Como escolher o primeiro carro que é perfeito para você?

primeiro carro
6 minutos para ler

A escolha do primeiro carro costuma ser um episódio marcante na nossa vida . Nesta leitura, você conhecerá as principais curiosidades, custos e critérios para a compra do seu primeiro veículo. Com isso, acreditamos que estará preparado para realizar uma boa escolha, que satisfaça as suas necessidades ao longo dos anos. Não perca tempo e acompanhe!

A escolha do primeiro carro

De modo geral, existem apenas quatros fatores determinantes à sua escolha, que são o orçamento, as especificações do modelo, o perfil de uso . Veja!

Capital

Logo de início, você precisa identificar o caixa disponível para essa aquisição, pois como lembra aquele velho ditado, não adianta dar um passo mais largo do que a sua perna, não é mesmo? Filtre em suas opções apenas as alternativas que sejam compatíveis com o seu bolso, tanto em um pagamento à vista como parcelado.

Modelos

Já em um segundo momento, você deve fazer uma análise consistente do que o carro tem a te oferecer. Todos partimos de dois pontos iniciais: a predileção por uma marca e a aparência do veículo. Por causa disso, é inevitável que você pesquise diversos modelos.

Basicamente, este critério prioriza a sua capacidade de comparação. Será importante que você se informe sobre o modelo desejado, busque conhecer a opinião de proprietários, pesquise sobre revisões em portais especializados e saiba o custo médio de plano de manutenções, seguro referente ao seu perfil de condutor e demais situações.

Perfil de uso

O perfil de uso é um critério que te estimula a pensar como será interação com o veículo, ou seja, qual o propósito que você enxerga nesse bem. Por exemplo:

  • você está em busca de economia, custo-benefício e comodidade;
  • prioriza o desempenho, buscando performance, comportamento dinâmico e agilidade;
  • prioriza a distinção, buscando estética e tecnologia
  • compactos e equipados com direção hidráulica ou elétrica e câmbio automático, por serem mais simples de conduzir
  • econômicos, populares e menos potentes, apresentando uma performance mais coerente com o seu primeiro veículo.

As formas de aquisição

Finalmente, chegamos na parte em que muitos consumidores ficam confusos, pois não conseguem equilibrar os prós e contras das diferentes modalidades de aquisição. Por isso elaboramos um breve descritivo para facilitar esse momento. Confira!

À vista

Neste caso o consumidor dispõe de toda a quantia necessária para a quitação integral e imediata do veículo, fazendo com que tenha grande poder de barganha.

Consórcio

A modalidade que preza pela acessibilidade. O consumidor não precisa apresentar nenhuma comprovação de renda ou histórico de crédito, bastando se associar a um grupo de consorciados com o mesmo objetivo de comprar um veículo. A retirada, no entanto, depende de sua contemplação, que tende a acontecer nas assembleias mensais por meio de sorteios ou quitação antecipada. Nesse último caso, o lance pode variar e chegar a valores acima do planejado inicialmente. O tempo de espera para ser sorteado aleatoriamente varia do primeiro mês até a validade do consórcio, que pode chegar a 80 meses.

Financiamento

O consumidor contrai um empréstimo com uma instituição financeira, que quita a compra com a loja, assumindo a dívida para si. Ela deverá ser paga em parcelas, com o devido acréscimo de juros.

Leilão

Por último e não menos importante, a modalidade que tem conquistado o mercado nacional, apesar de ser muito utilizada no exterior. O grande diferencial do leilão de carro está no seu preço consideravelmente baixo.

A modalidade oferece oportunidades até 50% mais baratas do que no mercado convencional de seminovos e usados. A retirada é imediata, bastando que o comprador regularize as pendências do veículo – sempre descritas na ficha do modelo. O pagamento é à vista, incluindo inclusive, a comissão do leiloeiro. Mesmo assim, trata-se da modalidade mais acessível e ágil para a compra de um veículo em bom estado.

As despesas a se considerar

Então, chega o momento em que o futuro proprietário deverá observar todos os gastos que envolvem a compra de seu carro. Para te ajudar, segmentamos este tópico em duas seções, em que primeiro listamos os custos importantes à aquisição e, depois, os gastos que serão decorrentes do uso do veículo em questão. Dê uma olhada!

Aquisição

Aqueles valores importantes de se ter em mente ao momento da compra, pois são fundamentais para a regularização do veículo.

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma contribuição anual à União, com um valor que varia de 2% a 4% do valor do veículo, a depender da localidade do emplacamento.

DPVAT

Já aqui, falamos do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, que é uma apólice de contratação obrigatória a qualquer proprietário. Em 2019, o DPVAT teve uma redução considerável de preço, passando a custar cerca de R$12.

Licenciamento

Novamente, um procedimento regulatório com custo variável em função do estado de emplacamento. Geralmente, o licenciamento custa cerca de R$150, mas é fundamental que você consulte o portal do seu DETRAN para identificar o custo da sua região.

Utilização

Já aqui, temos os gastos que surgem com o uso cotidiano do veículo, que são fundamentais ao seu funcionamento, durabilidade e segurança.

Seguro

A contratação de uma apólice de seguro é indispensável à proteção do seu carro. Inclusive, aqui vale lembrar que esse produto é importante não somente para a segurança no caso de uma ação criminosa, mas também para te cobrir nos incidentes do trânsito, como acidentes, colisões.

Abastecimentos

A menos que você tenha adquirido um veículo elétrico, o combustível será um custo recorrente no seu orçamento mensal. Por causa disso, é importante escolher um modelo com boa autonomia, capaz de apresentar boas médias de consumo.

Manutenções

Como todo conjunto mecânico, os veículos demandam manutenção periódica para que se substitua alguns componentes.

Gostou deste post esclarecendo a compra do primeiro carro? Então não perca a chance de conferir mais artigos que podem te aproximar dessa conquista. Basta assinar a nossa newsletter!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-