investimento seguro e rentável investimento seguro e rentável

Investimento seguro e rentável: 7 opções para você

6 minutos para ler

Naturalmente, o Brasil enfrenta ciclos distintos, nos quais contamos com um período de grande prosperidade econômica, usualmente seguido por outros nos quais as coisas não andam tão bem e, como consequência, passamos por crises nada agradáveis. Pensando nisso, separamos 7 opções de investimento seguro e rentável para você.

Felizmente, existem maneiras de se resguardar de um cenário mais complexo, especialmente se você tomar decisões mais assertivas com o seu dinheiro e buscar aquelas aplicações que estejam em melhor sintonia com suas possibilidades, objetivos e metas financeiras. Continue sua leitura e descubra como fazer isso!

1. Tesouro Direto

Não há dúvidas de que, se você mora no Brasil, o Tesouro Direto é uma das melhores opções de investimento seguro e rentável para você. Na prática, essa aplicação funciona como se você estivesse emprestando dinheiro para o Governo Federal, que utiliza o montante de recursos obtidos para poder fazer uma série de melhorias e transações para o país.

Logicamente, existe uma contrapartida para isso, que são os juros que retornam em uma data previamente definida. Entre os principais benefícios, está o baixo risco, pois é quase impossível que o poder público não honre seus compromissos, mesmo em caso de crises econômicas. É uma alternativa muito utilizada, por exemplo, para quem deseja diversificar a carteira.

2. CDB

A sigla CDB é muito conhecida no mercado financeiro e quer dizer Certificado de Depósito Bancário. Como o próprio nome já diz, quem opta por essa aplicação estará aportando recursos em instituições bancárias, que utilizarão os valores para custearem algumas de suas principais atividades, como os empréstimos e financiamentos imobiliários.

Da mesma forma que ocorre com o Tesouro Direto, o retorno para o investidor vem em forma de juros, proporcionais ao período da operação. Outro ponto positivo é que a modalidade também é de baixo risco, mas isso ocorre, nesse caso, por ser assegurada pelo chamado Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Porém, vale lembrar que esse tipo de investimento não é isento do Imposto de Renda.

3. LCI e LCA

As siglas LCI e LCA vêm ganhando muita popularidade nos últimos tempos, notadamente por estarem entre as opções de investimento seguro e rentável para você. Enquanto a primeira quer dizer Letra de Crédito Imobiliário, a segunda significa Letra de Crédito do Agronegócio, sendo ambos títulos de renda fixa emitidas por instituições bancárias.

Seus ramos, naturalmente, já são explicados pelos nomes, ou seja, o setor de imóveis e o agro. Assim como o CDB, a modalidade conta com a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), com o limite de R$ 250 mil por banco até a soma de um milhão de reais por 4 anos. Isso quer dizer que, até essa quantia, você não terá prejuízos em caso de falência.

4. Debêntures

As debêntures são papéis de empresas privadas. Assim como os outros elementos da lista até aqui, também são usadas para capitalizar suas operações e viabilizar suas atividades principais. Além disso, para trazer um pouco mais de segurança para os investidores, elas contam como prioridade de pagamento para as organizações, mesmo em caso de falência.

Na prática, são valores mobiliários que representam dívidas de médio ou longo prazo das companhias de capital aberto, classificadas como Sociedades Anônimas (SA) e registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Um dos seus benefícios mais notáveis é a rentabilidade maior, mas isso ocorre por serem títulos com um pouco mais de risco.

5. Fundos de Renda Fixa

É bastante provável que você já tenha ouvido falar sobre os Fundos de Renda Fixa, pois são uma alternativa de investimento bastante popular ao longo do tempo no Brasil. A modalidade faz a captação de recursos por meio de vendas de cotas e os trâmites adotados variam de acordo com o fundo, sendo previamente regulamentados entre as partes.

Com isso, o gestor, a partir desse regulamento e da política estabelecida, fará aportes e aplicações, para ter uma carteira diversificada de ativos. Entre eles, poderão estar títulos do Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA e muito mais. Como as decisões são tomadas por especialistas, o risco é mais baixo e a rentabilidade pode ser interessante.

6. Letras de Câmbio

As Letras de Câmbio são mais uma das escolhas de investimento que se baseiam em renda fixa. São títulos atrelados a financeiras, como sociedades de crédito, financiamento e de investimentos, como uma forma de captar recursos no mercado e, com isso, capitalizarem e promoverem suas atividades e operações, emprestando quantias para os clientes.

Da mesma maneira que boa parte das aplicações, o lucro se dá pelo acréscimo de uma taxa de juros. A grande questão aqui é que o risco pode ser um pouco maior, mas a rentabilidade segue o mesmo padrão. Pelo lado positivo, as Letras de Câmbio também contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito, mas não há isenção de Imposto de Renda.

7. Leilão

Por fim, que tal falarmos de uma das opções de investimento seguro e rentável para você, mas que provavelmente nem sequer passou pela sua cabeça? O leilão vem ganhando muito espaço no mercado e pode ser uma alternativa incrivelmente vantajosa, sobretudo se você tiver olhos atentos e fizer suas aquisições em empresas com boa expertise e credibilidade no ramo.

Na prática, investir em leilões significa que você pode comprar imóveis, carros e outros bens de alto valor agregado, por um preço muito mais baixo do que via métodos tradicionais. É um segmento repleto de oportunidades, no qual uma revenda pode render dividendos que você levaria meses, ou até mesmo anos, para ganhar em outra aplicação.

Como você pôde ver ao longo do post, fazer um investimento seguro e rentável é perfeitamente possível, desde que você saiba como escolher e observe as alternativas que estejam em melhor sintonia com as suas possibilidades, orçamento, metas e objetivos. Os leilões, por exemplo, podem ser uma escolha certeira, com resultados melhores do que você poderia desejar!

Gostou de aprender mais sobre as melhores opções de aplicações disponíveis no mercado? Quer contar com o leilão como um investimento seguro e rentável para você? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe uma resposta