Móveis de leilão: o que são e como aproveitá-los? Móveis de leilão: o que são e como aproveitá-los?

Móveis de leilão: o que são e como aproveitá-los?

9 minutos para ler

É bastante provável que você já tenha ouvido falar de um amigo ou um parente que conseguiu dar um lance vencedor e acabou comprando uma casa, um carro ou outro tipo de bem por um valor bem abaixo do mercado, não é verdade? Mas você sabia que também é possível adquirir móveis de leilão e aproveitá-los de diversas formas distintas?

Essa é uma alternativa que ganhou espaço no mercado e está chamando a atenção de muitas pessoas. Até mesmo por abrir boas possibilidades de obter produtos de qualidade e, se for o caso, de revendê-los por um ótimo preço!

Continue a ler este conteúdo e aprenda um pouco mais sobre o tema!

Afinal, o que são os móveis de leilão?

Quem nunca viu um carro, uma casa ou um apartamento em leilão? Essas são algumas das modalidades mais comuns e têm chamado a atenção das pessoas, especialmente, pelos diversos benefícios que oferecem. No entanto, você sabia que outros itens, como os móveis, também podem ser leiloados e com vantagens bem interessantes?

O princípio é o mesmo: são artigos de mobília que, pelos mais variados motivos, estarão disponíveis para que você dê um lance certeiro! Com isso, você poderá, por exemplo, dar uma renovada na sua casa, deixar a sua empresa mais equipada, conquistar um diferencial para sua indústria e assim por diante.

Quais são os móveis vendidos em leilão?

O leilão nada mais é do que uma venda pública na qual alguns itens específicos estão disponíveis para aquisição, seja presencialmente, seja pela internet. Isso não é novidade para ninguém, mas, no caso dos móveis, vale mostrar quais são as opções mais comuns nesse mercado. Veja, abaixo, algumas delas.

Móveis para casa

Uma das modalidades mais comuns de leilão de móveis é, justamente, aquela que oferece alternativas para quem quer equipar um imóvel. Nesses eventos, é possível encontrar opções muito interessantes e com um preço bem acessível, que permitirão que você aparelhe melhor a sua residência, a sua casa de praia ou o seu apartamento.

Vale ter olhos um pouco mais atentos para a descrição do lote, pois pode ser que os lances sejam não para unidades, e sim, para um conjunto todo. Dependendo do seu intuito, isso pode ser bom ou ruim.

Eletrodomésticos

Também é bastante comum que existam eletrodomésticos disponíveis, muitos dos quais em perfeito estado e por um preço muito menor. Em geral, esses equipamentos chegam ao leilão por decisões extrajudiciais ou judiciais. Aqui, também vale checar, são oferecidos individualmente ou em lotes, ou seja, conjuntos de eletrodomésticos, para saber se vale a pena no seu caso.

A maior parte dos itens oferecidos nessa categoria são bens da chamada linha branca, entre eles, fogões, geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas e outros. Mas pode haver peças diferentes, como frigobar, cafeteira e muitos outros produtos.

Móveis de decorados

Também voltada para as pessoas que desejam montar a mobília dos sonhos para suas residências, essa modalidade de leilão conta com móveis que estavam expostos em apartamentos e casas decorados para venda.

É uma excelente opção de compra para quem deseja decorar a casa nova ou fazer uma reformulação nos ambientes onde vive. Esse leilão costuma oferecer armários, conjuntos de sala de estar e jantar completos, camas, sofás, móveis para escritório, eletrodomésticos e muitos outros itens.

Os produtos são disponibilizados, geralmente, por construtoras ou empresas investidoras de imóveis, que utilizaram esses bens de consumo no momento de lançamento e de vendas das propriedades.

Móveis de escritório

Não podemos deixar de falar sobre os móveis para escritório, pois os leilões são uma ótima oportunidade de modernizar seu ambiente de trabalho por um preço mais acessível do que o geralmente cobrado pelo mercado. É muito comum achar itens essenciais, como cadeiras, mesas, escrivaninhas, cadeiras de espera, sofás de apoio, arquivos, gaveteiros, estantes, poltronas, divisórias e assim por diante.

Dependendo do segmento no qual o seu negócio está inserido e do seu momento financeiro, mobiliar o seu escritório pode (e deve) ser uma prioridade. Afinal, essa é uma maneira de oferecer suporte e conforto para clientes, fornecedores e parceiros. Sendo assim, não deixe de considerar a possibilidade participar de um leilão de móveis.

Móveis para indústrias

O leilão de móveis para indústrias talvez seja uma das alternativas mais vantajosas e lucrativas do setor. A variedade é enorme e muitos itens são obtidos por meio de clientes que não conseguiram pagar a sua aquisição. Isso quer dizer que eles tenderão a estar em excelente estado de conservação e por um preço muito menor do que o de mercado.

É possível encontrar artigos variados, indo desde eletrônicos até o maquinário mais pesado. Você poderá adquirir, também, o que for necessário para a cadeia produtiva e o estoque, como estantes e mesas de aço inox, estufas, tampas, freezers, geladeiras, transportadores, fornos, componentes, guindastes e muito mais.

Por que os móveis podem ir a leilão?

Como mencionamos, os móveis podem ir a leilão pelos mais variados motivos. Boa parte das vezes, isso ocorre quando empresas ou indústrias declaram falência, fazendo com que a venda dos seus bens seja necessária para pagar eventuais dívidas e despesas pendentes. No entanto, existem várias outras possibilidades no mercado.

Uma que vem se tornando bem comum no segmento imobiliário, como mencionamos, é a venda de artigos que estavam expostos em apartamentos decorados. São itens novos e modernos, negociados pelas construtoras para reaver parte do investimento, entre os quais destacam-se sofás, racks, mesas, cadeiras e até eletrodomésticos.

Algumas plataformas de leilão ainda abrem outra excelente possibilidade, uma vez que permitem que quaisquer pessoas comuns anunciem os seus móveis, seja porque simplesmente estejam precisando do dinheiro da venda, seja porque desejam renovar a decoração de casa.

Quais as vantagens de comprar móveis em leilão?

A vantagem mais evidente e, definitivamente, a que atrai mais interessados para um leilão é um tanto quanto óbvia: o preço. Como mencionado, os itens podem estar em perfeito estado de conservação ou com apenas um discreto desgaste, mas o valor de venda tende a ser bem mais baixo do que o usualmente praticado no mercado.

Além disso, é uma forma de você se inteirar do que está sendo utilizado no momento, seja em termos de decoração de imóveis, seja de empresas ou de maquinário industrial. Vale lembrar que, para quem está precisando de muitos artigos, a venda por conjunto ou por lote pode ser ainda mais positiva, com descontos consideráveis e grandes oportunidades de negócios.

Quais os cuidados para adquirir móveis em leilão?

Por fim, para comprar em total segurança e aproveitar todas as vantagens que um leilão oferece, existem alguns cuidados básicos que você deve tomar. Felizmente, não são ações complexas, e tudo começa quando você escolhe as peças e pode verificar todas as informações inseridas no edital em questão.

Nesse documento, estão dados relevantes, como os valores mínimos, o estado de conservação, quem é o proprietário e assim por diante. Outro item crucial que você deve verificar é a empresa leiloeira, que deve ter reconhecimento e expertise nesse mercado. Use a internet a seu favor e procure os antecedentes da instituição.

Veja outros cuidados que você deve ter ao optar por participar de um leilão para a compra da mobília dos seus sonhos:

  • preste bastante atenção à descrição dos bens leiloados;
  • não se esqueça de checar as medidas dos itens e verificar se eles estão adequados aos espaços que tem disponíveis;
  • verifique as condições em que se encontram os móveis e eletrodomésticos, pois, muitas vezes, se o bem tiver poucas avarias, vale a pena adquirir para reformar;
  • considere as suas necessidades para entender se vale mais a pena comprar itens individualmente ou em lotes.

Quais as diferenças entre leilão online e presencial e como participar?

Se você ainda não se familiarizou com a participação em leilões, vale lembrar, aqui, como é o seu funcionamento. Cada item leiloado (ou lote de itens) recebe um valor mínimo de venda, que servirá como base para os lances. Então, o participante que oferecer o valor mais alto por aquele item ou conjunto será o vencedor. Depois, é só esperar a liberação do item.

Esse processo pode ocorrer de forma presencial ou pela internet. No leilão online, você não precisa sair de casa para participar. Basta se cadastrar na plataforma da empresa que realiza o leilão e acessar o site, por um dispositivo – computador ou smartphone, por exemplo – conectado à rede.

Em geral, o sistema mostra uma lista com os bens ou itens leiloados, com informações como a descrição e o valor inicial, além dos lances ofertados pelos demais participantes. Você deve acompanhar a movimentação dos compradores e a contagem regressiva para não perder a oportunidade, caso deseje dar um lance vencedor. O mesmo ocorre na modalidade presencial.

Como dissemos, é importante se certificar de que a empresa que está realizando o evento é idônea e tem credibilidade no mercado. A VIP Leilões oferece leilões online judiciais e extrajudiciais há mais de 20 anos, presente em 31 grandes cidades de 16 estados brasileiros.

Como você pôde ver, adquirir móveis em leilão pode ser uma oportunidade de renovar a mobília sem fugir de suas metas financeiras, seja para sua casa, escritório ou indústria!

Gostou de aprender mais sobre adquirir móveis de leilão e aproveitá-los de diversas formas distintas? Se interessou? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco para conhecer as melhores opções do mercado!

O que é o leilão online

Posts relacionados

Deixe uma resposta