Como vender carro em leilão? Como vender carro em leilão?

Como vender carro em leilão?

6 minutos para ler

Se você está pensando em vender o seu carro, já deve ter considerado a possibilidade de colocá-lo num leilão. Mas sempre fica a pergunta: como vender carro em leilão? Para te ajudar nessa tarefa, traremos várias dicas e informações para você realizar a venda com segurança e rapidez. Afinal, como essa é uma operação financeira que envolve muito dinheiro, é essencial que você esteja preparado para não ter surpresas desagradáveis no pós-venda.

Neste artigo, você vai entender melhor como é o processo de documentação, como dar um preço justo para o seu veículo, como fazer um anúncio que atraia a atenção de possíveis compradores e como escolher uma boa empresa de leilão. Além disso, mostraremos quais os tipos de leilão e como fazer para participar deles. Confira!

Como funciona um leilão de carro?

Em um leilão de carro, seu veículo será ofertado por um lance mínimo, e os interessados darão lances na tentativa de comprá-lo. Quem der o maior lance, fica com o bem. Essa dinâmica garante que você conseguirá receber o melhor valor para o produto que está ofertando. Por isso, antes de escolher a empresa em que vai anunciar seu automóvel, é bom ficar atento ao histórico de negócios que ela tem e conversar com outras pessoas que já usaram os seus serviços.

Esse tipo de venda pode ser de modo presencial, online ou misto, quando há participantes presenciais e online. Porém, desde o início da pandemia de COVID, os leilões online têm crescido muito e representam uma grande fatia desse mercado. Diante disso, não precisa se preocupar caso a venda do seu carro aconteça pela internet. Os compradores já estão acostumados a esse tipo de leilão.

Além de consultar outras pessoas que já fizeram negócios, você também pode fazer uma busca em sites de reclamação e ver como a leiloeira está avaliada. Outra forma de conferir a segurança é verificar se o site possui o Selo Leilão Seguro. Faça, também, uma busca pelo registro da leiloeira na Junta Comercial do seu estado, já que esse cadastro é obrigatório para seu funcionamento. Não confie em empresas que pedem pagamento antecipado, assim você evita cair em golpes. Por fim, confira se a empresa está localizada no endereço que consta no site. Você pode fazer isso através do Google Maps.

Posso leiloar um carro com documentação atrasada?

A resposta é sim, você pode vender um carro com documentação atrasada. Porém, isso vai refletir em um valor final mais baixo para o seu veículo. Isso porque quem arrematar o automóvel vai descontar esse montante do preço final na hora de dar o lance.

Portanto, para conseguir um lance que seja mais vantajoso, tente pagar todos os impostos e taxas atrasados. Além da questão financeira, isso demonstra o cuidado que você tem com o carro que está vendendo. Assim, cria uma relação de confiança com o futuro comprador.

Como definir o preço do carro?

A dica principal é se basear pelo preço de tabela. Sites como o da Fipe podem ajudar nessa tarefa. Lá, você pode consultar por ano, marca e modelo. Assim, terá uma boa ideia do preço que vem sendo praticado.

Porém, outros fatores devem ser levados em conta antes de estabelecer quanto vale seu automóvel. Se o carro tem baixa quilometragem, o valor pode ser maior que a média. Mas se ele está com algum amassado ou riscos na pintura, o preço acaba caindo. Isso também vale para o estado dos pneus, dos acessórios de fábrica, da condição dos estofados e do painel interno do automóvel.

É nessa hora que todo aquele cuidado que você teve para preservar o seu automóvel vai fazer a diferença no preço final de venda!

Como fazer o anúncio perfeito?

A primeira dica é ser honesto com relação ao estado do carro. Isso significa que você deve descrever todos os problemas que ele tem, arranhões e riscos na lataria, pequenos amassados e o estado dos pneus. Não se esqueça de colocar a quilometragem. Além disso, caso tenha outras informações que ache importantes, como troca de óleo feita sempre dentro do prazo, documentação e impostos em dia, quantos donos o carro já teve, etc., deve acrescentá-las.

Como parte do anúncio, você também deve pensar nas fotos. Elas devem ser tiradas em local iluminado naturalmente. Portanto, procure praças ou terrenos abertos para fazer isso. Outro ponto importante é tirar fotos de todos os lados do automóvel. Caso tenha algum risco ou batida, tire fotos em detalhe dessas áreas. Por fim, fotografe internamente veículo, incluindo o painel com o hodômetro mostrando a rodagem do carro.

Ao seguir essas dicas, você se destacará dos demais anunciantes. Quem estiver interessado no modelo que está vendendo e ficar em dúvida entre seu automóvel ou outro parecido, mas com menos dados, acabará escolhendo o seu. Portanto, capriche no anúncio!

Agora que você já entendeu como vender carro e como escolher a melhor leiloeira para isso, vale ficar atento às outras informações que também passamos. Afinal, tudo que foi escrito sobre a documentação, a melhor maneira de definir preços e fazer o anúncio com fotos também são pontos importantes para conseguir o melhor preço final.

Se você está procurando uma empresa leiloeira em que possa confiar, e que vai te ajudar em todas as etapas, entre em contato com a Vip Leilões. Ela está há 21 anos no mercado de leilões, atuando em vendas judiciais e extrajudiciais. Além disso, está presente em 16 estados brasileiros, operando em 31 grandes cidades.

Para leiloar seu carro pela Vip Leilões, basta realizar o cadastro no site que uma equipe entrará em contato para tirar suas dúvidas e finalizar o anúncio. Você terá toda ajuda que precisar para cada etapa da venda. Outro ponto importante é que o pessoal está treinado para te ajudar, mesmo nas partes mais complicadas desse processo. Depois, seu veículo ficará anunciado online e a venda só será concluída quando atingir o valor que você determinou. Em seguida, ela fará o depósito e você receberá o valor combinado.

Sendo assim, se ainda tem alguma dúvida sobre como vender carro em leilão, a Vip Leilões pode te ajudar.

Quando seu carro estiver vendido e o dinheiro na sua mão, que tal comprar um automóvel novo? Clique aqui e leia sobre os modelos mais aguardados para 2022! 

Posts relacionados

Deixe uma resposta