Vale a pena comprar carro online? Entenda as vantagens

comprar carro online
6 minutos para ler

A internet mudou o comportamento de compra da maioria das pessoas. Hoje é possível comprar quase tudo por meio dela, inclusive automóveis. Você já pensou em comprar carro online? Muita gente não sabe, mas existe um mercado crescente com pessoas que estão escolhendo e comprando dessa maneira.

Contudo, é necessário estar atento a alguns pontos para fazer sempre as melhores escolhas. Para ajudá-lo a entender melhor as oportunidades desse setor, publicamos este artigo. Boa leitura!

Quais os cuidados que devem ser tomados?

Verifique a credibilidade das informações

Desconfie de anúncios que se contradizem, como uma legenda de foto que informa uma coisa e a descrição do veículo diz outra. As fotos também precisam ser observadas com atenção, pois podem ser retiradas de outros sites.

É sempre interessante telefonar para a loja, ou conversar com o seu canal de atendimento. Dessa maneira, o cliente consegue tirar dúvidas e verificar a idoneidade de quem está vendendo o automóvel.

Nunca deposite dinheiro sem ter certeza da idoneidade do vendedor

Outro cuidado básico é nunca depositar um sinal ao vendedor sem ter certeza de que trata de uma empresa séria. Nesses casos, faça uma pesquisa na internet, consulte a situação do CNPJ do negócio, verifique se existem reclamações nas redes sociais ou em sites como o Reclame Aqui etc.

Consulte os dados do veículo

Esses cuidados já eram necessários muito antes da internet existir, pois alguns golpes são antigos. A vantagem de comprar online é poder checar todas as informações em tempo real.

Pelo site do Detran do seu estado, você consulta o número do chassi do carro e descobre se ele tem alguma multa ou está com a documentação atrasada. Para isso, basta ter o número de Renavam do veículo e a sua placa.

Se o número do motor ou do chassi não forem os mesmos informados pelo vendedor, tome cuidado. O motor pode ter sido substituído, indicando que o carro sofreu algum problema mecânico grave.

Ademais, existe o risco de o automóvel ter sido clonado. Essas informações são básicas e não devem ser menosprezadas ao comprar carro online.

Quais as vantagens de comprar carro online?

Acesso a mais produtos

Há alguns anos, as pessoas ficavam restritas geograficamente na hora de comprar um veículo. As únicas maneiras que se tinha para pesquisar boas ofertas eram os anúncios nos jornais e as indicações de amigos.

Ao comprar um carro pela internet, as barreiras geográficas são quebradas e o consumidor tem acesso a ofertas e produtos variados, com a oportunidade fazer um negócio vantajoso.

Para quem compra carros com o intuito de os revender, trata-se de uma excelente chance de aperfeiçoar o seu negócio, oferecendo automóveis de qualidade aos seus fregueses.

Economia de tempo

Imagine ter que andar o dia todo pela cidade para pesquisar as oportunidades disponíveis na compra de automóveis? Dificilmente o comprador fecha negócio com o primeiro vendedor com quem conversa, não é mesmo?

Ao comprar carros online, você pode analisar dezenas de ofertas, enviar propostas e conversar com vendedores sem sair de casa. Trata-se de uma maneira de poupar o seu tempo.

Como comprar carros on-line?

Visite sites e aplicativos eletrônicos

Algumas plataformas são especializadas na compra e venda de automóveis, Esses sistemas priorizam o contato entre pessoas que querem comprar automóveis.

Um exemplo desses aplicativos é o VIP Direto. Nele, você anuncia gratuitamente. Nesse mesmo sistema, é possível dar lances nos automóveis. O cliente poderá participar de leilões sem sair da sua casa. O que é muito interessante, já que algumas cidades não oferecem essa modalidade de compra aos seus moradores.

Ao comprar por meio de lances, as chances de fazer um bom negócio aumentam muito, já que, dificilmente, os usuários irão oferecer ofertas muito caras para adquirir os carros. Afinal de contas, o objetivo de comprar algo em um leilão é economizar.

Sites de leilões pela internet

Além de aplicativos, existem sites de leilões de veículos. Você já deve ter ouvido falar que comprar um carro em um leilão é mais barato, certo? Isso realmente é verdade. O problema é que em muitas cidades não existem leilões de automóveis.

Nesses casos, as pessoas precisam viajar até os grandes centros urbanos para poder ter acesso a esses serviços. O tempo gasto nesse trajeto e o custo com hospedagem nem sempre justificavam o esforço do consumidor.

Por isso, muitos clientes estão recorrendo aos leilões pela internet. As regras são as mesmas de um leilão presencial — todas as informações sobre o veículo estão no edital do leilão. Além disso, o pagamento deve ser feito sempre à vista. Em leilões, não é possível pagar parcelado pelo produto arrematado.

Nesse caso, é importante verificar os preços médios dos veículos para acertar na hora de fazer o seu lance.

A compra por meio de leilão é absolutamente segura. O edital do evento é público e pode ser consultado por qualquer pessoa, ainda que ela não tenha interesse na compra. Instituições que representam o setor, como a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (Aleibras), garantem a qualidade dos serviços prestados pelas empresas leiloeiras.

Todos esses cuidados fazem parte de uma série de estratégias que as empresas realizam para tornar os leilões de veículos cada vez mais acessíveis ao público. Sendo assim, basta ao consumidor testar essa modalidade de compra para se habituar aos leilões.

Como vimos, comprar carro online é fácil, seguro e traz boas oportunidades para o seu bolso. Para que a compra seja realizada adequadamente, basta que o comprador tome cuidados básicos, os mesmos que seriam necessários na aquisição de um automóvel presencialmente.

Se você ficou curioso sobre os leilões, não deixe de ler um artigo que preparamos sobre o funcionamento dos leilões de carros. Assim, caso você decida comprar um veículo em um leilão, você estará preparado!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-