Visitar imóvel em leilão: veja como funciona!

4 minutos para ler

Quando o assunto é visitar imóvel em leilão é importante conhecer fatores que podem dificultar ou facilitar essa ação. Isso porque, antes de fechar o negócio, é preciso verificar se a casa ou apartamento selecionado atende às suas expectativas e se precisará de investimentos para reformas.

Pensando nisso, criamos este post para explicar em quais situações é possível visitar imóvel em leilão, outras formas de obter informações e melhores dicas para conhecer o imóvel. Confira!

Em quais situações é possível visitar um imóvel em leilão?

Dependendo das condições do imóvel em leilão, nem sempre é fácil conseguir visitá-lo. Isso porque há diversos fatores que podem dificultar esse processo. A seguir, veja em quais condições o imóvel pode ser visitado.

Ordem judicial autorizando

Quando o imóvel está em leilão judicial, é possível requerer que o Juiz libere a visitação mesmo quando o bem estiver ocupado. Contudo, é uma decisão demorada, podendo acontecer o fechamento do leilão antes mesmo de você ter uma resposta.

Anuência do ocupante liberando o imóvel

Quando o ocupante do imóvel concorda em abrir o imóvel para visitações, tudo fica mais fácil. Verifique esse aspecto no edital.

Quando o imóvel está desocupado

Quando o imóvel está desocupado, ou perto de ser desocupado, a probabilidade de autorização para visitação é maior. De qualquer forma, é necessário entrar em contato com Leiloeiro para verificar a possibilidade da visita, bem como as datas disponíveis.

Quais são as outras formas de conseguir informações do bem a ser leiloado?

Além das situações já mencionadas, é possível obter informações de outras maneiras. Veja quais, a seguir.

Laudo de Avaliação

Trata-se de um documento disponibilizado na página do Leilão, elaborado por um perito especializado. Ele contém diversas fotos internas e externas do imóvel, bem como informações sobre o estado de conservação e as condições da estrutura em geral.

Dessa forma, é um relatório bem completo, com dados que podem oferecer uma boa visão geral sobre a casa ou apartamento que está sendo leiloado.

Informações diretamente no condomínio do imóvel

Uma das estratégias utilizadas por investidores, é ir direto ao condomínio do imóvel em questão. Com o Edital em mãos, você pode solicitar ao zelador ou síndico para conhecer as dependências do local.

Além disso, com um pouco de sorte, é possível conhecer uma unidade semelhante à do leilão.

Quais são as dicas para conhecer melhor o imóvel?

Para não esquecer de verificar nenhum aspecto importante do imóvel, separamos algumas dicas infalíveis. Confira!

Leitura do edital

Esse é a ação que deve ser realizada antes de qualquer outra. É no edital que você vai encontrar informações, como:

  • data e demais regras do leilão;
  • valor mínimo de venda;
  • condições em que o imóvel se encontra;
  • formas e meios de pagamento;
  • existência de dívidas ou pendências, entre outros aspectos.

Conhecimento do entorno

Visitar a região na qual o imóvel se encontra permite obter informações sobre a estrutura disponível, como farmácias, shoppings e supermercados, próximos ao local da casa ou prédio.

Também é uma oportunidade para verificar se o bairro é barulhento ou se há uma avenida muito próxima que possa gerar problemas com ruídos.

Verificação das condições do imóvel

Outro aspecto fundamental ao visitar um imóvel é observar o estado de conservação que ele apresenta. Nesse sentido, busque checar os seguintes pontos:

  • número de tomadas por ambientes;
  • funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas;
  • quantidade e tamanho das janelas;
  • dimensões dos cômodos;
  • acabamento, entre outros.

Caso perceba que o imóvel necessita de uma reforma, é importante considerar esse valor para a compra em leilão.

Checklist das regras do condomínio

Se você gostou de uma casa ou apartamento em condomínio fechado, é importante se informar com o síndico sobre pontos importantes, como:

  • regras gerais de convivência;
  • segurança;
  • meios para realizar o controle de entrada e saída de pessoas;
  • utilização das áreas comuns,
  • liberação para animais de estimação, entre outras.

Como você viu, há várias formas de conseguir visitar imóvel em leilão. Com base nessas informações temos certeza de que é possível fechar um bom negócio.

Se gostou deste post, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas entendam melhor como visitar imóveis em leilão.

Posts relacionados

Deixe um comentário