Como comprar carros usados? Confira dicas para te ajudar

comprar carros usados
5 minutos para ler

Comprar carros usados pode ser uma tarefa trabalhosa para quem está procurando fazer um bom negócio: escolher o modelo, comparar opcionais, pesquisar pelo melhor preço, negociar com estranhos… e quando o dinheiro já está na mão, quase sempre surge a dúvida: e agora, como comprar e fazer um bom negócio?

Ficou interessado em saber quais são as táticas que podem ser usadas para acertar na compra do seu usado e quais as vantagens que essa operação pode trazer? Continue a leitura que vamos apresentar quatro dicas para você. Confira!

Como acertar na compra de um carro usado?

1. Fique atento à quilometragem

Fundamentalmente, o que difere um automóvel usado de um novo é a sua quilometragem. Ou seja, um carro “zero” não tem sua quilometragem alterada e, consequentemente, não apresenta desgaste nas suas peças.

Entretanto, é possível que você encontre automóveis usados com baixa quilometragem e por um valor muito mais em conta. Outra dica é considerar automóveis vendidos em leilão, onde se consegue economizar ainda mais.

2. Pesquise a situação do veículo

Outro ponto que deve ser verificado por quem deseja comprar carros usados é a situação do veículo no que diz respeito a infrações de trânsito e problemas com a justiça.

Para se assegurar de que não existe nenhuma restrição no registro do veículo que você deseja, pesquise nos sites do órgão de trânsito do seu estado e nas páginas dos órgãos do judiciário.

3. Compre em locais de confiança

É essencial comprar o seu veículo usado de uma empresa séria, comprometida e com prestígio no mercado. Ela vai te fornecer todas as informações de modo correto e te deixar mais tranquilo quanto à sua aquisição.

Busque um local que faça revendas de veículos há vários anos e pergunte a outros clientes sobre as experiências deles. Com essas atitudes, você fica seguro de que o seu automóvel foi bem vistoriado e tem todas as garantias de que não haverá aborrecimentos nem gastos futuros.

4.Verifique os acessórios que o veículo possui

Quem não quer um carro completo com vidros e travas elétricas, ar condicionado, direção hidráulica e todos os opcionais que trazem conforto ao motorista e demais ocupantes, não é mesmo?

Pois bem, nos carros usados é muito mais fácil e barato encontrar todas essas funcionalidades. Em um modelo retirado direto da fábrica, todas as adições têm preço alto e podem elevar muito o valor final.

Já nos seminovos, você paga pelo veículo o valor de cotação da tabela, independentemente, dos acessórios que ele possua. Portanto, na hora de comprar o seu carro usado dê preferências a automóveis completos e que possam oferecer maior conforto para você as pessoas que estão sempre ao seu lado.

Por que comprar seu carro em um leilão?

Agora que sabemos as estratégias que devem ser usadas para acertar na hora de comprar veículos usados, vamos mostrar as vantagens de adquiri-los em leilões. Isso torna possível diminuir ainda mais o valor pago: o valor de um carro em leilões pode ser até 50% menor que o valor da tabela. 

Para contar com todos esses benefícios na hora de comprar carros usados em leilões, procure a ajuda de um empresa experiente no ramo para encontrar as melhores oportunidades. 

Escolha instituições com prestigiadas e com feedbacks positivos de outros clientes. Com essa atitude e com o emprego das estratégias que demonstramos, você garante a aquisição de um excelente veículo com o pagamento de um valor bem abaixo do mercado.

 Quais as vantagens de comprar um carro usado?

Menor desvalorização

Um dos pontos que mais pesam de modo contrário à aquisição de um veículo novo é a desvalorização. Quando você compra o carro zero quilômetro e o dirige até a sua casa, ele já passa a ser um veículo usado. Já pensou nisso? Aliado a isso, há estatísticas que demonstram que um carro zero perde 33,3% do seu valor em dois anos,

Além disso, alguns modelos usados possuem uma grande procura, por isso são muito fáceis de revender. Comprar carros em leilões é ainda mais vantajoso, pois é possível encontrar preços ainda mais em conta, abaixo dos valores de mercado.

Melhor preço

Ao comprar um carro seminovo, você paga menos por um veículo que, muitas vezes, vem cheio de opcionais. Esse fato tem uma ligação direta com a desvalorização, que foi apresentada no tópico anterior. Um zero quilômetro com três meses de uso já será vendido por um preço bem abaixo daquele que foi pago inicialmente.

Menos gastos com documentação

Ao contrário dos gastos com a aquisição de um veículo novo, que incluem emplacamento e impostos, entre outros, os custos de transferência de um carro usado são menores. O seminovo já vem emplacado e com todos os documentos gerados. O proprietário só precisa mudar o documento para o seu nome.

Gostou de saber quais são as dicas para você comprar carros usados? Então, assine a nossa newsletter e receba outras dicas sobre compra de veículos.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-