O que significa ter um carro sinistrado? Veja se a aquisição vale a pena

carro sinistrado
6 minutos para ler

Se você cogitou comprar um veículo automotor no Brasil recentemente, com certeza, se deparou com a baixa oferta. Diante disso, muitas pessoas estão em busca de novas alternativas para efetuarem uma compra tão importante, que pode ajudar tanto na vida pessoal quanto na profissional. Assim, aprender o que significa ter um carro sinistrado pode ser imprescindível para fazer uma compra que cabe no seu bolso.

Existem muitas dúvidas sobre o assunto, fazendo até com que os mais desavisados não consigam decidir se essa aquisição realmente vale a pena. No entanto, com um pouco mais de conhecimento e entendendo melhor como funciona a compra, você pode achar excelentes oportunidades. Continue lendo e descubra como.

Afinal, o que é um sinistro?

Para entender o que significa ter um carro sinistrado, você não pode deixar de compreender o conceito de um sinistro. Esse é um jargão muito popular no mundo dos seguros e dos leilões, que diz respeito às intercorrências pelas quais um veículo pode passar e a maneira pela qual as seguradoras vão interpretar o fato, de acordo com a apólice assinada.

Os sinistros podem ser vidros quebrados, batidas, capotagens, roubos, furtos ou meros arranhões na lataria, por exemplo. Será paga uma indenização proporcional ao dano, como configurado no contrato acordado entre as partes, via de regra, quando os valores do conserto ficarem abaixo de 75% do preço de mercado do veículo.

Quando o percentual for superior a esse, a empresa deve cobrir o valor integral da indenização, naquilo que é chamado de sinistro total. No entanto, existem algumas variações de acordo com a situação, que fazem com que haja o pagamento da quantia total, mas com a futura recuperação do bem, sobretudo quando furtados ou roubados.

E o que significa ter um carro sinistrado?

Um carro sinistrado nada mais é do que um veículo para o qual o proprietário já acionou a seguradora para ser ressarcido, seja por conta de uma pequena avaria, um grande estrago ou a perda do veículo por meio de crime. Trata-se de qualquer situação que represente uma avaria material ao bem, entrando na cobertura da apólice. 

Feito o pagamento da indenização ao dono, o carro passa a ser chamado de sinistrado e é aí que mora uma grande oportunidade. Os automóveis que foram furtados ou roubados e são recuperados posteriormente podem ir a leilão. Muitas vezes, eles têm apenas pequenos danos ou podem até mesmo estar em perfeito estado. 

Como são os tipos de sinistros de carros?

Como dissemos, as seguradoras interpretam os carros sinistrados de formas distintas, de acordo com uma série de situações. No entanto, existe uma padronização para os tipos de sinistros, baseada na avaliação de peritos para os estragos ocorridos, em sintonia com o Relatório de Avarias do Contran. Dessa forma, os danos podem ser considerados de:

Pequena Monta

Os danos de pequena monta são os mais leves e que menos apresentam avarias ao automóvel sinistrado. São aqueles que não ultrapassam os 20 pontos no Relatório de Avarias do Contran e, nesse caso, os veículos já podem circular apenas com a substituição das partes danificadas, sem a necessidade de informar no documento e ou fazer uma nova inspeção de segurança.

Média Monta

Já os danos que são considerados como média monta, como o próprio nome já diz, são aqueles que se encontram em um patamar intermediário no Relatório de Avarias do Contran, ficando entre 21 e 30 pontos. Depois que os consertos e substituições de peças forem realizados, o automóvel precisa passar por uma nova inspeção veicular.

Grande Monta

Por fim, chegamos aos danos de grande monta. Eles são aqueles cuja avaliação do perito atesta contagem superior a 30 pontos no Relatório de Avarias do Contran. Nesses casos, os veículos são classificados como irrecuperáveis e a seguradora já paga direto o valor integral da apólice. Depois, só servem para terem suas partes usadas como sucata.

Carro sinistrado pode ser comercializado?

Se você chegou até aqui no artigo, fica bem lógico supor que um carro sinistrado pode ser comercializado perfeitamente. Afinal, eles podem ser recuperados em excelente estado depois de roubos ou furtos. Além disso, a seguradora pode preferir arcar com a apólice em vez de fazer os consertos depois de uma batida, vendendo o veículo posteriormente.

Até mesmo os de grande monta têm sua utilidade, mas eles só podem ser negociados com empresas especializadas em sucata. Para o cidadão comum, basta ficar atento aos editais de leilões, para comprar um modelo da marca que sempre desejou e por um preço muito menor, que não estoure o orçamento ou atrapalhe as metas financeiras.

Um carro sinistrado pode fazer seguro?

Esse é um tema que gera muitas dúvidas quando falamos de compra de carros sinistrados, mas elas não fazem muito sentido, tendo em vista que eles podem, absolutamente, ser segurados. Trata-se de uma espécie de lenda urbana, uma vez que não há nenhum impedimento legal para que sejam feitas apólices para essa modalidade de automóveis.

Se você fez o investimento em um veículo que passou por um sinistro, não tem nenhum problema. Saiba que, se fez isso com uma empresa leiloeira séria, é garantido que ele passou pela vistoria e é perfeitamente legal, de acordo com nossa legislação. Basta achar uma seguradora de credibilidade e fazer um contrato em sintonia com suas demandas.

Compra um carro sinistrado vale a pena?

Definitivamente, um carro sinistrado pode ser uma forma inteligente de fazer o seu dinheiro valer muito mais. É uma opção que vem ganhando muito espaço e existem muitas pessoas completamente satisfeitas por terem feito este tipo de aquisição. Para ter total segurança, basta ficar de olho em alguns pontos antes da compra.

Antes de qualquer coisa, você precisa encontrar uma empresa leiloeira autorizada e com boa experiência no mercado. Dessa forma, todos os itens oferecidos estarão de acordo com as exigências do segmento. Depois, é só dar uma lida no edital, um documento que oferecerá todos os dados do veículo, como preço, características e tudo o que for relevante.

Gostou de entender o que significa ter um carro sinistrado? Gostaria de receber mais informações como as deste conteúdo? Então, não deixe de seguir a página da VIP leilões nas redes sociais, Facebook e instagram, fique por dentro das oportunidades!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-