Como comprar apartamento barato? Confira 4 dicas

como comprar apartamento barato
6 minutos para ler

Quem nunca sonhou em ter um apartamento para sair do aluguel? Ter a casa própria é um dos objetivos mais presentes no imaginário nos brasileiros. Os altos preços do aluguel, o gasto mensal sem investimento e a instabilidade de um contrato são os maiores motivadores para decidir por essa aquisição. O problema maior é saber como comprar apartamento barato.

Por mais distante que a ideia pareça, é possível conseguir valores abaixo do mercado na hora de comprar seu imóvel. O ideal, nessa hora, é agir com cuidado, conhecer um pouco do mercado imobiliário e seguir algumas dicas para fazer uma negociação sem arrependimentos.

Quer saber mais sobre o que fazer para realizar seu sonho? Siga nossas dicas e veja como é possível pegar as chaves e planejar a mudança!

Por onde começar a planejar a compra de um apartamento?

Acredite: não é difícil se preparar para comprar um imóvel. Siga nosso passo a passo!

Estipule quanto será gasto

Antes de sair contando as moedinhas, o ideal é que você tenha em mente qual será o valor gasto no seu apartamento. Analise o montante de acordo com a sua realidade e não comprometa todos os seus ganhos com as parcelas do imóvel.

Mesmo assim, é importante ser flexível. Se você não se permitir sair um pouco do preço estipulado, a compra pode ficar mais difícil e demorada.

Organize o orçamento

Por mais que você esteja em busca de como comprar apartamento barato, nós sabemos que essa é uma aquisição que exige uma boa quantia de dinheiro. Por isso, o primeiro passo é você organizar sua vida financeira e abrir uma poupança.

Faça uma lista de receitas e despesas e veja quanto poderá ser liberado para a conquista do seu objetivo. Tenha uma estimativa do valor que será poupado por mês e em quanto tempo você vai atingir sua meta.

Pesquise sobre investimentos financeiros

Se achar que o dinheiro aplicado na poupança vai render muito pouco para suas necessidades, convém pensar em investir o valor. Existem, hoje, diversas formas de ver suas economias aumentarem com o tempo.

Opte por uma aplicação segura e que lhe mostre os ganhos previsíveis. Assim, você conseguirá estimar quando terá atingido o montante necessário para comprar o seu apartamento. Títulos públicos de governo podem ser uma boa ideia.

Como comprar apartamento barato?

Agora que você sabe como começar a tornar seu objetivo mais concreto, chegou a hora de entender como comprar apartamento barato. Acompanhe!

Pesquise bastante

Se você realmente quer comprar um apartamento por um bom preço e evitar arrependimentos, pesquise. Saber procurar por imóveis é a chave para fazer bons negócios e não pagar por uma propriedade mais do que ela vale.

Você pode pesquisar em portais de imóveis. Esses sites costumam atender a uma quantidade grande de clientes e, por isso, fica mais fácil comparar os apartamentos semelhantes. O mesmo vale para sites de imobiliárias da sua cidade.

Outra dica é ir atrás de sites de leilões de imóveis. Os apartamentos disponíveis por esta categoria podem custar muito menos do que o valor de mercado. Vale a pena dar uma conferida.

Busque vendedores confiáveis

É muito importante que você evite agir pela emoção. Essa armadilha pode fazer com que você se empolgue e acabe negociando com pessoas de má fé ou que não entendem do mercado e que podem lhe prejudicar.

Faça o possível para pesquisar bem a respeito dos vendedores ou das empresas com quem você pretende fazer negócio. Converse com quem entende do assunto, veja com os amigos as melhores dicas e busque sempre profissionais na área.

Esse é um cuidado que pode custar seu sonho e, inclusive, fazer com que você economize bastante.

Tenha um bom valor de entrada

Quer pagar menos em um apartamento? Então acumule um bom valor para oferecer como entrada do imóvel. Além de ter planejado seu orçamento corretamente, vale, ainda, compor as rendas ou se desfazer de algum outro bem.

Se for assalariado, veja se é possível você utilizar o saldo do seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para contribuir com essa quantia. Pode ser de grande ajuda deixar o valor de entrada mais generoso.

Lembre-se de que este primeiro pagamento pode diminuir muito o valor das parcelas e, consequentemente, o tempo de contrato e os sacrifícios da sua família.

Opte por comprar imóveis em leilão

Com as recentes crises econômicas experimentadas pela maioria dos países, muitas pessoas passaram a ver a compra de imóveis por leilão como uma boa alternativa. Essas opções chegam a custar até 60% mais barato do que as demais disponíveis no mercado.

O importante, aqui, é saber como fazer sua pesquisa, quais empresas têm autorização para trabalhar com esse modelo de venda e quais as principais dicas para comprar apartamento em leilão.

Além de preços mais convidativos, você ainda pode aumentar as chances de comprar um apartamento à vista e de negociar de forma mais flexível com o vendedor do imóvel.

Qual o melhor lugar para comprar um imóvel em conta?

Embora a pesquisa contribua muito para uma compra satisfatória de imóvel, a compra de imóveis em leilão ainda se mostra a mais vantajosa. Isso porque essas construções estão sendo negociadas a preços até 60% mais baratos, o que é difícil encontrar nos classificados.

Mesmo assim, é importante que você compare os preços e conte com a ajuda dos especialistas que trabalham nas empresas de leilões. As companhias mais respeitadas oferecem atendimento completo e personalizado.

Quando encontrar uma empresa de confiança, você terá dado o primeiro passo. Não se esqueça de ler os editais com atenção e verificar se existem pendências de dívidas de IPTU ou outras taxas. Embora elas não impeçam a compra, é importante que constem no seu planejamento financeiro.

Agora que você sabe como comprar apartamento barato e reconhece o leilão como uma forma bastante vantajosa de realizar seu sonho, aproveite para ler nosso post com tudo o que você precisa saber para comprar imóvel em leilão sem crises!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-