leilões falsos leilões falsos

7 cuidados para evitar cair em leilões falsos

6 minutos para ler

Os leilões são uma prática cada vez mais comum e acessível atualmente. Além dos eventos presenciais para a venda de grandes propriedades, também existem leilões online e outros de menor escala. Porém, junto a essa facilidade, também surgiu um novo tipo de golpe: os leilões falsos, que são cada vez mais comuns.

O nome já explica do que se trata. Um leilão é anunciado, geralmente mostrando um bem de alto valor, como um imóvel ou carro, mas com um lance mínimo mais baixo que o esperado. Algumas pessoas entram esperando uma boa oportunidade de investimento e o criminoso leva o pagamento embora sem oferecer o bem prometido.

Esses leilões falsos são mais comuns em ambientes online, pois há menos fiscalização. Mas também existem leilões presenciais falsos, nos quais a estrutura é feita para parecer um evento autêntico. E a melhor forma de se prevenir é identificar os sinais e tomar algumas precauções.

Pensando nisso, listamos aqui alguns dos principais cuidados que você deve tomar para não cair em leilões falsos. Confira.

1. Pesquise sobre a empresa que realiza o leilão

Um bom ponto de partida, que vai proteger você da grande maioria dos golpes, é conhecer a empresa que organiza o leilão. Com uma simples pesquisa, é possível encontrar várias informações a respeito, como o seu histórico de eventos realizados, índice de satisfação do público e a qualidade da estrutura usada no leilão.

Também é uma boa ideia ir atrás de certos dados legais da empresa. Seu CNPJ, registros na Junta Comercial, endereço, entre outras informações. Se alguns desses dados forem inconsistentes ou estiverem faltando, há altas chances de que o leilão seja falso. Considerando o quanto esse mercado é regulado, dificilmente uma empresa legítima está em falta com esses dados.

2. Leia atentamente os editais

O edital de leilão é um dos documentos mais importantes em todo esse processo. Ele inclui uma série de regras e informações importantes tanto para o vendedor quanto comprador, como o motivo de venda, formas de pagamento disponíveis, condições de conservação do bem, método de participação, entre outros dados relevantes. Ele também deve estar disponível para os possíveis participantes antes e durante o evento.

Assim como a documentação, é fundamental ler atentamente o edital e conferir se suas informações são consistentes. Dados incorretos podem indicar que se trata de um golpe. E mesmo que seja apenas um erro, você deve evitar comprar em um leilão mal organizado.

3. Converse com outros participantes

Os criminosos atualmente são cada vez mais eficientes para criar materiais falsos que parecem reais. Por isso ainda pode ser difícil comprovar a legitimidade de um leilão apenas olhando a documentação e o edital. Nesse caso, sua próxima melhor fonte de informação são os outros compradores e vendedores que lidaram com essa empresa no passado.

Se outra pessoa já participou de outros leilões organizados pelo mesmo grupo, então ela pode dizer mais claramente ao se tratar de um leilão falso. Pode ser que o anúncio esteja replicando a imagem de uma empresa legítima ou que o negócio como um todo seja apenas uma fachada. Independentemente do caso, outras pessoas podem confirmar.

4. Atenção redobrada com empresas muito novas

Por outro lado, há casos de negócios mais jovens, os quais podem estar organizando o primeiro evento e não têm clientes passados com os quais você possa falar. Considerando que sua documentação e seu edital estão em ordem, você ainda deve ter atenção extra e desconfiar um pouco desses leilões. Ao menos inicialmente.

Isso porque, em muitos casos, um criminoso cria uma empresa de fachada e faz ofertas tentadoras para atrair pessoas. E como a empresa é nova, muitos não desconfiam da falta de informação a seu respeito. Porém, independentemente do contexto, você precisa pensar duas vezes antes de negociar com uma empresa nova. Geralmente, é melhor não se arriscar.

5. Fique atento às reclamações

Toda empresa hoje em dia tem alguma presença online, seja na forma de um site ou redes sociais. Por esse motivo, ela também deve ter um espaço dedicado para receber feedback e reclamações de clientes. E esses espaços também são muito úteis para conseguir diferenciar os leilões falsos dos verdadeiros.

Como você deve imaginar, o criminoso tenta manter uma fachada enquanto está aplicando seus golpes. Porém, ele não pode esconder todas as reclamações do público, especialmente em sites como o Reclame Aqui. É uma boa ideia ler essas avaliações, não só para reconhecer fraudes, mas também para avaliar a qualidade de empresas legítimas no setor.

6. Cuidado com anúncios repetidos

Antes de poder iniciar o leilão, uma empresa deve divulgá-lo, seja diretamente para potenciais compradores ou de forma mais geral. Porém, algo que acontece em muitos casos de leilões falsos é a replicação do mesmo anúncio de leilão em diferentes sites, como se o mesmo item estivesse sendo oferecido por várias empresas.

Esse é um dos sinais mais claros de que um leilão é provavelmente falso. Especialmente quando se trata de um item de maior valor, como um carro, ou algo único, como uma casa. Nesse caso, a intenção do criminoso é fazer as vítimas entrarem no leilão rapidamente, alcançando o maior número possível de pessoas.

7. Preste atenção nos leilões online

Como mencionamos no começo, a maioria dos leilões falsos ocorre online, onde há menos recursos para identificar rapidamente os casos de fraude. Sendo assim, você deve ter cuidado redobrado antes de entrar em um leilão online, não importa o contexto.

Se você seguir as outras dicas acima, já terá mais proteção. E também há outros métodos que você pode usar, como verificar a URL, o ícone de segurança da página, entre outros sinais similares.

Agora que você tem alguns métodos para evitar cair em leilões falsos, pode fazer suas escolhas com mais segurança. Um pouco de precaução faz toda a diferença na hora de planejar suas compras, vendas e investimentos nesse setor.

Quer encontrar a parceira ideal para comprar ou vender em leilões com mais segurança. Então entre em contato com a VIP Leilões agora mesmo e confira nosso trabalho.

Posts relacionados

Deixe um comentário