Venda de carros usados pela internet: quais são os cuidados necessários?

venda de carros usados
6 minutos para ler

A internet, hoje, é o local mais fácil, democrático e de maior alcance para vender produtos e serviços. Mas essas vantagens podem ser perigosas em diversos sentidos, sendo necessário ter cautela para não sair no prejuízo ou fazer uma negociação arriscada. Seja por precificação errada, por lidar com compradores de má fé ou por não ficar atento ao contrato, quem busca vender carro usado na internet precisa tomar alguns cuidados.

É importante lembrar que negociar a venda de um automóvel não é simples e nem poderia sê-lo, já que estamos tratando de um patrimônio caro e que faz parte de suas conquistas. Felizmente, com alguns cuidados e dicas é possível saber como vender carro usado na internet e concluir uma venda satisfatória para todos os envolvidos. 

Por conta desses riscos, é essencial que você se prepare para dar os passos corretos durante a negociação. Confira algumas dicas!

Pesquise o preço do seu veículo

Antes de decidir onde e como vai anunciar seu carro, é imprescindível que você faça uma pesquisa de preço. Saber exatamente quanto ele vale te protege de propostas com valores abaixo do estimado ou, ainda, de cobrar em excesso dos compradores.

Para isso, não adianta se prender somente a tabelas de preço. Os carros têm médias diferentes de valores do mesmo modelo de acordo com as regiões e estados brasileiros. Outro fator que impacta no valor são as avarias e danos causados ao longo do tempo e que são diferentes de um veículo para o outro.

Faça uma pesquisa entre os automóveis da sua região que sejam de mesmo modelo e ano do seu. Se ainda assim ficar com dúvidas, vale pedir a ajuda de um profissional para estabelecer um preço justo para todas as partes.

Prepare toda a documentação do veículo

Não adianta fugir desta etapa: ela é uma das mais importantes da sua transação. É o que vai garantir que tudo saia conforme você planejou.

Se quiser realizar uma venda tranquila, é preciso que você reserve um tempo antes de anunciar o veículo para levantar toda a documentação. Assim você não precisa pedir tempo aos interessados e não perde nenhuma venda.

Verifique nota fiscal, documento de transferência e todo o resto da papelada. Se for necessário, solicite segunda via.

Resolva todas as pendências

Caso você ache que tem alguma multa ou pagamento pendente relacionado ao seu carro usado, é recomendado que você o pague o mais rápido possível e antes de divulgar a venda. 

Multas, IPVA, DPVAT e quaisquer outros pagamentos devem ser realizados para que você não precise perder dinheiro na hora da venda. Compradores de veículos com multas costumam barganhar muito mais do que o valor devido, uma vez que terão toda a responsabilidade de ir aos locais e quitar as pendências.

Outro incômodo grande é que a transferência de propriedade do carro só pode ser realizada caso tudo esteja pago e regularizado, ou seja, seria o mesmo que comprar uma grande dor de cabeça. Facilite a sua vida e a do comprador e vá atrás desses valores. No caso de o veículo estar financiado, o ideal é quitar as parcelas para concretizar a venda mais rapidamente.

Não troque informações pessoais com os interessados no veículo

Você já anunciou seu carro para a venda e agora está em contato com os interessados? Então é hora de atender com excelência, respeito e disponibilidade. O bom relacionamento pode ser determinante na hora da venda. Ainda assim, é preciso ter a cautela de não trocar informações pessoais.

Não informe seu endereço residencial e nem forneça informações pessoais, como hábitos e horários da família. São referências muito facilmente obtidas por criminosos que vivem de colher esses dados. Por maior que seja a gentileza do futuro comprador, tenha um pé atrás e sempre reflita antes de agir.

Se o interessado for muito insistente com relação a ir na sua casa ou conseguir dados antes mesmo do pagamento e da conclusão da compra, convém desconfiar e, muitas vezes, até desistir da negociação. Para evitar isso, conte com empresas que fazem o intermédio, evitando contatos diretos e tornando tudo mais seguro.

Não transfira a propriedade do carro antes do pagamento

Muitos vendedores, na ingenuidade, acabam por transferir a propriedade do automóvel antes mesmo de receber o valor devido. Isso pode causar grandes prejuízos, já que a assinatura no cartório não é condicionada a nenhum documento que confirme a quitação.

Para ficar seguro, só aceite realizar esta etapa após pagamento total do veículo ou com todos os valores asseguradas. Golpes nesse meio são comuns e um dos maiores erros das vítimas é acreditar que estão imunes a esse tipo de situação. Mais uma vez é importante encontrar empresas que façam o meio de campo, garantindo sua segurança e evitando golpes.

Não aceite contratos verbais e procure elaborar um documento abrangente e que lhe ofereça todas as garantias. Para ficar ainda mais tranquilo, peça toda a documentação do comprador e investigue se há algum tipo de antecedente.

Procure por portais confiáveis

A maneira mais fácil, rápida e segura de vender carros usados é por meio dos classificados na internet, em portais de confiança. É esse o canal que os compradores em potencial procuram para fazer pesquisas e fechar negócio.

Para saber qual o melhor local, faça uma pesquisa na internet e veja o que os usuários falam a respeito dos serviços oferecidos. Veja se o atendimento com vendedores e compradores é cordial, eficiente e rápido. Ter problemas de relacionamento com o público-alvo indica falta de preparo e de comprometimento.

Veja, ainda, se o portal oferece recursos que atraiam os compradores de veículos. Analise se são facilmente achados na internet, se os anúncios oferecidos permitem fotos e se as informações estarão expostas da maneira correta.

Para melhorar, tire fotos de qualidade do seu veículo e valorize o que ele tem de melhor. É importante, ainda, disponibilizar imagens da parte externa e interna do carro. Adicione uma descrição completa, escolha um título convidativo para o anúncio e explique em quais condições o automóvel está sendo vendido.

A Vip Direto pode ser uma boa alternativa para venda de carros usados. Temos diversos benefícios e ficaremos felizes em ajudar você a realizar uma boa negociação. Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-