Descubra qual o tamanho ideal de uma casa

qual o tamanho ideal de uma casa
7 minutos para ler

O processo de escolha de um imóvel para viver pode ser tão prazeroso quanto trabalhoso, tendo em vista que essa é uma decisão que precisa considerar as suas expectativas, as necessidades da sua família e as suas metas financeiras. Sendo assim, descobrir qual o tamanho ideal de uma casa é muito importante.

Nesse sentido, saiba que essa definição é extremamente relevante em caso de compra ou de construção. Uma propriedade é algo que fará parte da sua rotina por anos, ou até mesmo décadas, o que reforça a necessidade de escolher com inteligência cada detalhe do local. Continue a leitura do artigo e descubra como fazer isso!

Como saber o tamanho mínimo de uma casa

Descobrir o tamanho ideal de uma casa pode ser uma tarefa muito desafiadora. Nesse quesito você não deve considerar apenas a metragem, mas, sobretudo, o número de alguns cômodos estratégicos e a maneira pela qual eles estão distribuídos pela propriedade. Veja abaixo alguns exemplos!

Quantidade de quartos

Não dá para sequer pensar em comprar ou alugar uma casa sem levar em conta a quantidade de quartos, não é verdade? Esse é um cômodo importante e está diretamente relacionado com a rotina dos moradores, o que reforça que deve ser minuciosamente analisado antes que você assine o contrato.

Para decidir se a propriedade atende às suas demandas, você deve considerar o número de pessoas que morarão na residência, se você gosta de receber amigos ou parentes distantes, e até mesmo o perfil dos seus filhos. Geralmente, crianças menores não ligam muito de dividir o ambiente. Já adolescentes podem exigir mais privacidade.

Espaço da cozinha

Outro cômodo que é considerado um dos mais importantes de um imóvel é a cozinha. Por isso, você precisa inclui-la na equação na hora de definir o tamanho ideal de uma casa, especialmente se você procura ter uma alimentação saudável, gosta de cozinhar ou não abre mão de fazer ao menos uma das refeições em família. Em uma cozinha é fundamental ter espaço e funcionalidade.

Tenha em mente que uma boa cozinha deve ter a capacidade de acomodar todos os eletrodomésticos necessários para o dia a dia, como geladeira, fogão, micro-ondas, lava-louças, cafeteira, torradeira, etc. Além disso, é preciso que caibam os demais utensílios e móveis, sem que isso tire o espaço de circulação.

Número de cômodos

O seu investimento em uma casa também deve ser analisado sob o prisma do número dos demais cômodos que o imóvel pode oferecer. Como vimos, os quartos são muito importantes, mas a quantidade de moradores do local e as suas necessidades na rotina também mostrarão uma demanda diferente por outros ambientes.

Quem trabalha em home office, por exemplo, precisa de uma área ou um espaço exclusivo para isso, no qual possa ter tranquilidade para exercer suas atividades. Famílias unidas e que gostam de fazer as coisas em conjunto, por sua vez, podem ter excelentes momentos com uma sala de TV ampla ou um quintal com espaço gourmet.

As vantagens e desvantagens de construir ou comprar

Agora que você já está um pouco mais preparado para descobrir qual o tamanho ideal de uma casa, vamos elucidar algumas das principais vantagens e desvantagens que você terá se construir ou comprar um imóvel pronto, seja ele grande ou pequeno. Confira a seguir. 

Comprar uma propriedade

A grande vantagem de comprar um imóvel pronto é que, logicamente, o local já estará preparado para o uso imediato. Assim, você não precisa esperar muito tempo para se mudar. É claro que isso pode não acontecer se o local demandar reformas ou pequenos reparos, mas a tendência é que você possa se mudar mais rápido.

Por outro lado, você não terá a oportunidade de deixar a propriedade do jeito que você deseja — ou com os detalhes que a sua família necessita. Muitas paredes podem ser estruturais e os cômodos dispostos de uma forma específica, que nem sempre estarão em sintonia com os seus anseios e o estilo de vida moderno.

Construir um imóvel

Já a aposta em imóveis em construção é uma forte tendência do mercado imobiliário e muitas pessoas estão fazendo essa escolha na hora de adquirir uma casa. Isso porque essa é uma maneira mais simples e prática de deixar o local conforme as suas preferências. É possível ajustar os cômodos e escolher acabamentos, estilo e materiais utilizados.

Além disso, essa modalidade costuma custar menos do que você pagaria em uma unidade pronta. Assim, você pode juntar dinheiro com mais tranquilidade e até mesmo negociar com a construtora responsável pelo projeto. O lado negativo fica por conta do tempo, pois você terá que esperar o fim da obra para se mudar. 

Outra questão que deve ser considerada nessa definição entre comprar ou construir é a preferência por uma casa grande ou pequena. A construção na opção por imóveis menores, por exemplo, oferece a oportunidade de personalizar e otimizar o ambiente conforme as suas necessidades, sem desperdiçar nenhum espaço. Afinal, todo cantinho é importante e impactará a melhora da sua qualidade de vida em casa. 

O que considerar na hora de escolher o imóvel

Você já sabe o tamanho mínimo de uma casa e conheceu as principais vantagens e desvantagens de construir ou comprar um imóvel. Por isso, chegou a hora de descobrir o que você deve ponderar na hora de escolher uma propriedade para viver.

Presença de crianças

Obviamente, a presença de crianças é uma questão importante na hora de escolher a casa. O local precisa não apenas garantir a segurança dos pequenos, como também deve ter espaço suficiente para que brinquem e se desenvolvam. Além do mais, é bom lembrar que elas podem desejar um quarto individual quando crescerem. 

Animais de estimação

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Por essa razão, também precisam ser considerados na hora de escolher uma casa. Dependendo da espécie e do porte, pode ser necessário contar com um quintal amplo, com gramado ou áreas de terra, de forma que eles possam brincar e correr por ali. 

Demanda por home office

Com o avanço da internet e dos meios de comunicação, muitas pessoas estão trabalhando em sistema de home office, cumprindo as suas obrigações sem que saiam de casa. Assim, esse também é um fator que você precisa avaliar antes de comprar um imóvel. É necessário observar se há um cômodo ou espaço disponível para isso.

Como você pôde ver ao longo do artigo, a escolha de qual o tamanho ideal de uma casa depende de uma série de fatores, que devem ser muito bem analisados antes de uma definição. Afinal, um erro de avaliação pode influenciar muito a sua qualidade de vida. 

A leitura deste post foi útil para você tomar uma decisão? Então não deixe de seguir nossos perfis em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-