Veja os prós e contras dos câmbios automatizados, automáticos e CVT

3 minutos para ler

Câmbio automatizado, automático ou CVT? Você provavelmente já ouviu falar destes tipos de câmbios que dispensam a troca de marchas.

Em primeiro lugar, já se perguntou qual a diferença entre eles? Conseqüentemente como escolher o melhor tipo? Durante essa matéria iremos explicar cada detalhe junto aos prós e contras de cada modelo. Confira:

Câmbio automatizado

Funciona como se fosse o câmbio mecânico, no entanto quem faz o papel de “apertar” a embreagem e trocar as marchas é uma peça chamada atuador hidráulico.

  • Prós: custo mais baixo do que o câmbio automático tradicional, só dispensa o uso de embreagem e troca de marchas.
  • Contras: seu desempenho não é igual ao dos carros automáticos e as trocas de marcha são sentidas pelo motoristas pois dão “trancos”.
  • Montadoras que usam/usavam este tipo de câmbio em alguns modelos: Fiat, Volkswagen e Renault.

Câmbio automático

Seu funcionamento é um pouco mais complexo. Entretanto ao contrário do câmbio convencional, este possui engrenagens planetárias com diferentes tamanhos. As trocas de marchas são feitas automaticamente pelo sistema de acordo com a velocidade e rotação do motor, por meio do conversor de torque. A tecnologia permite que não exista uma embreagem comum,
posteriormente tudo é feito pelo dispositivo.

  • Pró: trocas de marchas suaves
  • Contra: alguns modelos de veículos podem consumir mais combustível por possuírem só 4 marchas
  • Montadoras que usam este tipo de câmbio em alguns modelos: Volkswagen, Chevrolet, Toyota, Hyundai, Citroën, Peugeot entre outras.

Câmbio CVT

CVT significa transmissão continuamente variável. Ele não possui marchas, e sim polias de tamanho variável, por isso o carro acelera de forma gradual e o motorista não percebe estas mudanças. Tudo depende da pressão do seu pé no acelerador, então a eletrônica vai decidir qual a melhor posição da correia com relação às duas polias.

  • Prós: oferece um funcionamento suave do motor e é considerado mais econômico que os demais câmbios.
  • Contra: tem resposta mais lenta para a redução e aumento de rotação do motor e velocidade.
  • Montadoras que usam este tipo de de câmbio em alguns modelos: Nissan, Honda, Mitsubishi, Toyota.
  • E aí, decidiu qual é a melhor opção pra você? Aqui nós temos todas! Acesse o site www.vipdireto.com.br ou baixe o aplicativo, escolha o seu veículo e leve ele pra casa!
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-