Saiba como funciona o leilão de imóveis

como funciona leilão de imoveis
6 minutos para ler

Existem muitas maneiras de investir no setor imobiliário, aproveitando os benefícios que um segmento tão experimentado e seguro pode proporcionar. No entanto, algumas modalidades de compra ainda não são totalmente conhecidas do público comum e, por isso mesmo, preparamos esse post mostrando como funciona o leilão de imóveis.

Essa é uma alternativa que está ganhando espaço no mercado e despertando a curiosidade das pessoas, não apenas por oferecer propriedades de alta qualidade, como também pela praticidade e pelos preços bastante atraentes que podem ser encontrados. Continue lendo e aprenda mais sobre o tema!

Afinal, como funciona um leilão de imóveis?

Você já deve estar, ao menos superficialmente, familiarizado com o conceito de leilão, que nada mais é do que um evento no qual um profissional ou uma empresa especializada (e devidamente habilitada) negociam bens, que são vendidos para o interessado que oferecer o maior lance, dentro das regras previamente estipuladas.

O leilão de imóveis, portanto, é aquele no qual casas, apartamentos, terrenos, fazendas, lojas comerciais ou qualquer tipo de propriedade está aberta para a aquisição. Nesse caso, na grande maioria das vezes, a venda está sendo feita para arcar com alguma dívida do antigo proprietário, esteja ela relacionada ou não com esse patrimônio.

Há algum tempo, os leiloes dos mais variados tipos eram realizados em um local específico, com data e hora marcada, mas a internet vem mudando esta realidade e é comum, cada vez mais, vermos todo o processo correndo pela web, desde o cadastro, a publicação do edital, a disputa dos lances, a arrematação e a concretização.

Quem pode participar de um leilão de imóveis?

Outro mito muito comum que os leiloes ainda possuem é o de que existem muitas limitações e regras para que as pessoas possam participar. O fato é que tudo é menos burocrático do que parece e, ao seguir alguns requisitos simples, qualquer pessoa pode dar os seus lances. O mais básico, por exemplo, é ter mais de 18 anos de idade.

O cadastro não costuma ser muito complexo e varia de empresa para empresa. Normalmente, são solicitados documentos comprobatórios bem comuns, como CPF, RG e comprovante de residência. Na modalidade online, tudo pode ser feito virtualmente, em questão de horas ou minutos, por meio de um dispositivo conectado com a internet.

Algumas dicas para fazer um bom negócio

Agora que você já entendeu um pouco melhor como funciona um leilão de imóveis e descobriu como é simples participar de um evento desse tipo, vamos dar algumas dicas eficazes para que você possa fazer um bom negócio e adquirir uma propriedade sem nenhuma dor de cabeça. Veja abaixo como fazer isso!

Informe-se melhor sobre o processo

O primeiro passo para se dar bem em um leilão de imóveis é buscar o máximo de informações sobre o processo em si. O ideal é conhecer a empresa ou leiloeiro responsável, verificando exatamente como tudo funciona e de que maneira eles procedem com os tramites. Essa é uma dica mais voltada para os iniciantes, pois depois tudo fica mais simples.

As informações mais básicas estarão contidas em um documento chamado de edital e é ali que você poderá analisar os dados e detalhes sobre cada bem, como o antigo proprietário, o estado de conservação ou mesmo dívidas fiscais que estejam em aberto. Também é uma boa oportunidade de analisar o endereço e a metragem do local.

Não deixe de visitar a propriedade

O edital contém uma série de informações importantes sobre o imóvel e podem trazer mais segurança para que você faça a sua aquisição, sobretudo se você estiver apostando na modalidade online. No entanto, se quiser mais garantias sobre o seu investimento, é recomendado fazer uma visita ao local. 

Lembre-se que, em alguns casos específicos, isso pode não ser possível, mas em outros você poderá ir pessoalmente na propriedade, tendo a oportunidade de ver quais são as atuais condições da unidade, o estado de conservação, a localização exata e calcular quanto você precisará gastar em pequenas obras ou reparos. Por isso, é aconselhável consultar a empresa leiloeira, para saber sobre a possibilidade de visita ao local.

Determine qual a sua oferta máxima

Quem está comprando imóveis em leilão pela primeira vez deve ter um pouco de atenção quanto a esse aspecto. Afinal, essa é uma aquisição de grande porte e você precisa ter muita paciência para juntar dinheiro e adquirir uma casa, apartamento, loja comercial, sítio ou mesmo um terreno ou lote residencial. 

Por isso, antes de mais nada, é preciso reconhecer os seus limites! Como o mercado imobiliário é muito valorizado, é fácil se entusiasmar e gastar demais, não é mesmo? No entanto, é importante não ir muito além do seu alcance ou intenção inicial, para não correr o risco de acabar com mais prejuízos do que retorno financeiro.

Avalie todos os custos envolvidos

Por fim, para se dar bem em um leilão de imóveis, você precisa avaliar, com muito cuidado, quais são os custos envolvidos. Isso é ainda mais relevante se não estiver com muitos recursos sobrando, pois os detalhes e despesas que você não colocou na ponto do lápis anteriormente poderão fazer com que o seu esforço não valha tanto a pena como imaginou no início da negociação.

É preciso ter atenção, primeiramente, com eventuais dívidas ou impostos anteriores, que estarão apontados no edital. O mesmo olhar precisa ser dado para as reformas e reparos, que podem valorizar o local, mas que também custam tempo e dinheiro. Inclua na equação, por fim, o preço do IPTU, do documento da propriedade, a comissão do leiloeiro e a taxa de condomínio, se for o caso. 

Agora você já entendeu um pouco melhor como funciona um leilão de imóveis, ficou mais simples perceber que, com planejamento, prudência e a orientação adequada, essa é uma compra que pode trazer muitos benefícios para o seu patrimônio, uma vez que, mesmo com os custos envolvidos, os preços podem ser até 60% menores do que os de mercado!

Gostou de aprender como funciona um leilão de imóveis? Quer contar com os benefícios de adquirir uma propriedade incrível, por meio de um lance certeiro? Então entre em contato conosco, conte com o nosso excelente atendimento aos clientes e conheça nossas excelentes opções de propriedades!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-