambiente confiável para os investidores, gerando interesse e participação ativa no mercado de energia solar.
A previsibilidade oferecida pelos leilões cria condições propícias para o desenvolvimento sustentável do mercado de energia renovável, estimulando a implementação de projetos de grande escala e novos investimentos para a economia associada ao setor.
Contribuição para a sustentabilidade ambiental
A energia solar é uma fonte de energia de baixa emissão de carbono, e o estímulo por meio de leilões reforça o compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa.
A alocação de projetos solares impulsionada por leilões ajuda a substituir fontes tradicionais mais poluentes, contribuindo para mitigar os impactos ambientais associados à produção de energia.
Essa ênfase na sustentabilidade torna os leilões de energia solar um instrumento importante na transição para uma matriz energética mais verde e na promoção de práticas mais ambientalmente responsáveis no setor energético.
Qual o impacto no setor de energia solar?
Descubra como os leilões de placas solares estão transformando o cenário do setor energético do país, influenciando desde a expansão da capacidade instalada até a inovação tecnológica das empresas interessadas nessa fonte energética.
Planejamento de longo prazo
Os leilões proporcionam um ambiente de planejamento a longo prazo para os participantes do setor de energia solar. Os projetos contratados geralmente envolvem grandes parques solares, dimensionados para fornecer uma quantidade grande de eletricidade ao sistema elétrico.
O processo de leilão cria, assim, um caminho estruturado para a implantação de infraestrutura capaz de gerar eletricidade em quantidades suficientes para atender às necessidades crescentes do mercado.
Os contratos firmados garantem uma estabilidade financeira necessária para a implementação e operação de projetos ao longo do tempo. Isso incentiva investimentos a longo prazo, contribuindo para a estabilidade e sustentabilidade do setor de energia solar.
Expansão da capacidade instalada
Os leilões desencadeiam uma expansão da capacidade instalada de geração solar, impulsionando o setor a desenvolver mais projetos de grande escala.
Considere como exemplo os resultados obtidos com o leilão de energia A-5, realizado em 2022 pelo Governo, que abrangeu projetos das fontes eólica, solar e hídrica de pequeno porte, além de térmicas movidas a biomassa, carvão e biogás, e de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos.
O resultado do leilão foi a contratação de 22 novos projetos de geração, totalizando 557,45 megawatts (MW) de potência e aproximadamente R$ 2,95 bilhões em investimentos.
Estava prevista uma obrigatoriedade de que 50% da demanda declarada pelas distribuidoras fosse contratada em pequenas hidrelétricas. O certame também contemplou a vitória de contratos por parte de três projetos da fonte eólica, quatro usinas solares fotovoltaicas, duas térmicas movidas a biomassa de bagaço de cana e uma térmica de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos.
Embora o leilão de placas solares seja um tipo de evento muito comum para atender a demanda de empresas que querem produzir energia solar em larga escala, existem atualmente outras oportunidades de leilão que você pessoalmente pode ter interesse!
Quer encontrar novas oportunidades de leilão online? Aproveite para conferir agora mesmo as ofertas ativas no site do VIP Leilões!