Metas financeiras pessoais para 2020: como alcançar seus objetivos?

metas financeiras
6 minutos para ler

Quando se inicia um novo ano, muitas pessoas planejam metas a serem seguidas para melhoria de vida, como realizar investimentos e construir novos patrimônios. Mas como fazer para juntar um bom dinheiro para isso? Como conseguir alcançar todas as metas financeiras?

Um bom planejamento é a base principal para ter uma vida financeira equilibrada e bastante promissora e, dessa forma, atingir todos os objetivos que foram traçados no início do ano. Mesmo tendo metas muito bem estabelecidas no início do ano, se não houver um planejamento adequado, as pessoas acabam se perdendo no caminho e não alcançam nada do que foi planejado.

Se você não sabe como criar suas metas financeiras para esse ano de 2020, continue por aqui para entender melhor como você pode alcançar seus objetivos. Vamos lá?

Como definir metas financeiras pessoais?

Todos nós temos sonhos a alcançar, e é isso que motiva a construção dessas metas. Esses sonhos podem ser construir ou comprar a casa própria, criar um patrimônio para a família, comprar um bom carro, dentre outras metas. Todos esses exemplos exigem planejamento financeiro. Veja agora algumas dicas de como estabelecer esse tipo de meta!

Determine os seus objetivos

O primeiro passo para traçar as suas metas financeiras é definir quais são seus objetivos. Só assim você poderá calcular quanto dinheiro precisa juntar para atingi-los e se organizar para que isso aconteça ainda neste ano.

O que você pretende realizar em 2020? Comprar um carro, uma casa ou apartamento, fazer uma viagem inesquecível em família? Para comprar um imóvel, por exemplo, é necessário um investimento inicial mais elevado, independentemente da forma como você for realizar o pagamento.

Por isso, é necessário que você reveja seus gastos, realize algumas economias, dentre outras coisas que vão ajudar a conseguir o dinheiro necessário para a compra desse bem.

Defina etapas

É importante definir as etapas que serão necessárias para atingir essas metas e, consequentemente, cumprir seu objetivo. Tomando mais uma vez a compra de um imóvel como exemplo, a primeira etapa seria avaliar qual o seu orçamento, identificar todos os seus gastos e quanto é a sua renda.

Depois, tentar reduzir ao máximo os custos com aquilo que é desnecessário, é importante para que no final do mês sobre alguma economia que seja voltada para a compra desse bem.

A próxima etapa é pesquisar sobre as opções de imóveis existentes no local onde você pretende morar ou construir patrimônio, bem como analisar as formas de compra que são possíveis, como financiamento, consórcio, ou até mesmo um leilão, que tem ganhado bastante destaque nas compra feitas pela internet.

Estabeleça prazos para cada meta

Também é importante estabelecer prazos para que as metas sejam cumpridas. Assim fica mais fácil de realizar cada um delas, evitando de se perder com o planejamento e acabar não conseguindo alcançar o seu objetivo para este ano.

Estipule um tempo para que você consiga juntar um valor considerável e que possa ser utilizado nesse investimento. Esse prazo pode ser contabilizado por meses, para ficar mais fácil de controlar a renda.

Seja realista

Por fim, você deve ser realista, traçando objetivos que sejam possíveis de alcançar, pois quando as pessoas planejam algo que vai além das suas necessidades acabam desistindo do planejamento e não alcançando as metas estipuladas.

Evite colocar metas financeiras que estejam fora da sua realidade ou que sejam impossíveis de serem realizadas para não perder a motivação pelo caminho. É importante levar em consideração os desafios do mundo real e prestar atenção nas próprias limitações que surgirão com o tempo.

Dessa forma, se o seu objetivo for comprar um imóvel, busque por algo que esteja dentro do seu orçamento, não fugindo da sua renda. Muitas vezes, os compradores acabam se afundando em dívidas por não conseguirem arcar com o pagamento do imóvel.

Tente comprar um apartamento barato, optando por realizar essa compra e venda por meio de leilões, que geralmente têm preços bem abaixo do mercado.

Como alcançá-las no próximo ano?

Reveja seus gastos desnecessários

Para conseguir alcançar essas metas neste ano que se inicia, é necessário começar o seu planejamento financeiro. Portanto, a primeira coisa a se fazer é rever todos os seus gastos, tentando eliminar todos aqueles que forem desnecessários.

Controle gastos e receitas

Com essa análise dos seus gastos, fica mais fácil controlar os suas despesas e receitas. Faça um planilha, colocando todas as suas despesas alinhadas com as receitas que entram todos os meses. Inclua as contas de água, luz, telefone, internet, compras do supermercado e todas as que forem essenciais — e descarte todas as outras que não são necessárias para a sua vida, como compras de coisas fúteis.

Aprenda a investir

Uma forma bem eficaz de conseguir aumentar seus rendimentos para alcançar as suas metas é fazer investimento. Ou seja, é necessário aprender a investir. O primeiro passo é conhecer o seu perfil de investidor para entender se você se encaixa no conservador, moderado ou agressivo. Com isso, é possível entender qual o tipo de investimento é mais adequado para você e vai trazer o melhor retorno financeiro.

Pesquise os tipos de produtos que são destinados ao seu perfil, sempre atento para ver se eles estão alinhados com as suas necessidades. É necessário informar-se sobre o andamento do mercado e conhecer bastante o investimento que está fazendo antes de dar qualquer passo, para não ter problemas depois.

Existem diversas possibilidades, como a aplicação na poupança ou fundos de investimentos bancários, além da compra e revenda de imóveis e outros bens. Opte por aquele que mais se adequa ao seu orçamento.

É importante se lembrar de que, quanto mais cedo você percorrer esses caminhos, seguir todas as metas estipuladas, se planejar e se organizar ao máximo, mais rápido você conseguirá alcançar o seu objetivo dentro de um ano.

Por fim, vale reforçar que a compra de um imóvel é a meta de muitas pessoas. Se esse for o seu objetivo também, é necessário que você conheça dicas e técnicas que poderão ajudar a realizar esse sonho.

Gostou de entender mais sobre como realizar suas metas financeiras? Se quiser ver mais assuntos como esse, confira aqui como sair do aluguel e comprar o seu imóvel!

Você também pode gostar

Um comentário em “Metas financeiras pessoais para 2020: como alcançar seus objetivos?

Deixe uma resposta

-