Arrematar imóveis em leilão é a oportunidade de adquirir propriedades com preços atrativos. Mas a empolgação de se tornar o novo proprietário pode se dissipar ao descobrir que o imóvel está ocupado. Sabendo disso, é comum que muitas pessoas dispostas a participar de leilões tenham a dúvida: vale a pena comprar imóvel ocupado em leilão?
Para responder essa pergunta, é importante saber que a compra de um imóvel ocupado pode ocorrer tanto em leilões judiciais quanto em leilões extrajudiciais.
No leilão judicial, os imóveis são leiloados como parte de um processo legal, como ações judiciais. Já os leilões extrajudiciais envolvem a venda de imóveis por instituições financeiras, como bancos, como uma medida para recuperar dívidas não pagas.
Em ambos os casos, é possível saber a condição de ocupação do imóvel na descrição do mesmo no edital do leilão. Se, após essa etapa, você ainda estiver interessado na aquisição, é importante tomar alguns cuidados para garantir que o investimento valha a pena.
Neste material, explicamos mais sobre em que circunstâncias a compra de imóvel em leilão ocupado pode ser um investimento vantajoso. Confira e tire suas dúvidas!
O que fazer na compra de um imóvel ocupado?
Comprar em leilão um imóvel ocupado pode ser um processo que exige atenção e cuidados especiais. Se isso aconteceu com você, a melhor recomendação nesse primeiro momento é fazer pessoalmente uma visita ao local para confirmar as informações sobre a ocupação.
Uma visita ajuda a confirmar a situação real e permite avaliar eventuais danos ou necessidades de reparo. A ida ao imóvel também pode servir para descobrir se o atual ocupante cogita permanecer no local após a transferência da propriedade.
Segundo a lei, quando você compra um imóvel em leilão, ele é considerado legalmente disponível, o que significa que você, como o arrematante, tem o direito à posse e ocupação. Isso dá o poder de solicitar judicialmente a desocupação. No entanto, se for do seu interesse, é possível estabelecer um acordo de aluguel com o ocupante atual.
Caso seu objetivo seja ocupar o imóvel imediatamente, é aconselhável tentar resolver a situação de maneira amigável antes de recorrer à via judicial, entendendo a real situação do ocupante e buscando a negociação de um acordo de desocupação.
Durante a negociação, se tudo estiver indo bem, é possível acordar prazos para a desocupação que atendam às necessidades de ambas as partes envolvidas.
Vale a pena comprar imóvel em leilão ocupado? Se sim, por quê?
Comprar um imóvel ocupado em leilão, embora seja um processo mais delicado que a compra tradicional, é uma opção que vale a pena porque ainda mantém todos os benefícios de adquirir um imóvel em leilão judicial e extrajudicial.
Por exemplo, os imóveis leiloados geralmente têm seus preços reduzidos para atrair compradores e promover vendas mais rápidas. É possível encontrar propriedades com valores abaixo da média do mercado, com descontos que chegam a 50% e até mais.
Além disso, em comparação à aquisição de um terreno e à construção de uma casa do zero, que pode ser um processo demorado e cheio de complicações, a tendência é que a compra de um imóvel leiloado (mesmo que ocupado) seja mais ágil.
Quais são os cuidados necessários?
Embora a compra de um imóvel ocupado em leilão possa apresentar alguns desafios, como a desocupação e possíveis conflitos com os atuais moradores, esses obstáculos podem ser superados com uma série de cuidados.
Se a conversa de negociação com o atual ocupante não surtir efeito, o comprador do imóvel ocupado está sob o direito de acionar o morador por meio de uma ação judicial para obter a desocupação do imóvel e a transferência da posse.
Nesse momento, o auxílio de um advogado ou de uma assessoria jurídica será útil. Você terá o suporte necessário desde o início do processo e evitará que o problema se prolongue ao longo de anos tentando obter a posse do imóvel.
Antes de ingressar com a ação judicial, ainda é possível recorrer a uma notificação extrajudicial. Esse aviso é uma maneira formal de reafirmar a necessidade de desocupação do imóvel e uma tentativa de resolver a situação sem recorrer diretamente aos tribunais.
Portanto, vale a pena comprar imóvel em leilão ocupado, desde que você esteja preparado para os obstáculos que podem surgir. Com o suporte jurídico adequado, é possível enfrentar os desafios dessa situação e comprar a propriedade que atenda às suas expectativas.
Caso você ainda tenha a dúvida se vale mais a pena alugar ou comprar imóveis em leilão, confira aqui nosso conteúdo completo sobre o assunto e tire suas dúvidas!