como renovar cnh online como renovar cnh online

Criptomoedas são seguras? Veja aqui!

4 minutos para ler

As criptomoedas ganharam o mercado e se consolidaram como um ótimo investimento para quem deseja conquistar bons resultados financeiros. Para você ter uma ideia, o valor de mercado do Bitcoin, uma das principais criptomoedas, chegou a R$ 5,4 trilhões em 2021.

Os números demonstram que as criptomoedas são uma excelente oportunidade. Mas como qualquer investimento, é preciso dar atenção a vários fatores, pois há riscos associados. Sem uma aplicação cuidadosa, você pode ter mais prejuízos do que lucros.

Ao longo deste artigo, vamos explicar se as criptomoedas são seguras e quais os principais cuidados que envolvem esse tipo de aplicação. Boa leitura!

Afinal, as criptomoedas são seguras?

Uma das principais características das criptomoedas é o fato de que elas são descentralizadas. Isso significa que os ativos são gerados de computadores de diferentes países, o que, por si só, garante maior segurança ao investimento e inviabiliza a atuação de hackers.

Outro fator que demonstra o quanto as criptomoedas são seguras é a ausência de senhas e dados sensíveis — o chamado peer-to-peer, em que a informação vai de um ponto a outro sem intermediários. Além disso, há riscos nulos de estornos e é possível rastrear todos os passos da jornada da moeda, o que permite saber para onde ela foi caso algo dê errado.

Quais os principais cuidados para investir em criptomoedas?

Mesmo que a segurança seja um dos pontos fortes das criptomoedas, vale reforçar que há riscos associados, como em qualquer investimento. A boa notícia é que você pode adotar algumas práticas para se proteger enquanto alcança bons lucros. Confira!

Conheça seu perfil investidor

Antes de fazer qualquer investimento, é essencial saber qual o seu perfil investidor. Por exemplo:

  • conservador — não suporta riscos e, por isso, busca alternativas mais seguras, como a renda fixa;
  • moderado — lida melhor com riscos e pode ter investimentos mais voláteis, como a renda variável;
  • arrojado — é o investidor com experiência e que faz aplicações, sobretudo, em renda variável.

Não tenha pressa para comprar

A criptomoeda é indicada para quem deseja lucros no longo prazo, uma vez que é preciso conhecer a fundo o funcionamento dessas transações. Portanto, nada de ter pressa, pois você pode enfrentar diversos problemas por uma compra equivocada.

Escolha um método de investimento

Sabia que há três formas de investir em criptomoedas? Veja quais são elas e escolha a mais adequada aos seus objetivos:

  • exchanges — funciona como uma corretora, e o investidor pode escolher em um portfólio os tipos e quanto está disposto a aplicar;
  • fundos de índices — nos ETFs, você não aplica diretamente na criptomoeda, mas em seu índice;
  • fundos de investimentos — são investimentos com diversos ativos em um único lugar, sendo administrados por um gestor profissional.

Busque moedas consolidadas

Apesar de as criptomoedas terem se tornado famosas com o Bitcoin, há diversas outras opções no mercado, como Ethereum, Tether, USD Coin, Binance Coin e USD. Aplicar em diferentes ativos é a melhor forma de evitar riscos e as oscilações do mercado.

Procure uma operadora de confiança

Lembre-se de que você deve sempre contar com uma operadora de bitcoins que ofereça segurança, experiência e confiabilidade. Caso contrário, correrá o risco de cair em um golpe e, se perder seus ativos, não haverá como recuperá-los.

Tenha cuidado com a volatilidade

Por fim, é essencial ter atenção à volatilidade das criptomoedas. Assim como qualquer investimento, quanto maiores as oportunidades de ganho, maiores as chances de perda. Portanto, leve sempre esse ponto em consideração para fazer aplicações vantajosas.

Como você conferiu, as criptomoedas são seguras e oferecem ótimas oportunidades de lucros. Mas para evitar riscos e ter grandes chances de sucesso, os caminhos são conhecer seu perfil de investidor, diversificar sua carteira e jamais operar com apenas um tipo de investimento.

Você já tem experiência com o mercado de criptomoedas? Deixe seu comentário para ajudar mais pessoas que acompanham o nosso blog!

Posts relacionados

Deixe um comentário