Leilão de prédio comercial: conheça as vantagens

leilão de prédio comercial
6 minutos para ler

Você já pensou em investir em uma sala comercial? De acordo com o Índice FipeZap de 2019, o comprador que escolher investir em imóvel com a finalidade de obter renda com locação tem um retorno médio anual de 5,34% para prédios comerciais e de 4,64% para residenciais. Ou seja, uma oportunidade muito mais atrativa. 

Nesse cenário, uma modalidade de compra que vem crescendo nos últimos anos é o leilão de prédio comercial. Afinal, ao adquirir um imóvel em pregão não é preciso ter uma grande quantia, uma vez que é possível encontrar opções com no mínimo 30% da avaliação de mercado. 

Além disso, o leilão de prédio comercial tem diversas vantagens como segurança, transparência, variedade de escolha e investimento acessível. Neste artigo apresentaremos como funciona essa modalidade, os motivos para investir em imóvel comercial e dicas para você investir corretamente. Confira!

Como funciona o leilão de prédio comercial?

No geral, o leilão de prédio comercial pode acontecer de três formas: presencial, online ou misto. Atualmente, o mais comum são os eletrônicos, uma vez que eles têm a vantagem de serem mais práticos e permitirem a participação de um maior número de pessoas. Além disso, a origem do leilão pode ser judicial ou extrajudicial. 

O primeiro diz respeito a imóveis atrelados a um processo judicial; na maioria dos casos se trata de uma falência ou de recuperação judicial, mas também pode ser um bem que foi penhorado para uma dívida. Uma vez que o devedor não a tenha pago, o produto vai à venda para pagar o credor. Já o extrajudicial, normalmente são prédios que foram retomados por instituições bancárias por falta de pagamento. 

Quando esses imóveis vão a leilão, em geral, é por um valor abaixo da avaliação do mercado, podendo variar entre 50% a 70% do preço avaliado. Por exemplo, se um prédio vale R$ 100 mil, ele vai para o pregão por R$ 50 mil. Ou seja, o comprador tem um lucro de metade do montante que ele pagaria por aquele imóvel em outro cenário. 

Para fazer um lance num leilão online, é preciso se cadastrar no portal e enviar alguns documentos por e-mail. Em seguida, a empresa organizadora analisará o seu perfil e liberará o seu acesso. Uma vez habilitado, basta clicar no botão “Dar um lance” e colocar o valor que deseja pagar. Ainda há a opção de lance automático, no qual você escolhe um preço limite e o próprio sistema vai aumentando a sua oferta sempre que ela for coberta, até o seu teto. 

Um ponto muito importante é ler o edital do leilão antes de dar um lance, para entender todas as características do imóvel e o funcionamento do leilão. Após vencer a disputa dos lances não é possível desistir da compra. Por isso, não arremate um bem sem ter certeza que realmente o quer. 

O pagamento em leilão de prédio comercial é feito à vista, ou alguns casos parcelado, além do valor do bem, o comprador paga a comissão do leiloeiro, que é de 5% do valor do imóvel. Além disso, em casos de transação imobiliária, há um custo de 4% para a transferência do imóvel. Se esse for o seu caso, essa informação estará disponível no edital. 

Quais são as vantagens de adquirir prédio comercial em leilão?

Afinal, por que vale a pena um leilão de prédio comercial? A seguir listamos bons motivos que vão ajudá-lo a entender mais sobre os benefícios desse investimento. Confira!

Segurança financeira

A principal vantagem de adquirir um prédio comercial em leilão é o valor abaixo do mercado. Além disso, quando bem localizado e com um bom tamanho, você tem a certeza de rentabilidade econômica. A locação de imóveis comerciais pode chegar até 0,5% acima da média de aluguéis residenciais. 

Variedade de escolha 

Quando falamos em prédio comercial não estamos falando apenas de um prédio em si. Há uma variedade de opções, como salas, lojas, galpões. No caso das salas e lojas há uma maior procura, o que pode significar um retorno financeiro mais rápido. 

Investimento acessível

Adquirir um prédio comercial no pregão não significa, necessariamente, desembolsar uma grande quantia. Se você está inseguro quanto a comprar imóvel em leilão, saiba que a maioria dos leilões de imóveis tem 50% do valor de mercado. Além disso, você tem a segurança de aplicar o seu dinheiro em algo que lhe proporcionará uma maior segurança financeira. 

Transparência

Todo o leilão de prédio comercial acontece de forma transparente. A começar pelo edital, no qual a empresa leiloeira disponibiliza o máximo de informações sobre o imóvel. No caso dos leilões judiciais, a transação começa com um documento público, emitido por um juiz. Uma sala comercial comprada em leilão recebe a mesma documentação que qualquer outra operação convencional. 

Por que adquirir seu prédio comercial na Leilão VIP?

A Leilão Vip está presente em todo o Brasil. Contamos com uma estrutura operacional única e com uma plataforma online de leilão moderna e segura. Sem contar que a Leilão Vip está há mais de duas décadas no mercado e tem a maior cobertura de leilões de imóveis do país. 

Com mais de 20 anos de experiência e presente em 14 estados, a Leilão Vip faz parte do Grupo Vip Leilões. A empresa tem larga expertise em leilões extrajudiciais, alienando imóveis para as maiores instituições bancárias, construtoras e poderes público. Já a Hasta Vip, é responsável pelos leilões judiciais de imóveis.

Além disso, tem cobertura nacional, o que permite uma capilaridade única no mercado de leilões e permite oferecer imóveis em todo o território brasileiro. Para garantir a segurança e a transparência do processo, a Leilão Vip efetua um trabalho prévio de avaliação in loco de imóveis e produz laudos e fotos. 

O leilão de prédio comercial é uma excelente oportunidade para quem deseja investir com segurança e sem gastar muito. O mercado de locação de imóveis com fins comerciais está crescendo, o que garante ao comprador maior segurança financeira, bom retorno e ótima lucratividade. Mas não se esqueça, na hora de escolher a melhor opção, não deixe de visitar o portal da Leilão Vip e conferir os nossos imóveis. 

Para conhecer mais sobre a Leilão Vip e tirar dúvidas sobre o processo de compra de imóveis comerciais entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-