Quando fazer manutenção de moto? Saiba o que é preciso conferir

manutenção de moto
6 minutos para ler

Vivemos tempos nos quais ter um pouco mais de prudência com a parte financeira é uma ação muito importante e as pessoas tentam fazer de tudo para juntar dinheiro no final do mês. No entanto, existem economias que podem cobrar o seu preço depois e, por isso mesmo, é fundamental saber quando fazer manutenção de moto.

Agir com prudência e prevenção, nesse caso, acaba sendo a melhor escolha, tendo em vista que um veículo demanda o máximo de segurança para rodar e que esse tipo de escolha também traz vantagens na hora de uma eventual revenda. Continue lendo este post e aprenda mais sobre o assunto!

Qual a importância da manutenção preventiva?

A chamada manutenção preventiva é aquela que, como o próprio nome já diz, é realizada para evitar que algum problema possa surgir e atrapalhar o uso do veículo. O seu conceito se baseia em que, quando você verifica periodicamente os itens e mantém tudo em dia, você evita avarias e quebras, economizando bastante dinheiro e tempo.

Trata-se de uma estratégia inteligente e um bom investimento, pois a ação sistemática de controle e monitoramento tende a melhorar até o desempenho da moto. Logicamente, devemos lembrar que isso não é feito de maneira aleatória e existem certas recomendações e orientações específicas, que são feitas pelos próprios fabricantes.

Quais os sinais de que está na hora da manutenção?

Se, por um lado, a manutenção preventiva ajuda a evitar avarias e problemas inesperados, por outro, é bastante provável que um veículo possa dar sinais de que precisa de uma observação mais atenta, sobretudo quando ele é muito utilizado ou é empregado em condições adversas, como pistas mal conservadas, cargas elevadas e assim por diante.

Como já dissemos, os fabricantes de motos, carros ou outros veículos fazem uma recomendação específica para cada modelo e condição, que tende a respeitar, em linhas gerais, a quilometragem rodada ou um tempo determinado. É bastante recomendável seguir a sequência preconizada, principalmente nas primeiras revisões sugeridas.

Outros fatores também podem influenciar e antecipar esse cuidado. Um que é bastante claro, por exemplo, é a realização de viagens mais longas, pois isso deixa clara a necessidade de verificação, pelo menos, de alguns dos principais itens, como pneus, óleos, freios, etc. Isso é crucial para sua segurança e do passageiro, se for o caso.

Quais as vantagens de fazer a manutenção preventiva?

Agora que você já entendeu melhor o que é e qual a importância da manutenção preventiva, além de alguns dos principais indicativos de que você precisa realizar esse tipo de cuidado, vamos mostrar certas vantagens que você pode obter agindo dessa maneira. Continue lendo e confira quais são elas!

Economia

É bem provável que, em um primeiro momento, você acabe encarando a manutenção preventiva como uma despesa e, em curto prazo, realmente você pode gastar dinheiro com isso. No entanto, o fato é que, ao apostar nessa estratégia, você acaba economizando e evita surpresas que possam fazer com que você saia de suas metas financeiras.

Não realizar a manutenção é aquela tática barata que pode sair bem cara no futuro! Uma peça funcionando inadequadamente, por exemplo, pode acabar quebrando, gerando outros prejuízos e colocando até a sua saúde em risco. Os custos de um cenário assim são bem mais elevados do que se o problema fosse identificado previamente.

Segurança

Uma moto que não tem a devida manutenção preventiva é, acredite, uma espécie de “bomba-relógio”. Essa é uma realidade ainda mais evidente para quem utiliza o veículo para trabalhar ou realizar viagens longas, uma vez que falhas em itens como pneus ou frios, especialmente em alta velocidade, podem ter consequências muito ruins.

A parte elétrica também merece ser citada, já que algumas pessoas acham que uma pane nesse setor não tende a ser tão séria. Entretanto, você já imaginou se isso ocorrer em um local pouco seguro ou justamente na hora de uma ultrapassagem? Certamente, esse não é um risco que vale a pena correr, não é mesmo?

Eficiência

Um dos itens que a manutenção preventiva proporciona é uma maior eficiência dos componentes, algo que é fundamental para o desempenho de um veículo, especialmente em se tratando de uma moto. Os ajustes e verificações são realizados justamente para deixar os veículos com as regulagens mais adequadas, o que proporciona o melhor funcionamento.

Dessa maneira, podemos esperar, por exemplo, um consumo de combustível menor, o que é muito positivo em um momento como o atual, no qual a gasolina está com um preço bastante acentuado. Até mesmo no quesito sustentabilidade a manutenção ajuda, pois menos poluentes tendem a ser emitidos. A natureza agradece!

O que verificar na manutenção da moto?

Ao fazer a manutenção preventiva, é natural que você queira que o veículo seja analisado como um todo e é isso que deve acontecer. Entretanto, sempre existem alguns componentes que merecem uma atenção especial, como os pneus. Veículos de duas rodas dependem ainda mais de equilíbrio, o que demanda pouco desgaste e calibragem correta. 

As correntes e a transmissão também são muito importantes, pois são elementos mecânicos imprescindíveis e precisam de observação, assim como todo o sistema de frenagem e suas peças. Para completar a avaliação, devemos pensar no nível do óleo, nos filtros, na parte elétrica como um todo e na bateria, que não pode nos deixar na mão! 

Por incrível que pareça, um percentual bastante elevado dos problemas que ocorrem em uma moto são evitáveis e acontecem, na maioria das vezes, por negligência do proprietário. Você já deve ter presenciado acidentes sérios ou mesmo visto em vídeos da internet o que a falta de cuidado pode gerar. Não caia nessa cilada!

Gostou de aprender mais sobre o tema e descobrir quando fazer manutenção de moto? Siga a orientação do fabricante e não hesite, em caso de dúvidas ou de uma longa viagem, em buscar ajuda especializada para o seu veículo!

E agora, já aprendeu quais os sinais que mostram quando fazer manutenção de moto? Quer conferir outros conteúdos interessantes como este em primeira mão? Então não perca mais tempo e assine, inteiramente grátis, a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-