Como montar escritório em casa? Confira as nossas dicas!

montar escritório em casa
6 minutos para ler

Os acontecimentos dos últimos meses mostraram que é extremamente importante que a gente adapte nossas rotinas de uma forma positiva para a nossa qualidade de vida, valorizando itens como segurança e proximidade com as pessoas que amamos. Pensando sob esse prisma, aprender como montar escritório em casa pode ser essencial.

O conceito de home office vem ganhando cada vez mais espaço com essa conjuntura, reforçando que essa modalidade de trabalho não é mais apenas uma tendência, mas, sim, uma realidade para boa parte dos brasileiros. Continue lendo o artigo e descubra como fazer isso em seu imóvel.

Escolha uma boa localização para o escritório

O primeiro passo para montar escritório em casa é escolher uma boa localização. Afinal, esse será o local no qual você vai realizar as suas atividades profissionais e, para o seu sucesso e bem-estar financeiro, é fundamental que ele reúna determinadas características de funcionalidade, tranquilidade e, em especial, um posicionamento estratégico.

O mais complexo dessa situação é que nem sempre você contará como um cômodo extra, como um quarto não utilizado, que seria uma ótima opção. Nesses casos, você pode improvisar, colocando uma porta ou divisória em algum espaço menos movimentado, que poderá ser destinado para esse fim.

Preste atenção quanto aos fatores ergonômicos

Você já ouviu falar em ergonomia? Essa é uma área da ciência que estuda e observa as relações dos seres humanos com o ambiente no qual ele se encontra e interage. Quando pensamos em ambiente de trabalho, o objetivo de fazer escolhas em melhor sintonia com os princípios da ergonomia pode ser muito importante.

O investimento  em móveis e em uma decoração ergonômica, por exemplo, pode evitar problemas de saúde, como dores na coluna, nas pernas ou nos punhos, sobretudo em jornadas mais longas. Nesse contexto, a cadeira de trabalho é o item mais relevante, demandando que você opte por uma marca com qualidade e um modelo confortável.

Invista na criação de uma excelente iluminação

Trabalhar com uma luz pouco adequada é algo extremamente desconfortável e que pode minar a produtividade, não é mesmo? Por isso, ao montar um escritório em casa, você deve considerar esse item. Tudo começa com o posicionamento, uma vez que, ao colocar a sua mesa próxima da janela, por exemplo, você aproveita a claridade natural.

Para a noite, é possível que você tenha que gastar um pouco mais de dinheiro para alguns investimentos pontuais. As lâmpadas e luminárias de LED de boa qualidade podem custar um pouco mais, mas são efetivas e econômicas na conta de energia. Quanto à cor, lembre-se que as brancas deixam o local mais claro e relaxante.

Adquira móveis que ajudem na funcionalidade

Ao pensar em montar escritório em casa, a mobília merece uma atenção especial. E, além das questões de ergonomia, como falamos acima, existem outros fatores relevantes que precisam entrar nessa equação. Na maioria das vezes, não vale à pena usar aquela mesa antiga ou uma escrivaninha que estava guardada.

Encare o local com a seriedade que você levaria para a empresa e pense que, durante o expediente, você precisa maximizar as suas atividades. Para isso, dependendo do seu ramo, você precisa de gaveteiros para arquivar documentos, uma cadeira com encosto para os braços e assim por diante.

Compre os equipamentos eletrônicos adequados

Além da mobília, outro item que precisa ser incluído nos seus investimentos e considerado nas suas metas financeiras é a aquisição de equipamentos eletrônicos adequados para o seu ramo de atuação e as demandas do seu escritório em casa. Um home office, em linhas gerais, precisará de aparelhos similares aos existentes em uma empresa.

Nesse quesito, talvez o mais importante seja o computador, que pode ser de mesa ou um notebook, de acordo com as suas preferências. Não se esqueça também de apostar em uma internet rápida e segura, além de avaliar a necessidade de adquirir outros itens, como impressoras, telefone fixo, aparelho de fax, etc. 

Aposte em uma decoração agradável e funcional

Quem disse que você não pode dar o seu toque pessoal ao seu home office? Sendo assim, se você está pensando em criar um escritório em casa, investir em uma decoração agradável e funcional é muito importante. Esse é um fator que tornará o seu dia a dia mais prazeroso e pode ajudar até mesmo no aumento da produtividade.

Além de posicionar a mesa para receber a iluminação natural da janela, como dissemos, você deve criar uma livre circulação de ar, permitindo que o ambiente fique arejado. Nas paredes, aposte em cores de sua preferência, lembrando que os tons quentes podem ser muito estimulantes. Complete com quadros e peças da sua preferência.

Organize minuciosamente sua rotina de trabalho

Não adianta caprichar muito na montagem do seu escritório em casa se você não organizar, minuciosamente, a sua rotina de trabalho. Um home office ajuda a ficar longe das horas perdidas no engarrafamento, de aluguéis caros para a empresa, mas também demandam muito cuidado e controle na rotina.

Os horários e a disciplina são fundamentais e isso quer dizer que você precisa ter um horário definido para iniciar e encerrar as suas atividades, não fazendo coisas paralelas enquanto estiver nesse período. Conversar com a família também será muito importante, pois seu cônjuge e filhos não devem adentrar o local desnecessariamente.

Aproveite essa oportunidade para economizar

Por fim, você pode encarar o fato de montar escritório em casa como uma oportunidade para economizar não apenas o seu tempo, como também recursos financeiros valiosos. Dependendo do seu ramo e se você é dono do seu empreendimento, essa é uma forma e dar adeus aos caríssimos aluguéis comerciais.

Além disso, só o fato de não ter que pegar o carro e ir para outro local já salva bons recursos em gasolina, pedágio e mesmo na manutenção do veículo. De quebra, você ainda ganha algumas horas extras por dia, que seriam perdidas no engarrafamento, para conviver um pouco mais com as pessoas que ama!

Agora que aprendeu como montar escritório em casa, você pode trabalhar confortavelmente e dar um salto de produtividade nas suas atividades, visto que terá menos situações estressantes para se preocupar e, ainda por cima, ganhar uma melhor qualidade de vida!

Gostou de aprender como montar escritório em casa? Então compartilhe livremente este conteúdo em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-