Os leilões de imóveis e carros estão entre os mais populares do mercado, pois representam um ótimo investimento para quem deseja adquirir bens por um preço baixo. Porém, outra modalidade muito conhecida é o leilão de arte, uma ótima forma de promover artistas e aumentar o acesso da população a diferentes obras de arte.
Se você tem interesse nesse mercado, este post é para você. Continue a leitura para descobrir o que é o leilão de arte, como ele funciona e o que fazer para entrar nesse tipo de pregão!
O que é um leilão de arte?
Neste tipo de leilão, obras de arte são vendidas mediante a atuação de um leiloeiro. Elas podem incluir pinturas, esculturas, fotografias, gravuras, entre outros itens, apresentadas em um catálogo aos participantes.
Muitos leilões vendem trabalhos apenas de artistas renomados e registram cifras milionárias. Em um leilão realizado em 2023, por exemplo, o quadro “Femme à la montre”, de Pablo Picasso, foi leiloado por US$ 121 milhões, ou cerca de R$ 593,2 milhões. No entanto, também há leilões cujo objetivo é divulgar e valorizar o trabalho de artistas menos conhecidos, sendo mais acessíveis ao público.
O leilão de arte pode ocorrer por diferentes motivos, como por causas beneficentes ou quando o proprietário das obras precisa de dinheiro. Mas, em geral, são planejados com meses de antecedência e têm uma programação fixa de obras disponíveis.
Como funciona?
Quando uma obra de arte vai a leilão, ela é avaliada inicialmente com um preço mínimo, definido por um avalista. A partir daí, os participantes devem fazer lances e quem oferecer o melhor valor levará a obra para casa.
Qualquer pessoa interessada em adquirir a obra pode fazer um lance. Quando um comprador se torna proprietário de um bem, ele deverá efetuar o pagamento ao final do evento.
É importante destacar que, no caso de leilões beneficentes, o objetivo é que o dinheiro arrecadado seja destinado a alguma causa. Com isso, é comum que as obras tenham valores iniciais superestimados.
Como participar?
Se você tem interesse em comprar algum item em um leilão de arte, deve seguir alguns passos. Confira:
- busque empresas e casas de leilões confiáveis e que realizam leilões específicos com obras de arte;
- verifique o catálogo de peças e participe das pré-exposições para vê-las de perto;
- observe a condição da obra de arte e se elas atendem às suas exigências;
- faça uma pesquisa sobre o artista, pois seu trabalho pode influenciar o valor da peça;
- leia o edital do leilão com atenção;
- faça o seu registro no leilão, o que pode ser feito online pelo site da casa de leilões ou pessoalmente;
- estabeleça um orçamento e decida até que ponto está disposto a dar lances em cada obra de arte.
Com o leilão de arte, as obras de diferentes artistas, sejam eles conhecidos ou não, são apresentadas e leiloadas e alcançam um maior número de pessoas. Por isso, se você é um colecionador de obras ou apenas um amante da arte, aposte nessa modalidade para encontrar peças únicas e até mesmo valiosas.
O que achou do nosso artigo sobre o universo do leilão de arte? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário!