3 dicas indispensáveis para você comprar apartamento em leilão

comprar apartamento em leilão
6 minutos para ler

Embora muita gente esteja à procura de imóveis para comprar, muitas delas se esquecem de que existe uma modalidade que pode custar até 60% mais barato do que o valor de mercado: o leilão de imóveis.

O que acontece é que a informação nem sempre chega a quem está em busca de um investimento no mercado imobiliário. A boa notícia é que existem cada vez mais opções de apartamentos disponíveis para comprar em leilão.

Além da adrenalina da disputa competitiva, o leilão atrai aqueles que têm muitas opções em vista, mas que estão em busca de um preço mais atrativo. Para participar, no entanto, é preciso entender como funcionam os leilões e como encontrar os imóveis que estão aptos a receberem os lances. Fique atento a esse post e veja como comprar apartamento em leilão pode ser um bom negócio. Confira!

Como funciona um leilão de imóveis?

Um leilão de imóveis pode ser judicial ou extrajudicial. No primeiro, as propriedades são colocadas à disposição após passarem por disputas judiciais de qualquer ordem. No segundo, por sua vez, os imóveis são leiloados sem que passem por processos na Justiça. Isso acontecer, por exemplo, quando uma casa ou apartamento é tomado pelo banco por inadimplência.

Outra situação comum é quando uma pessoa física decide vender seu imóvel de forma mais rápida e opta por anunciar nas plataformas de leilão.

Além de casas e apartamentos, compradores também podem adquirir salas comerciais, terrenos, prédios, galpões e outros tipos de construções.

Quando estes imóveis vão à leilão, eles ficam à disposição nos portais leiloeiros, que recebem os cadastros dos interessados em oferecer lances. Cada site tem seus próprios critérios, entretanto, no geral, o passo a passo é o seguinte:

  1. cadastro;
  2. preenchimento de formulário;
  3. aprovação de cadastro;
  4. busca de imóveis;
  5. solicitação de habilitação de participação;
  6. busca de leilões do dia ou agendados;
  7. oferta de lance;
  8. acompanhamento online;
  9. final do leilão.

Quando o leilão termina, se você for contemplado, receberá novamente todas as informações a respeito dos pagamentos que devem ser feitos. Importante lembrar que essas informações estão disponíveis antes de que você decida participar da venda, por meio do edital.

Quais as vantagens de comprar apartamento em leilão?

São muitos os benefícios em comprar imóveis por meio de leilão. Confira os principais abaixo.

Preços mais convidativos

É inegável que a maior vantagem e motivação de comprar apartamento em leilão é o preço. Com valores muito abaixo do mercado, esses imóveis podem ser a chance de muitas pessoas de adquirir a casa própria ou investir no setor imobiliário.

Embora sejam bastantes disputados, alguns imóveis podem ser vendidos por valores até 60% abaixo do mercado. Tudo vai depender da sua disposição em pesquisar bastante e estar atento às oportunidades.

Se você ainda não tem ideia da diferença no valor, muitas vezes os imóveis prontos em leilão custam muito menos do que unidades habitacionais ainda na planta.

Oportunidade de comprar à vista

Ter à mão a quantia suficiente para comprar um imóvel à vista nem sempre é possível. Mesmo assim, aqueles que têm uma reserva financeira (muitas vezes com o objetivo de oferecer o valor como entrada de financiamento) podem ter a chance de quitar a propriedade de uma só vez.

Será um investimento feito de forma rápida, sem comprometer seu orçamento por muitos anos e com valorização do patrimônio da sua família.

Possibilidades de pagamento

Outra vantagem da compra de imóvel por leilão online é a diversidade de formas de pagamento. Enquanto muitos acreditam que só é possível comprar a propriedade à vista, existe a possibilidade de financiamento do imóvel.

O financiamento pode acontecer de duas formas. Em casos de leilões extrajudiciais, o financiamento é feito diretamente com o banco. Já em leilões judiciais, o parcelamento é feito por meio de depósito em juízo.

Nem todos os imóveis possibilitam o financiamento. O ideal, portanto, é ficar atento às informações descritas no edital.

Menos tempo para pegar as chaves

Para quem procura sair do aluguel para finalmente pegar as chaves da casa própria, essa é uma vantagem e tanto. A compra de um imóvel por leilão online é muito mais rápida do que qualquer outra modalidade de aquisição de propriedade.

Mas não é só nisso que acontece a economia de tempo. Como os imóveis já estão construídos e, muitas vezes, mobiliados, a hora da mudança fica muito mais próxima. É a forma ideal para quem está ansioso para pendurar os quadros na parede e chamar os amigos para um open house.

Os leilões online, ainda, são feitos em tempo real, sem incessantes buscas e visitas. Para ter a certeza do que está adquirindo, no entanto, é preciso realizar a compra com portais sérios e de renome na área.

Como comprar apartamento em leilão e acertar na compra?

Você está quase apto a sair dando lances nos imóveis em leilões online. Mesmo assim, separamos 3 dicas incríveis para você garantir um bom negócio, evitar problemas e comemorar a boa compra.

1. Leia o edital com atenção

O primeiro passo para garantir uma boa compra é ler o edital com atenção. Esse é o documento que detalha todas as informações importantes sobre o imóvel, como estado de conservação, e também sobre como se dará o pagamento.

Você ainda vai encontrar no edital:

  • critérios de venda;
  • estado de conservação;
  • lance inicial;
  • modelo de contrato;
  • comissão oferecida ao leiloeiro;
  • formas e condições de pagamento;
  • impostos e taxas que devem ser pagos pelo comprador.

2. Avalie o preço dos imóveis disponíveis

A grande maioria dos imóveis em leilões está abaixo do preço do mercado. Mesmo assim, é importante que você compare o valor com os dos imóveis à venda na modalidade convencional.

Para ter a certeza de um bom negócio, você pode contar com o atendimento completo das empresas especializadas em leilões. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com os especialistas.

3. Veja no edital se o imóvel tem dívidas

Para saber que você não terá problemas no pós-compra, é importante verificar no edital do leilão se existem pendências de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) ou taxas condominiais, por exemplo.

Essas pendências não são impeditivas, mas devem ser previstas para que você se prepare para gastos extras.

Viu como comprar apartamento em leilão pode ser uma boa decisão para sua vida e seus investimentos? Para garantir um bom negócio, não deixe de contar com a ajuda de profissionais do ramo. Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo a ter um arremate tranquilo, vantajoso e seguro!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-