Como saber se o site de leilão é seguro? Veja o que observar!

site de leilão seguro
6 minutos para ler

O universo dos leilões se popularizou pelo mundo e tem se tornado uma opção cada vez mais atrativa para os consumidores brasileiros, o que se deve ao fato de ser uma modalidade de compra altamente vantajosa e que ganhou ainda mais prática com a utilização da internet . Porém, antes de qualquer coisa, é preciso saber se o site de leilão é seguro, o que evita dores de cabeça.

Felizmente, existem algumas medidas simples e eficazes que podem ser tomadas para que você não corra o risco de ser vítima de golpes e fraudes. Ficou interessado e quer descobrir como fazer isso? Confira, neste post, as melhores dicas para participar de leilões online que realmente sejam seguros!

Atente-se à lista de leiloeiros certificados

Uma das ações mais importantes que você pode adotar para saber se o site de leilão é seguro é ficar de olho na lista de leiloeiros certificados. Trata-se de uma iniciativa da Associação da Leiloaria Oficial do Brasil (ALEIBRAS), a organização mais relevante do setor do país e que reúne as maiores operadoras do ramo aqui no Brasil.

A entidade confere o chamado “Selo Leilão Seguro”, para empresas que possuem tecnologias extremamente confiáveis e com elevado padrão, garantindo uma transação com altos níveis de segurança para os clientes. Com tal certificação, você tem um atestado de credibilidade e honestidade, validando a excelência em toda a operação.

Tome muito cuidado com transferências

As empresas sérias do mercado de leilões jamais exigirão que o cliente faça um pagamento antes do evento acontecer. Além disso, não se esqueça que reverter transferências bancárias feitas por meio de DOC ou TED é algo muito difícil. Já com o novo e moderno PIX, esta tarefa se torna praticamente impossível, até pela velocidade da operação.

Por isso, você só deve pagar depois que o produto for disputado e arrematado pelo maior lance. Também é indicado exigir que os repasses sejam feitos para o CNPJ da empresa e desconfie de notas fiscais que estejam em outro nome. Tudo deve ser feito exclusivamente pelo site, caso contrário, você poderá perder todo o seu investimento .

Pesquise os dados da empresa

Mais do que verificar a presença do “Selo Leilão Seguro”, você também pode pesquisar outros dados da empresa. Mais uma vez, a internet é uma poderosa aliada, na qual você pode se valer dos buscadores e procurar não apenas os reviews de outros clientes, como entrar em páginas que são dedicadas para a avaliação de antigos consumidores.

Uma das mais conhecidas é o Reclame Aqui, que pode ser um bom ponto de partida. Você pode avaliar o comprometimento com o público, verificando não apenas os níveis de satisfação, mas também a inteiração e o interesse em esclarecer os fatos. Caso esteja prestes a cair em um golpe, seguramente você vai se deparar com reclamações vindas de outros internautas.

Cheque a existência de certificados SSL

Mesmo que você não esteja muito familiarizado com os trâmites da web, existem algumas questões básicas de navegação que ajudam a ter mais segurança. Um deles é se certificar-se de que o site da empresa que está promovendo o leilão possua o chamado certificado SSL, sigla para Secure Socket Layer, um mecanismo de criptografia criado para proteger os dados

Para identificar essa característica, basta observar a presença ou não do famoso “cadeado verde” ao lado do endereço na barra de navegação de seu browser. Vale também dar uma olhada na razão social, CNPJ e no endereço. Qualquer divergência nas informações já deve ser motivo para ficar ligado e fazer uma pesquisa mais aprofundada.

Evite entrar em sites ou páginas estranhas

Essa dica pode parecer um pouco boba, mas o fato é que ajuda a evitar uma série de fraudes extremamente comuns na web. Sites falsos, na maioria das vezes, tentarão imitar a estrutura das páginas confiáveis, de forma a enganar o internauta menos atento. Por isso, você precisa ficar de olho em alguns elementos que podem revelar um local que não é seguro.

Links quebrados, por exemplo, já são um grande sinal de alerta. Embora isso possa acontecer, de forma eventual, mesmo com empresas sérias, eles tendem a ser rapidamente reparados e não se repetem. Outro truque usado por meliantes é o de exibir listagens que mostram ofertas ativas em todos as opções, mas o comum seria encontrar leilões que ainda não receberam lances.

Desconfie de valores extremamente baixos

Por mais que um leilão confiável seja uma excelente oportunidade de encontrar opções com valores muito abaixo do mercado, você precisará juntar dinheiro e fazer um investimento para adquirir bens mais valiosos. Por isso, uma das dicas para saber se o site tem credibilidade é sempre desconfiar de valores que sejam extremamente baixos.

Embora você possa, por exemplo, encontrar um carro custando 30 ou 40% a menos, seria bem estranho que ele custasse apenas 10 ou 15% do preço de venda normal, não é mesmo? Dar um lance vencedor é sempre uma boa oportunidade de lucros, mas se você se deparar com algo muito fora do esperado, é altamente provável que se trate de um golpe.

Não demore para denunciar uma fraude

Por fim, caso você tenha seguido todas essas dicas, será muito difícil sofrer uma fraude. No entanto, se isso acontecer, não há tempo a perder, é crucial denunciar o quanto antes. O ideal é não perder tempo e se dirigir até a delegacia mais próxima, para registrar um Boletim de Ocorrência. Ele serve para documentar o ocorrido e dar início à investigação. 

Caso a polícia consiga achar os responsáveis pelo golpe, eles deverão responder pelos crimes de estelionato e, se estiverem agindo em grupo, também por associação criminosa. Somando todas essas penas, isso pode resultar em até 13 anos na cadeia e uma longa estadia sem atrapalhar um mercado tão vantajoso e repleto de possibilidades como o de leilões.

Com as dicas citadas aqui, você aprendeu como identificar um site de leilão seguro, o que lhe permite participar de eventos confiáveis, dar lances e realizar o seu sonho de adquirir o bem do seu interesse sem se colocar em situações perigosas, pagando um valor que cabe no seu bolso.

E aí, já está craque em reconhecer leilões online seguros? Quer aproveitar os benefícios e dar os seus lances em uma empresa idônea e com alta experiência dentro do mercado? Então, entre em contato conosco e confira nossos editais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-