As motos automáticas, também chamadas popularmente de scooters, são escolhas de muitas pessoas que buscam facilidade e economia. Isso porque os modelos têm preços atrativos, consomem menos combustível que as motos convencionais e ajudam muitos aqueles que começaram a pilotar há pouco tempo.
Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre suas vantagens e o que elas são de fato. A verdade é que sua condução é fácil e confortável, sendo uma das motos indicadas para iniciantes e uma opção interessante para quem quer segurança gastando pouco. Quer saber mais sobre o que são as motos automáticas e entender se elas foram feitas para atender às suas necessidades?
Neste post, vamos explicar, e mostrar se vale a pena o investimento. Continue a leitura para saber mais e tomar a melhor decisão!
O que são motos automáticas?
Motos automáticas ou scooters são categorias de motos que contam com troca de marcha automática, restando ao piloto somente frear e acelerar a moto. Outra diferença, é que uma moto comum, por exemplo, conta com um quadro tubular, enquanto as automáticas têm chassi monocoque ou monobloco estrutural.
As motos automáticas, ainda, diferentemente das motos comuns, contém um único assoalho e tanque de combustível na parte de baixo do banco – os convencionais ficam à frente do piloto.
Outra característica das scooters é a troca de marchas, que acontece por transmissão automática e com variação contínua. Suas rodas são menores e a distribuição de peso acontece majoritariamente na parte da traseira da moto.
Desta forma, se você quer fugir do trânsito das grandes cidades com conforto e segurança, optar por esse tipo de moto pode ser o que faltava na sua vida. Elas são ideais para quem tem dificuldade em acertar o tempo da troca de marcha, e de quebra, são bonitas e acessíveis.
Vale a pena investir em motos automáticas?
Para quem está querendo se livrar do transporte público e não sabe o que fazer, apresentaremos, na sequência, as vantagens das motos automáticas. Desta forma, você avalia se os benefícios correspondem com o que você busca. Um spoiler: provavelmente as motos automáticas vão fazer todo o sentido para você. Não acredita? Então confira a seguir.
Mais segurança e conforto
As motos automáticas têm como premissa, serem confortáveis. Além disso, os fabricantes pensaram em modelos que oferecem segurança ao piloto. Isso porque além de o piloto só acelerar e frear, as motos automáticas permitem que o condutor fique sentado, e não “montado” no veículo.
Elas também costumam ser leves, o que facilita a condução principalmente na hora das curvas e no estacionamento. É o modelo ideal para pilotos iniciantes, que querem pegar mais prática no asfalto. Se esse é o seu caso, investir em motos automáticas pode ser uma ótima ideia.
Praticidade na pilotagem
Outro benefício dessas motos está na praticidade do seu uso. Elas têm transmissão CVT e são totalmente automatizadas, deixando a pilotagem mais fácil e com menos riscos de acidentes. Isso porque se sentir seguro sobre uma moto aumenta a atenção e o reflexo do condutor.
Por conta desta vantagem, as motos automáticas são indicadas nas autoescolas para aqueles que acabam de tirar suas habilitações. Estacionar, parar em rampas e fazer curvas fica muito mais fácil com elas.
Preços acessíveis e economia
É impossível falar das vantagens das motos automáticas sem mencionar o custo-benefício em relação às motos comuns. Os modelos são considerados os mais baratos do mercado, e de quebra, há a economia com o combustível. As motos automáticas consomem menos gasolina por quilômetro rodado. Desta forma, além do valor de compra ser muito inferior, você gasta ainda menos para rodar pela cidade com o conforto que desejou sempre. São benefícios de longo prazo e também imediatos. Por isso, se você tem dinheiro guardado para investir no seu transporte e na sua qualidade de vida, as motos automáticas são ótimas opções.
Facilidade no dia a dia
Sabe aquela ida ao mercado que pode ser um sofrimento para quem não tem carro? Com as motos automáticas essa tarefa fica mais fácil. Elas costumam ter baús espaçosos, que não impactam na estabilidade da condução e ajudam a transportar compras e outros objetos.
Outra facilidade é que muitos modelos contam com entrada USB para carregar aparelhos celulares – característica que não é tão comum nas motos convencionais. É aquela opção barata, que realmente vale a pena e cuja manutenção de moto é relativamente simples.
Rodas menores que as comuns
O diâmetro das rodas das motos automáticas, como mencionado anteriormente, é menor que o das motos comuns. Motos de trilhas, por exemplo, podem apresentar rodas que chegam a 21 polegadas, enquanto scooters podem ter rodas de 10 polegadas.
O resultado disso é menos absorção de impacto e maior segurança ao pilotar. Acredite: aquela rua esburacada da sua cidade vai ser menos sofrida com uma moto automática.
Velocidade controlada
Como as motos automáticas foram projetadas para circular a menos de 100 quilômetros por hora, você pilota sempre com a velocidade controlada e com mais segurança. Isso porque altas velocidades podem ser desconfortáveis para o piloto.
É a opção ideal para quem não gosta de pilotar com fortes emoções e quer andar com segurança e conforto. Vamos combinar: a velocidade pode ser emocionante, mas diminuir o risco de acidentes é melhor ainda, não é mesmo?
As motos automáticas também são indicadas para pais e mães que querem presentear seus filhos, mas têm receio de pensar neles dirigindo sobre duas rodas. Nesse momento, contar com a segurança de uma scooter pode fazer você respirar aliviado e sem preocupações com o recém-habilitado.
O que considerar na hora de comprar moto automática?
Se você quer comprar uma moto automática e ter a certeza de um bom negócio, é preciso se atentar a alguns fatores. Eles ajudam você a saber a procedência do item e se o preço é justo. Veja o que observar:
- Verifique a documentação da moto automática e se os impostos estão em dia;
- Peça a um mecânico de confiança que analise a moto antes da compra;
- Observe o nível de óleo e a qualidade do produto utilizado;
- Analise se há sinais de desmontagem – o mecânico pode auxiliar nessa parte;
- Teste o painel e os componentes elétricos.
Com esses itens verificados e com os componentes em estado condizente com a quilometragem, é possível fazer uma compra tranquila.
Como você pode ver, as motos automáticas podem ser ótimas opções para quem quer pilotar com tranquilidade, segurança e conforto. Além disso, é a melhor escolha para quem não quer ou não pode investir muito e economizar com o combustível. Demais, não é?
Você pode realizar esse sonho por meio doo leilão, uma maneira confiável e segura de dar seu lance e conseguir a moto automática que sempre quis. O importante, nesse caso, é contar com uma empresa idônea e confiável. A Vip Leilões é especialista nesta modalidade, e pode te ajudar a comprar sua moto automática a preços mais convidativos. Inclusive, preparamos um infográfico com dicas para você encontrar sites de leilão online confiáveis.
Gostou? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos que tratem de duas e quatro rodas? Então fique ligado nos conteúdos em nossas redes sociais.