vender em leilão vender em leilão

Como vender bens em leilão? Tire suas dúvidas

4 minutos para ler

Vender em leilão é uma prática que vem, a cada dia, ganhando mais destaque no mercado. A razão de tamanho sucesso? É simples: tal modalidade apresenta uma série de vantagens, não somente para quem compra, mas também para quem vende. 

Aliás, existem vários itens que podem ser comercializados neste processo, indo desde imóveis, como casas, apartamentos e espaços comerciais, até terrenos, veículos e obras de arte. 

Assim, caso tenha interesse em ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto e, quem sabe, participar de um leilão, o que acha de se aprofundar neste artigo e entender as particularidades desse procedimento? 

A seguir, mostraremos detalhes que, certamente, farão toda a diferença em sua experiência, tornando-a mais eficiente e positiva. Confira!

Afinal, como vender em leilão? 

Apesar de ser uma prática já conhecida no mercado atual, o ato de vender em leilão exige que os participantes, especialmente os inexperientes, tomem alguns cuidados para evitar problemas no futuro. Contudo, você não precisa se preocupar, pois listaremos esses pontos de atenção e como adotá-los. Anote!

Conheça a casa de leilão

O primeiro passo é, sem dúvida, avaliar as empresas envolvidas nessa atividade – ainda mais, se você estiver interessado em vender os seus bens. O ideal é pesquisar cuidadosamente a credibilidade da casa de leilão, sempre preferindo aquela que possui experiência no ramo.

Veja ainda se existem avaliações disponíveis na internet, históricos de processos já realizados. Se possível, converse com vendedores anteriores para garantir a confiabilidade do negócio.

Verifique as taxas e comissões

Outro cuidado primordial ao vender em leilão é entender quais são as taxas relacionadas ao processo. O motivo? De praxe, essas empresas cobram uma porcentagem do valor total do item que foi anunciado.

Assim, a dica é sempre conferir se essa comissão é clara e transparente, desde o início da negociação. Dependendo da casa de leilão, ainda é possível que mais algumas quantias sejam cobradas de maneira adicional, como acontece com os valores que envolvem certos serviços, sendo a fotografia do bem um exemplo disso.

Leia atentamente o contrato

Assim como acontece em qualquer acordo importante, o ato de vender em leilão deve ser amparado por um contrato. Este documento, por sua vez, precisa ter todas as informações detalhadas a respeito do procedimento. 

As condições da venda, os prazos de entrega, as opções de pagamento e demais obrigações estão nessa lista. Portanto, cabe ao vendedor analisar minuciosamente as informações descritas, tendo certeza de como acontecerá cada etapa do procedimento. 

Conte com a VIP Leilões

Qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica,, que possui bens com a documentação regularizada, pode vender em leilão. Entretanto, ter ao lado uma assessoria capacitada no assunto é algo que fará toda a diferença. 

Explicamos: tais empresas possuem um time de funcionários experientes no ramo, capazes de te orientar a respeito da avaliação dos seus bens, cuidados com o contrato, assim como estratégias que atraiam interessados em adquirir os seus bens leiloados. Com esse tipo de apoio, os seus lucros podem ser maximizados, diminuindo as chances de ciladas. 

Inclusive, uma dessas empresas é a VIP Leilões. Com mais de 25 anos atuando no segmento, esse nome é referência em credibilidade e qualidade no atendimento. Para se ter uma ideia, a empresa foi finalista do Prêmio ReclameAQUI 2023, além de possuir certificação de segurança em leilões, uma vez que conhece profundamente as regras e a legislação que envolve cada etapa desse tipo de procedimento. Bem interessante!

E então, conseguiu entender como funciona o processo de vender em leilão? Esperamos que sim!

Agora, aproveite o momento para entrar em contato conosco e se aprofundar nesse universo. A VIP Leilões terá prazer em te auxiliar nesse processo, do começo ao fim.

Posts relacionados

Deixe um comentário