Leilão de carros usados: aprenda como fazer a melhor compra

leilão de carros usados
6 minutos para ler

Uma modalidade de compras que vem ganhando bastante espaço no mercado é o leilão de carros usados, sobretudo pelos inúmeros benefícios que oferece, como preços atrativos para as melhores marcas e modelos. Diante dessa realidade, aprender um pouco mais sobre o assunto e descobrir como fazer a melhor compra pode ser essencial.

Para fazer um bom negócio, basta que você siga alguns passos básicos e vá ganhando mais conhecimento sobre essa alternativa, que traz muitas vantagens para quem pretende fazer um investimento em um veículo, mas não está com dinheiro sobrando. Continue lendo e veja como fazer isso!

Afinal, o que é um leilão de carros?

Um leilão de carros , antes de tudo, é uma excelente opção para adquirir um automóvel. Trata-se de uma modalidade de negociação na qual interessados podem dar um lance por um item de seu interesse. Ao final da disputa, quem oferecer o valor maior ganha e arremata o produto.  

Vale ressaltar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os veículos podem ser leiloados pelos mais variados motivos e, muitas vezes, eles estão em excelente estado de conservação. Uma das causas mais comuns, por exemplo, é por inadimplência, quando pessoas que fizeram um financiamento não conseguem pagar as parcelas.

Como funciona um leilão de carros usados?

Um leilão de carros de uma maneira bastante similar ao de qualquer outro produto. É elaborado e disponibilizado um edital, no qual os interessados poderão obter todas as informações relevantes sobre os itens e saber se eles estão em sintonia com as suas necessidades, expectativas, demandas e anseios.

É nesse documento que você encontrará as regras, as formas de pagamento e respostas para as principais dúvidas. Com a grande popularização da internet nos últimos anos e até em decorrência das medidas de isolamento social causadas pela pandemia de coronavírus, a versão online dos leilões vem ganhando cada vez mais adeptos.

Como participar de um leilão de carros usados?

Existem etapas e exigências diferentes para participar de um leilão de carros, em decorrência do tipo e da empresa que está produzindo o evento. Falando de uma forma mais específica da modalidade online, o primeiro passo é não abrir mão da segurança e procurar uma empresa que tenha as devidas autorizações que o ramo exige.

Depois de fazer essa verificação, você precisa fazer um pequeno cadastro, fornecendo as suas principais informações e alguns números de documentos. Após ser aprovado, você finaliza o processo e pode conferir os editais e começar a dar os seus lances nos lotes disponíveis, até adquirir o veículo do seu agrado.

Quais são as vantagens de um leilão de carros?

São muitas as vantagens de participar de um leilão de carros, mas certamente a mais celebrada e significativa é que os automóveis apresentam um preço muito menor do que no mercado comum. Dependendo de algumas características e do interesse dos participantes, é possível encontrar itens por 30% a 50% menos do que na Tabela Fipe.

Além disso, você tem acesso a uma grande variedade de marcas e modelos. Dessa maneira, não precisará juntar tanto dinheiro para adquirir aquele sedan ou a SUV que você sempre sonhou, por exemplo.

Quais são as desvantagens de um leilão de carros?

É difícil apontar desvantagens em um leilão de carros, especialmente se você for cuidadoso na escolha da empresa leiloeira e não se exceder com os seus lances. Uma dica interessante é ler atentamente o edital e estipular um valor limite, além de ter certeza de que a opção escolhida atende às suas expectativas, demandas e necessidades.

Outra questão que pode ser um problema é a segurança. Tendo em vista que o segmento está em franco crescimento pelos benefícios que oferece, é natural que surjam pessoas querendo se aproveitar desse sucesso. Sendo assim, verifique as certificações do site, pesquise a reputação na internet e, se precisar, ligue para o telefone disponibilizado. 

Quais as dicas para participar de um leilão de carros?

Agora que você já está um pouco mais familiarizado com o tema, vamos dar algumas dicas para que tenha sucesso ao participar de um leilão de carros. Confira.

Leia atentamente o edital

A primeira das dicas para participar de um leilão de carros é, como já dissemos, dar uma boa conferida no edital. Esse é um documento importante e oficial, no qual você poderá encontrar todas as informações relevantes sobre os veículos disponibilizados no lote, vendo se ele é o que você realmente deseja.

É ali que constarão, por exemplo, quais são as regras, as taxas envolvidas, o estado do automóvel e assim por diante. Com isso, você pode obter todos os benefícios dessa prática cada vez mais comum e confiável, realizada por diversas grandes instituições do ramo.

Visite pessoalmente o pátio

Outro fato que algumas pessoas ainda não sabem sobre o leilão de carros é que, dependendo do lote e da empresa, pode ser possível visitar o item pessoalmente antes de dar o seu lance. Isso é interessante, pois ainda que as imagens disponibilizadas sejam de alta qualidade, é mais fácil confirmar o real estado com os próprios olhos.

Aproveite essa oportunidade para checar, por exemplo, algum arranhão mais extenso ou se as portas estão alinhadas. Mudanças bruscas das tonalidades da pintura podem demonstrar uma batida grave. De qualquer maneira, em uma empresa séria, tudo isso constará no edital.

Estabeleça um valor limite

Por fim, para fazer a melhor compra, você precisa estabelecer um valor limite. Por mais simples que isso possa parecer, o fato é que são tantos modelos interessantes e marcas de alta qualidade por preços atrativos que, muitas vezes, não é difícil se empolgar e sair comprando um item que você nem desejava.

Sendo assim, tente não perder o foco e estipule uma quantia máxima, que não deve ser ultrapassada. Se você perder o arremate, não tem problema: vá ganhando experiência na plataforma, entendendo a dinâmica e, em breve, será o vencedor da disputa.

Depois de ler esse conteúdo e ao seguir essas dicas, você pode participar de um leilão de carros sem medo, obtendo o modelo que você sempre quis por um preço muito mais interessante!

Gostou de aprender mais sobre o leilão de carros? Ficou interessado em participar de um evento do tipo, organizado por uma empresa renomada no setor? Então entre em contato conosco!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-