Como comprar carro barato? 3 dicas que vão te salvar

comprar carro barato
7 minutos para ler

Muitas vezes encontrar o carro ideal não é nada fácil, ainda mais um que esteja com um preço acessível. No cenário econômico atual, ninguém está podendo se comprometer com dívidas muito altas, não é mesmo? Sendo assim, o que todo mundo mais quer é poder comprar carro barato!

Quando o carro é novo, essa tarefa acaba sendo mais difícil, já que a maioria dos veículos é oferecida pelo preço sugerido pela fabricante. Por isso, muita gente acaba optando por um carro usado — porém alguns vendedores oferecem preços nem sempre condizentes com o estado em que se encontra o carro.

Pensando nisso, separamos para você algumas dicas valiosas que vão te ajudar a pagar menos no momento de comprar um carro. Continue por aqui e veja quais são elas e como acontece a compra e venda de automóveis. Vamos lá?

Como funciona a compra de um automóvel?

Em algum momento da vida, as pessoas acabam se deparando com a necessidade de comprar um carro, e essa hora pode ser quando se adquire uma maior autonomia na vida pessoal ou profissional. O que acontece é que, por falta de experiência, muita gente tem dúvidas sobre como colocar esse plano em prática.

Planejamento financeiro

O primeiro passo para a compra de um automóvel é fazer um planejamento financeiro, o que garante a saúde do seu orçamento. Esta etapa é essencial para quem opta por realizar o pagamento parcelado do automóvel e faz com que as parcelas não pesem muito no bolso.

Com esse planejamento você terá plena consciência da sua condição financeira, se programando direitinho para a compra do bem, sem o risco do surgimento de problemas. É importante que a prestação do carro não ultrapasse 30% da sua renda mensal.

Escolha do veículo

Depois de planejar seu orçamento, chegou a hora de escolher qual carro você pretende comprar. Ás vezes, a depender do modelo, se o período de pagamento for longo demais, o carro não vai estar em boas condições de uso quando for quitado completamente.

Por isso, escolha um modelo que vai atender às suas necessidades, principalmente durante o tempo em que você vai pagar por ele, e que caiba no seu orçamento. É muito importante que a compra não vá te trazer problemas financeiros nem gastos excessivos com manutenção.

Condições de pagamento

Muitas pessoas optam por entrar em consórcios, que é uma boa forma de juntar o dinheiro necessário para a compra do carro. Você se reúne com outras pessoas que tenham o mesmo objetivo e paga mensalmente um valor referente à compra do carro. Depois, você pode recuperar o dinheiro todo para finalmente adquirir o veículo.

A outra forma é o financiamento, onde se divide o valor integral do veículo em vários parcelas durante um tempo para ir pagamento mensalmente. Nesse caso, você estará sujeito a uma taxa de juros em cima do valor da parcela.

Compra

Depois de planejar, chegou o momento de comprar o automóvel. Procure uma concessionária ou vendedor que te ofereça a melhor oferta com relação ao modelo que quer. Defina qual será a forma de pagamento, faça a negociação, ofereça um valor para entrada e finalize a compra de forma que nenhuma das partes envolvidas saia prejudicada.

Onde comprar carro barato?

Sites de carros usados

Existem muitos sites especializados em venda de automóveis. Por meio dessas plataformas, você consegue escolher as características e condições ideais do veículo que está pretendendo comprar.

Jornal

No Jornal impresso, você consegue encontrar diversas ofertas de carros na coluna dos classificados. É lá que muita gente anuncia veículos, os dados sobre o modelo oferecido e ano de fabricação — geralmente com preço abaixo do que o pedido no mercado. Basta entrar em contato com o vendedor para conhecer o veículo e negociar,

Leilões

Hoje, os leilões são a melhor forma de adquirir um carro usado por um preço baixo. O leilão ocorre quando alguém precisa vender um bem para poder arcar com o pagamento ou por alguma questão judicial. As pessoas se reúnem e dão lances para a compra do automóvel a partir de um preço base, que é chamado de lance inicial. Ele pode ser realizado de forma presencial ou online.

O leilão online é a melhor alternativa. As pessoas se organizam virtualmente, e o leiloeiro conduz a disputa, com valores bem abaixo do preço do mercado. O site do leilão também traz informações sobre as condições e modelo do carro. Dessa forma, as pessoas conseguem dar os lances virtuais de acordo com aquele veículo que mais atende às expectativas.

Quem der o melhor lance leva o carro, caso o valor tenha atingido a expectativa do vendedor, e assim segue para a finalização da compra e garante o veículo por um preço bem em conta sem ao menos sair de casa para isso, usando apenas o computador.

E depois que comprar o carro, o que fazer?

Obrigações legais

Existem alguns gastos iniciais após a compra do carro para os quais você deve estar preparado, já que são obrigatórios. É necessário fazer o emplacamento do carro e arcar com custos de licenciamento anual e impostos como o IPVA e DPVAT.

Seguro

E depois de ter escolhido, se planejado e finalmente comprado o carro, é hora de adquirir um seguro para estar prevenido em casos de colisões, incêndios, roubos e furtos. Esse seguro geralmente é privado, e o valor varia de acordo com as condições impostas no contrato para proteção do veículo.

Quais os pontos de atenção ao comprar um carro?

Modelo

O modelo do carro é um aspecto importante a ser observado, visto que o tipo do automóvel que você for adquirir deve estar de acordo com as suas necessidades. Pesquise bastante sobre os carros que te interessam — quanto gastam de combustível, qual o custo das manutenções, entre outros fatores. Uma forma de economizar é sempre buscar por carros com fabricação e modelo de anos anteriores.

Estado do veículo

Se você optou por comprar um carro usado, é extremamente importante ficar atento ao estado do veículo. Peça uma avaliação do automóvel para um profissional, pois ele vai poder te dizer se o carro está em boas condições de uso, se tem algum problema ou dano. Dessa forma, você não sai no prejuízo e adquire um produto com qualidade.

Por fim, é importante ressaltar que, a hora de comprar um carro, além de seguir todas essas dicas, é preciso ter sempre em mente as suas necessidades, para que se encontre um modelo que atenda a todas as suas expectativas. Isso vai te ajudar a fazer uma escolha acertada e evitar frustrações no futuro.

E aí, o que achou do nosso conteúdo? Ele te ajudou a ter uma ideia de como funciona o processo de aquisição de um carro e também sobre como comprar carro barato em um leilão online? Se quiser saber mais sobre o assunto veja aqui como funciona um leilão de carros!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-