Valor de caminhão: saiba estipular para compra e venda

valor de caminhão
6 minutos para ler

O valor de caminhão é determinado por uma série de fatores que, somados, levam o veículo a ser mais ou menos depreciado. Por se tratar de um veículo pesado, destinado ao transporte de cargas, caminhões devem ser avaliados com muito mais cuidado antes da compra.

Nesse momento, devem ser ponderados fatores como tempo de operação, estado, lugar onde trafegava — se for usado — marca e até a incidência de roubos de carga em sua localidade. Ou seja, tudo que possa influir no estado de conservação conta para se chegar ao preço justo.

A gente quer que você compre e venda sem sustos, por isso, vamos abordar neste artigo os pontos de atenção que não podem ser deixados de lado ao comprar um caminhão. Vamos nessa? 

4 dicas para comprar caminhão com segurança

Comprar um caminhão, como vimos, é bastante diferente de um carro de passeio, embora ambos sejam veículos automotores com características similares. O valor de caminhão, por isso, deve ser medido por outros parâmetros, considerando principalmente seu uso comercial.

Até mesmo motoristas experientes podem se equivocar na hora de estabelecer critérios antes da compra, já que caminhões se destinam ao transporte de cargas variadas. Sendo assim, os compradores de primeira viagem ou sem muita experiência devem ficar ainda mais atentos às dicas a seguir. Confira!

1.Escolha uma empresa com credibilidade

Já que comparamos caminhões e carros, vale destacar em primeiro lugar uma dica que vale para a compra desses dois tipos de veículos. Nesse caso, o que está em jogo é a reputação da empresa onde o caminhão será adquirido.

Ou seja, antes de mais nada, vale atentar para possíveis reclamações registradas contra a companhia no Procon. Na falta de informação, outra dica nesse sentido é pesquisar por reclamações contra a própria montadora. Em alguns casos, pode ser que você encontre muitos recalls, bastando para isso uma pesquisa diretamente no site do Procon do seu estado.

2.Inspecione o veículo interna e externamente

Outro ponto em comum na compra de carros de passeio e caminhões é a exigência por uma vistoria nas partes interna e externa. Caixa de câmbio, motor, embreagem, conjunto de transmissão, suspensão, lataria e os pneus são algumas das partes que demandam um olhar mais atento.

Verifique atentamente o estado da lataria, tomando o cuidado de observar se há evidências de reparos feitos com massa. Nessa hora, vale o bom e velho teste do imã. Passe-o sobre a lataria e, caso ele venha a desgarrar, você saberá que ali tem massa escondida. Caso o vendedor não o tenha alertado sobre isso antes, é sinal de que a compra deve ser evitada.

Na parte de dentro, a atenção recai sobre as condições da cabine, estofamento, acessórios e a parte elétrica. É importante também verificar se as portas e vidros abrem de forma regular, sem ruídos ou trepidações.

3.Analise a documentação

A documentação é fundamental, afinal de contas, sem ela o veículo fica impedido de circular. Por isso, certifique-se de que o IPVA e a inspeção veicular do Detran estão em dia, caso seja exigido no estado de origem. 

4.Compre em leilão

Caminhões são bens de alto valor agregado e, dependendo do modelo, tamanho da carroceria e ano de fabricação, podem custar centenas de milhares de reais. Nesse caso, a melhor solução para economizar é comprar caminhão em leilão.

5 dicas para vender caminhão com segurança

Se a compra de um veículo pesado envolve muitos cuidados, o mesmo se aplica à sua venda. Como você poderá conferir, vender um caminhão requer a mesma postura cuidadosa e atenta necessária na hora da compra. Acompanhe.

1.Mantenha-o sempre em bom estado

Em um país com uma malha rodoviária tão precária como o Brasil, a principal dificuldade é manter o valor de caminhão e o seu bom estado geral. Nesse aspecto, não tem muito mistério: faça revisões periódicas, mantenha o óleo sempre renovado e, se possível, evite rodovias com pavimentação ruim ou inexistente.

2.Inspecione e troque os pneus

Pneus carecas ou em mau estado, além de representarem sério risco de acidentes, podem levar o proprietário do caminhão a receber uma multa pesada. Vale lembrar que, no caso dos pneus, a multa pode ser aplicada também se o estepe estiver fora das especificações.

O cuidado com os pneus deve ser redobrado se o caminhão circula em áreas sujeitas a chuvas ou geada. Nessas condições climáticas, aumenta consideravelmente o risco de derrapagem, portanto, todo cuidado é pouco para evitar acidentes e manter o valor do seu veículo. 

3.Cuide da segurança ao carregar e descarregar

Dependendo do tipo de carga que o caminhão carregue, cuidados adicionais devem ser tomados em procedimentos de carga e descarga. É o caso dos que transportam inflamáveis, produtos químicos ou carga viva.

Um acidente ao manipular cargas desse tipo podem não apenas danificar o caminhão como ferir gravemente as pessoas envolvidas. Por isso, fique atento aos procedimentos de segurança ensinados no curso especializado para transporte de produtos perigosos (MOPP).

4.Evite o excesso de carga

O excesso de carga, além de perigoso, pode prejudicar o estado da suspensão e amortecedores do seu caminhão. Esses são componentes fundamentais e não escapam da avaliação por parte dos compradores. Não vale a pena arriscar-se a transportar além da sua capacidade, considerando o prejuízo que isso pode vir a representar, não é?

5.Anuncie em leilão online

Para acelerar a venda e garantir um preço ao mesmo tempo competitivo e justo, o leilão online é hoje a sua melhor alternativa. Em um pregão pela internet, é possível anunciar com muita rapidez, bastando apenas um cadastro na plataforma digital.

É isso que você encontra na VIP Leilões, um espaço virtual onde você pode vender caminhão em leilão com segurança e rapidez. Seja qual for a sua necessidade, tenha certeza de que o valor de caminhão, aqui, é sempre o mais atraente para vendedores e compradores!

Gostou do artigo e quer continuar bem informado? Não deixe de assinar nossa newsletter totalmente gratuita!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-