Como comprar imóvel em leilão judicial? Entenda os benefícios

comprar imóvel em leilão judicial
6 minutos para ler

Adquirir casa ou apartamento próprio é o sonho de todo brasileiro, mas o que poucas pessoas sabem é que há formas de se garantir excelentes negócios por preços interessantíssimos. Desse modo, comprar imóvel em leilão judicial mostra-se uma maneira muito eficiente de garantir vários benefícios em um momento tão importante.

Nessa operação, os imóveis que por alguma razão tiveram a sua alienação determinada pelo poder judiciário são colocados a venda e aguardam por maiores lances de compradores em potencial. Estar atento às oportunidades, sobretudo em sites de leilões pela internet, garante negócios fantásticos e ajuda na realização desse objetivo.

Ficou interessado em conhecer como funciona a compra de imóveis nos leilões judiciais e como realizá-la de forma tranquila? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

Como funciona o leilão judicial?

A ação de comprar imóvel em leilão judicial acontecerá quando a operação de venda for determinada por um Juiz de Direito, devidamente investido. Esse procedimento deve cumprir todos os passos determinados pelo Código de Processo Civil de 2015.

Essa recente alteração legislativa, conhecida como o “novo CPC”, tornou as regras relacionadas aos leilões bem mais efetivas. Elas beneficiaram os participantes promovendo celeridade e segurança na arrematação de bens. Além disso, uma determinação do Conselho Nacional de Justiça determina que o leilão deve ser realizado preferencialmente pela internet. Isso acelera a desburocratização e simplifica as condições a que os arrematantes são submetidos.

São vários os motivos que podem levar a ser determinado um leilão judicial de um imóvel. O mais comum é que a edificação sirva para pagar alguma dívida do proprietário. Ocorre em uma falência, por exemplo.

Nesse sentido, o imóvel é colocado a venda e o leiloeiro faz uma oferta pública por edital. Esse documento regerá todo o procedimento a ser adotado e determina data, horário, valores do lance mínimo e outras condições relacionadas à operação.

Dessa maneira, além de conseguir todas as vantagens de encontrar imóveis abaixo do valor de mercado, o arrematante ainda pode, em alguns casos, parcelar o valor do bem.

Quais os benefícios de comprar imóvel em leilão judicial?

Comprar imóvel em leilão judicial, como vimos, traz inúmeros benefícios ao adquirente e se demonstra uma operação muito interessante. Vamos analisar algumas de suas vantagens.

Preços atrativos

Como dissemos anteriormente, os preços praticados na venda de imóveis em leilão judicial podem ser muito inferiores aos de mercado. Isso se dá porque o leilão, via de regra, ocorre em duas etapas: a primeira praça, pelo valor de avaliação e, a segunda praça, pelo valor que o juiz determinar, que, normalmente, é 50% do valor da avaliação

Dessa maneira, aquelas pessoas que sonham em adquirir o seu imóvel próprio devem estar muito atentas aos sites especializados em leilões para que garantam a economia e todas as outras vantagens dessa iniciativa.

Processo de venda transparente

Não há nada melhor para um comprador que garantir um bom preço e participar de um processo de venda transparente. No momento de comprar imóvel em leilão judicial, ele terá acesso a um procedimento documentado e totalmente seguro, o que garante que realizada a aquisição não haverá aborrecimentos futuros.

Para garantir que essa vantagem seja observada, conte com o auxílio de empresas especializadas na realização de leilões online. Elas ajudarão você a encontrar as melhores ofertas e transmitirão segurança e dicas para uma compra eficaz.

3 dicas para uma compra tranquila

Veremos agora três algumas atitudes que o arrematante em potencial pode ter para garantir ainda mais tranquilidade e benefícios na hora de comprar imóvel em leilão judicial.

1. Considere todos os gastos envolvidos na compra

Mesmo com todas as vantagens financeiras, é preciso que realize-se um planejamento para efetuar uma compra em leilão judicial. Esse investimento requer um planejamento muito bem elaborado para evitar que exista qualquer tipo de problema futuro.

Por isso, relacione tudo o que será gasto como o valor do bem, impostos de transmissão para o seu nome etc. Desse modo, você entende exatamente o valor total a ser gasto e percebe se a operação é vantajosa ou não. Além disso, você se prepara para eventuais gastos futuros e pode aproveitar a sua excelente aquisição de modo seguro e tranquilo.

2. Atente-se ao edital

No edital você encontra as principais informações sobre imóvel que você deseja adquirir. Por isso, leia-o atentamente para que haja um planejamento prévio de todas as atitudes que devem ser tomadas.

Lá você encontra a data do leilão, o lance mínimo, o estado de conservação do imóvel, quem é o antigo dono do imóvel, dentre outras características importantes. Com essas atitudes você se prepara de modo adequado para a compra do seu imóvel por leilão e evita aborrecimentos futuros.

3. Escolha um site de confiança para realizar a compra

Outro ponto importantíssimo é contar com o site de uma empresa séria e experiente no mercado de leilões para realizar a compra. Ali você encontra as melhores ofertas e conta com auxílio de profissionais compromissados e que garantirão que você saia satisfeito com a sua aquisição.

 Contando com esse auxílio, você estará totalmente seguro e familiarizado com as expressões que são utilizadas nos leilões: como primeira praça, quando o bem é levado a leilão por cem por cento do valor da avaliação, ou segunda praça, quando não há ofertas e o valor decresce para a sua segunda venda. Assim, não há chance de erros ou enganos e a sua aquisição será segura e vantajosa.

Portanto, percebemos que comprar imóvel em leilão judicial é uma excelente alternativa para quem quer garantir bons preços e ótimas condições de pagamento na aquisição de imóveis. Para isso, fique atento às dicas que oferecemos e esteja certo de que o seu arremate renderá excelentes frutos sem possibilidade de aborrecimentos futuros.

Se você gostou deste post e ficou interessado em contar com um site especializado em encontrar melhores ofertas e condições em leilões judiciais de imóveis, entre em contato conosco. Nossa experiência no mercado e comprometimento com nossos clientes ajudarão você a realizar o seu sonho e a experimentar todas as vantagens oferecidas!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-