Fontes de investimento: saiba por que apostar nos leilões Fontes de investimento: saiba por que apostar nos leilões

Fontes de investimento: saiba por que apostar nos leilões

3 minutos para ler

Os leilões são eventos já bem conhecidos na cultura atual. Diversos itens, como imóveis, carros e obras de arte, podem ser vendidos e comprados nesse contexto. Porém, muitas pessoas pensam apenas em seus riscos e não consideram que eles podem ser ótimas fontes de investimento.

A verdade é que, com um pouco de orientação, você pode tirar bom proveito dos leilões para obter uma boa rentabilidade. Seja como comprador ou como vendedor. E é uma alternativa bem mais segura do que aparenta.

Pensando nisso, viemos aqui falar mais sobre os leilões, como eles funcionam e como transformá-los em boas fontes de investimento. Acompanhe.

Como funcionam os leilões?

Em um leilão, um bem é colocado à venda para um grupo de possíveis compradores. Ele começa com um lance mínimo, sendo que é possível dar lances acima desse preço. No final do leilão, o item é vendido para o comprador que fez o lance mais alto.

Um dos tipos de leilão mais comuns é aquele feito para quitação de dívidas. Por exemplo, um carro ou casa é oferecido como garantia para um empréstimo e, se ele não for pago, o bem é leiloado para cobrir a dívida.

Por que usar os leilões como fonte de investimento?

Apesar dos possíveis riscos, é possível extrair uma boa rentabilidade investindo em leilões. Veja aqui algumas de suas vantagens.

Encontrar o melhor preço de compra ou venda

Existem dois casos possíveis em um leilão: o item é vendido acima do preço de mercado ou abaixo dele. Ou seja, é possível obter um bom retorno como comprador ou como vendedor, se você souber como se preparar adequadamente.

Acesso mais fácil

Antigamente, todos os leilões eram presenciais e envolviam custos elevados. Atualmente, muitos deles são realizados online e duram mais tempo. Algo que traz bastante segurança e comodidade.

Setor já amadurecido

Com a maior acessibilidade, o setor de leilões também desenvolveu regras mais claras para sua participação. Isso significa que há mais segurança para todas as partes envolvidas, além de mais conhecimento a respeito.

O que considerar antes de investir em leilões?

Para usar os leilões como fontes de investimento e ter um bom retorno, é importante considerar alguns fatores. Veja aqui os principais deles.

Variações do mercado

Seja como vendedor ou comprador, é importante entender o mercado para o produto em questão. É importante conhecer seu preço de mercado atual, assim como a demanda pelo item.

Custos da transação

Para participar no leilão e fazer sua compra ou venda como investidor, é necessário considerar também outros custos. Principalmente com a parte jurídica e prestação de contas. É um dos elementos que garantem maior segurança na transação.

Encontrar uma leiloeira confiável

Também é fundamental contar com uma leiloeira experiente e de confiança. Essas empresas fazem a análise do bem, assim como o intermédio na hora de vender ou comprar o item.

Com a orientação certa, os leilões podem, sim, ser uma ótima fonte de investimento. Basta estudar o mercado e estar preparado para aproveitar as oportunidades que ele oferece.

Este artigo ajudou? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre a mais pessoas como os leilões podem ser uma boa fonte de investimento.

Posts relacionados

Deixe um comentário