Respondemos as 8 principais dúvidas sobre leilão

dúvidas sobre leilão
6 minutos para ler

Boa parte das pessoas já percebeu que os veículos leiloados são uma excelente alternativa para quem deseja adquirir carros da marca ou modelo que sempre sonhou, mas pagando um preço muito mais razoável do que o praticado no mercado tradicional. Pensando nisso, preparamos esse post respondendo as 8 principais dúvidas sobre leilão.

Ainda existem muitos mitos sobre leilão e, mesmo sendo um segmento bastante regulamentado com excelentes condições de segurança, algumas pessoas ainda se sentem inseguras e têm muitas dúvidas. Continue lendo o conteúdo, aprenda mais sobre o assunto e veja como leilão é, além de seguro, um excelente negócio!

1. Como funciona a compra de um carro de leilão?

A forma como se compra um carro em leilão depende, logicamente, de uma série de fatores, como o tipo, a modalidade, se é feito pela internet ou presencialmente, entre outras coisas. No entanto, independentemente de tudo, existe um padrão e uma regulamentação intensa do setor, o que garante mais segurança para os interessados na aquisição.

Na prática, o evento pode ser presencial ou online, modalidade esta que vem ganhando muito espaço atualmente. Basta se cadastrar em uma empresa leiloeira com reputação no mercado, esperar a aprovação e pronto: você já poderá começar a dar os seus lances e adquirir os itens de seu interesse.

No geral, quando tudo é feito pela internet, o processo é organizado e realizado por meio de um site. Os artigos a serem leiloados são numerados (loteados) e passam a ser chamados de lotes. Quem oferecer o maior valor arremata e, depois disso, arca com o valor por meio da forma de pagamento que escolher.

2. O que é o famoso edital de leilão? 

Agora que você já entendeu melhor como ocorre a compra de um carro de leilão, podemos aprofundar o tema. O edital é uma parte muito importante deste processo, pois é nele que constarão todas as informações importantes sobre o item a ser leiloado, o lote e os dados do processo, além das regras de participação.

É recomendado que todos os participantes separem alguns minutos para a sua leitura. Esse documento é disponibilizado no site da empresa organizadora e contém detalhes como as datas e horários, condições de pagamento, estado de conservação e assim por diante.

3. Como acontece o leilão de carros recuperados de financiamento?

Os chamados recuperados de financiamento estão entre os itens mais comuns e populares do universo de leiloes e, por isso mesmo, aprender mais sobre eles pode abrir oportunidades interessantes para que você adquira a marca e o modelo que você sempre sonhou em ter, mas por um preço mais atrativo e que você pode, realmente, pagar.

Veículos de recuperação de financiamento são aqueles que a empresa credora recupera, quando o seu cliente que financiou o item não consegue arcar com as prestações e acaba com as parcelas em atraso. Esse processo é feito para que a dívida seja quitada. Sendo assim, nesses lotes, você pode encontrar produtos extremamente bem conservados.

4. Existe desvalorização de um veículo de leilão?

Um dos maiores mitos que encontramos nesse mercado diz respeito à desvalorização de um veículo de leilão. Algumas pessoas acham que, ao adquirirem motos e carros com essa origem, podem ter problemas em uma futura revenda, podendo perder dinheiro e ter prejuízos que superariam o desconto que ele obteve na compra.

Isso não é um fato. A passagem por leilão não consta nos documentos e só pode ser notada em alguns casos, caso seja paga uma vistoria específica. E, além de tudo, vale ressaltar que isso não impede que o veículo seja financiado, nem que você faça seguro.

5. É possível desistir de um lance feito?

Outro ponto que gera bastante dúvidas no processo de leilões é se você pode desistir de um lance feito. Logicamente, cada empresa do ramo tem as suas políticas sobre o assunto, mas, na maioria das vezes, você não pode simplesmente desistir, sobretudo se isso acontecer em um momento que seja posterior à arrematação. 

De qualquer forma, é recomendado conferir as informações sobre as “Condições de Venda” e as “Políticas de Cancelamento” da instituição leiloeira, que deverão ser aceitas pelos participantes antes de enviarem seus lances. Na maioria das vezes, só e possível cancelar antes da realização do pregão, visto que, pela lei, a arrematação é irretratável, não podendo ser desfeita.

6. Qual a diferença entre leilão judicial e extrajudicial?

Uma das grandes dúvidas que boa parte dos interessados em leilões possui é quanto às diferenças entre as modalidades, entre as quais incluímos o leilão judicial e o extrajudicial. O primeiro, basicamente, diz respeito aos veículos penhorados por meio de processos na justiça, para que as suas dívidas sejam quitadas com o valor obtido no arremate.

Já os chamados leilões extrajudiciais são aqueles que disponibilizam em seus lotes, por exemplo, motos e carros que foram retomados por financeiras ou instituições credoras, conforme a legislação brasileira, em situações de inadimplência, ou seja, quando as prestações dos financiamentos não foram pagas. 

7. Como é a documentação do carro?

Por fim, outra das principais dúvidas sobre leilão diz respeito à documentação documentação do carro. Como já citamos acima, o documento do veículo não tem um espaço reservado para o tema, ou seja, ele não diz que o item foi comprado ou não dessa maneira.

Esse é um dado que pode surgir apenas no laudo de vistoria que pode ser solicitado para fazer a transferência do bem. Isso acontece quando o automóvel foi recuperado de sinistro, quando há uma colisão que afetou sua estrutura, provocando danos considerados de “média monta”. Nesse caso, depois de ser consertado, o automóvel deve passar por uma inspeção especial no Inmetro, que atestará que ele tem condições de circular com segurança em nossas vias. No entanto, isso não se aplica ao leilão de financeira.

Essas são algumas das principais dúvidas sobre leilão. Como você pôde ver, existem muitos mitos difundidos sobre o assunto, mas que não mudam o fato de ser uma opção muito interessante e vantajosa de adquirir itens valiosos, mas com descontos que tornarão a sua compra muito mais interessante!

Gostou de aprender um pouco mais sobre as principais dúvidas sobre leilão? Quer contar com a segurança e os benefícios de adquirir veículos leiloados por uma empresa com experiência e credibilidade no ramo? Então não perca mais tempo e conheça a Vip Leilões!

Guia para comprar carro em leilões
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-