Os leilões são uma boa possibilidade para quem busca adquirir imóveis com segurança e abaixo do preço do mercado. Entre seus vários tipos, existem casos de propriedades que estão disponíveis no leilão de fração ideal de imóvel.
Você já ouviu falar dessa modalidade? Nela, apenas uma parte ou fração da propriedade pode ser comprada. Isso quer dizer que ela pertence a mais de um proprietário e apenas um deles deseja vender sua parte.
Quer saber mais sobre a fração ideal de imóvel? Continue a leitura!
O que é leilão de fração ideal?
A fração ideal de um imóvel nada mais é que a porção de propriedade de um bem, quando ele é de titularidade de mais de uma pessoa. Sendo assim, se um bem é de duas pessoas, herdeiras no caso, ambas recebem um percentual de 50%, ou seja, metade do imóvel.
Já se forem três pessoas, com divisão em partes iguais, cada uma é titular da fração de 1⁄3 da propriedade. Uma eventual dívida de uma das frações pode acarretar leilão de uma quota do capital, o que é chamado de leilão de fração ou parte ideal do imóvel.
Como funciona e quais as suas características?
Arrematar participações de propriedades — comerciais, residenciais ou rurais — pode ser um bom negócio. Assim, a pessoa entra no mundo dos leilões judiciais sem precisar fazer um investimento muito alto.
A porcentagem da fração dos donos pode variar, indo de 50% de um imóvel, 33% de um terreno ou 15% de uma área rural. Por algum motivo o poder judiciário penhora, ou seja, faz a concessão judicial de parte do bem imóvel.
Após adquirir a fração, você em alguma oportunidade poderá pleitear a compra do imóvel por completo e terá preferência quando a outra parte almejar vender ou se a parte dele for leiloada, Afinal, você será coproprietário.
Quando se é proprietário de uma fração de um imóvel, há uma divisão das despesas e dos rendimentos entre os donos. Isso inclui débitos condominiais, reformas ou recebimentos dos valores de aluguel.
O que observar ao participar de leilão de fração ideal de imóvel?
O primeiro item ao qual a pessoa deve ficar atenta antes de participar de um leilão desse tipo é o edital, que deve conter informações como:
- que a venda em questão é de parte do imóvel;
- a porcentagem que está sendo leiloada;
- que a arrematação daquele lote não atribuirá ao comprador a propriedade do imóvel como um todo, mas apenas uma fração ideal que foi penhorada.
Se todas essas informações estiverem descritas, você também terá acesso aos nomes dos outros proprietários. E poderá ficar tranquilo quanto à negociação, desde que seja com uma empresa leiloeira de confiança.
Então, agora que você já sabe o que é e como funciona o leilão de fração ideal de imóvel, basta procurar uma empresa confiável no mercado de leilões judiciais e extrajudiciais. Assim, poderá participar de um desses eventos e fazer bons negócios.
Gostou do nosso post? Assine nossa newsletter e receba, em sua caixa de entrada, várias informações sobre essa modalidade de negociação!