Como comprar imóvel? 3 dicas para você acertar na compra

comprar imóvel
3 minutos para ler

Comprar um imóvel, seja para investir ou pra morar, pode ser uma grande responsabilidade. Diante dessa realidade, preparamos este conteúdo com algumas das melhores dicas para você acertar na compra e achar uma propriedade em perfeita sintonia com suas expectativas, suas necessidades e o seu bolso. Continue a leitura e descubra como!

1. Confira atentamente a documentação

A primeira dica para comprar um imóvel com sucesso consiste em conferir, com toda a atenção possível, a documentação da propriedade. Afinal, para que essa aquisição traga, efetivamente, mais segurança, é preciso ter a certeza de que tudo está dentro da legalidade. Assim, você evita alguns problemas posteriormente.

2. Compre algo compatível com seu perfil

Para acertar na compra do imóvel, também é importante que você ache algo que esteja de acordo com o seu perfil orçamentário e com as necessidades da sua família.

Procure fazer simulações para ver como as prestações afetarão o seu orçamento doméstico. Verifique a possibilidade de usar o seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para pagar algumas parcelas e entenda melhor qual modalidade de amortização é melhor para você. Portanto, só assine o contrato quando estiver seguro de tudo.

3. Leia o contrato de compra atentamente

O contrato de compra e venda é um documento extremamente importante. Sendo assim, não se sinta envergonhado de perguntar ou de questionar qualquer ponto que gere dúvidas — é um direito seu que pode e deve ser utilizado.

Formas de comprar um imóvel

Leilão de imóveis

O leilão de imóveis vem ganhando muito espaço no mercado imobiliário brasileiro, sobretudo em razão das várias vantagens que oferece. É uma modalidade que traz inúmeras oportunidades de negócio, com descontos vantajosos e ofertas que podem proporcionar preços muito abaixo do valor praticado no segmento.

Os leilões online, por exemplo, são extremamente práticos. Em um mesmo site, você poderá ver unidades em diferentes cidades e estados do país, incluindo residenciais, comerciais e rurais. Não será preciso se envolver em longas negociações com o proprietário e os interessados só precisam se cadastrar e procurar pela melhor escolha.

E, ao contrário do que muitos pensam, é possível financiar alguns imóveis de leilão. Outro benefício é que a documentação dos imóveis de leilão estão sempre em ordem.

Pagamento à vista

Essa alternativa pode trazer alguns benefícios importantes, como descontos e poder de barganha com o vendedor.

Financiamentos imobiliários

Os financiamentos imobiliários, por outro lado, são uma modalidade muito popular no Brasil. Eles acabam sendo a escolha mais comum de quem não tem todo o dinheiro para uma compra à vista na conta, mas deseja desfrutar da casa ou do apartamento o quanto antes.

Consórcios imobiliários

Os consórcios são outra opção usada com frequência pelo público brasileiro e compartilham algumas semelhanças com o financiamento. Aqui, o comprador paga parcelas para uma instituição todos os meses, porém só recebe a unidade quando for contemplado em sorteio e não pode haver pressa para usar o imóvel.

Seguindo essas dicas e conhecendo essas modalidades, você conseguirá tomar as melhores decisões ao comprar seu imóvel e poderá fazer a melhor escolha para garantir a segurança e o conforto da sua família — e do seu bolso, claro.

Achou este conteúdo interessante? Então compartilhe-o já em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Um comentário em “Como comprar imóvel? 3 dicas para você acertar na compra

Deixe uma resposta

-