tendências de decoração tendências de decoração

6 tendências de decoração para você investir!

6 minutos para ler

Conhecer as tendências de decoração de interiores é essencial, já que a composição dos ambientes é um aspecto que influencia o nosso bem-estar. A propósito, sentir-se bem em casa é tão importante que esse tema já foi objeto de um recente estudo publicado em revista científica na área de Psicologia Ambiental.

A decoração proporciona um conforto físico e psíquico, permitindo que espaços sejam utilizados de maneira muito mais versátil. Elementos como a luz, a cor, a textura e a forma, quando escolhidos adequadamente, conseguem transmitir boas sensações, as quais são necessárias à recuperação da energia gasta no dia a dia.

Pensando nisso, separamos as principais tendências que prometem se fixar por vários anos. Além disso, vamos explicar como avaliar móveis e peças de decoração. Confira!

Conheça as principais tendências para os próximos anos

Antes de falarmos sobre as tendências, é pertinente mencionar que muitas delas surgiram da necessidade de ficar mais tempo em casa, de obter um melhor aproveitamento dos espaços e, principalmente, de assegurar o bem-estar físico e mental.

Tudo isso se deve à pandemia da Covid-19, que forçou as pessoas a permanecerem em casa e incluiu o trabalho home office na rotina de inúmeras empresas. A seguir, conheça 6 tendências de decoração que vão atribuir tranquilidade e aconchego aos ambientes residenciais.

1. Espaços e móveis multifuncionais

A multifuncionalidade, tanto em relação a espaços quanto a móveis, é um reflexo da necessidade comentada anteriormente. Isso porque estar em casa levou as pessoas a perceber que precisavam otimizar as funções dos diferentes cômodos, especialmente dos espaços menores.

Quando se tem um quarto de hóspedes, por exemplo, é possível transformá-lo com a inserção de um sofá-cama. Dessa forma, enquanto não estiver sendo usado por visitantes, poderá servir idealmente como um espaço de home office ou uma área de estudos, bastando que seja acrescentada uma bancada (que pode ser móvel).

Outros móveis multifuncionais capazes de otimizar espaços são:

  • Ilha de cozinha com prateleiras ou gavetas na base;
  • Cama baú;
  • Recamier (tipo de divã) com espaço interno para guardar calçados.

2. Decoração retrô

A palavra “retrô” se refere a “tempos passados”, representando uma quebra de padrões na arte. Trata-se da estética de um estilo que inclui cores fortes e vibrantes, texturas, estampas etc.

Para reproduzir essa atmosfera nostálgica, basta selecionar as peças certas e colocá-las no lugar apropriado. Essas peças podem ser:

• cristaleiras;

• eletrodomésticos coloridos;

• espelhos com molduras em arabesco;

• ladrilhos;

• móveis com pé palito;

• papel de parede estampado (floral ou poá);

• penteadeiras de modelos antigos;

• vitrolas.

3. Natureza

A decoração que conta com a boa energia das plantas é uma tendência que promete ficar. A natureza promove mais harmonia, frescor e vida. Aqui, o principal cuidado que você precisa ter é quanto à escolha da espécie, sendo bom preferir àquelas que se adaptem a ambientes internos.

Desse modo, você garantirá o bom desenvolvimento e a manutenção da beleza das plantas. Podem ser utilizados vasos grandes de chão, suportes suspensos, pequenos arranjos de centro de mesa ou aparadores no hall de entrada. A criatividade fica a seu critério!

Até quem mora em apartamento pequeno consegue aderir a essa tendência. É só criar um jardim vertical valendo-se de um suporte na parede, uma floreira com vários níveis de altura ou prateleiras.

4. Cores neutras

As cores neutras em tons de cinza, bege, branco, marrom, palha e off-white são clássicos que combinam com qualquer estilo de decoração que você escolher.

Elas conferem uma sensação de leveza e amplitude aos ambientes e permitem variações harmônicas. Você pode optar por um tom branco para o teto e um bege para as paredes, e colocar um revestimento marrom-claro no piso. Vale lembrar que essas cores devem estar presentes igualmente em cortinas, tapetes, móveis e itens decorativos.

5. Nuances de verde e rosa

O verde e o rosa também estão entre as grandes tendências. De acordo com a Psicologia das Cores, o verde menta gera tranquilidade e frescor, já os tons terrosos de rosa (como o rosa antigo ou o rosa-chá) trazem aconchego, conforto e calor.

Essas cores podem ser usadas em detalhes decorativos ou mesmo em áreas maiores, como paredes e móveis.

6. Decoração minimalista

A decoração minimalista tem por premissa que o “menos é mais”. É um estilo que se caracteriza pela simplicidade do mobiliário e pela valorização da comodidade e do conforto.

Logo, esse tipo de decoração propõe uma pequena quantidade de móveis, mas com alta qualidade.

Saiba como avaliar móveis e peças de decoração

Primeiramente, tenha cautela no que diz respeito ao fabricante. Pesquise bastante e busque indicações de amigos e familiares antes de se decidir pela compra. E para avaliar se os móveis e as peças de decoração são de boa qualidade, observe o acabamento, verificando se estão pintados e lixados, e se as bordas estão bem-acabadas.

Alguns indicativos de acabamento mal realizado são:

  • colas, pregos e tachas aparentes;
  • madeira lascada;
  • portas que não correm com facilidade;
  • sinais de manchas e arranhões.

Avaliação de móveis de leilão

Que tal adquirir peças por meio de leilão? Assim como existe o leilão de imóveis, há os móveis de leilão, sendo essa uma das alternativas para quem quer equipar uma casa ou um apartamento gastando menos.

Nessa modalidade, é possível encontrar opções superinteressantes, com um preço acessível. A primeira verificação deve ser em relação à descrição do lote, uma vez que os lances podem ser não para unidades, mas para um conjunto de móveis.

Para investir em leilão com segurança e aproveitar todos os benefícios que essa modalidade oferece, há outros cuidados básicos que você deve ter. Além de verificar se a empresa de leilão é confiável, você tem de se atentar às informações do edital em questão, visto que é nesse documento que se encontram os dados mais importantes, por exemplo:

  • dimensões e características dos móveis;
  • estado de conservação;
  • nome do proprietário;
  • valores mínimos.

Conforme você pôde ver, as atuais tendências de decoração ressaltam o conforto, a simplicidade, a qualidade e a proximidade com a natureza. Esperamos que as dicas que trouxemos sirvam de inspiração e ajudem em suas escolhas.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe-as em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas tendências para decorar casas e apartamentos!

Posts relacionados

Deixe um comentário