Vantagens de participar de leilões judiciais

leilões judiciais
6 minutos para ler

Muita gente sonha em adquirir seus próprios bens, como o primeiro imóvel, o primeiro carro, e são geralmente compras que envolvem um certo investimento. Existem diversas formas para adquirir sua casa ou seu veículo, como financiamentos, consórcios, ou então leilões judiciais.

No momento de adquirir esse bem, muitas pessoas ficam assutadas com os altos preços e acabam vendo esse fato como um grande obstáculo para a realização do sonho. Porém, os leilões são uma forma de fazer com que esse objetivo fique mais próximo, visto que os preços são muito mais acessíveis.

Caso você não conheça muito bem sobre os leilões judiciais, continue por aqui para entender melhor sobre essa forma de comprar uma casa ou apartamento, um veículo, dentre outros itens, assim como quais são as vantagens de participar desses leilões. Vamos lá?

O que é o leilão judicial e como funciona?

O leilão judicial é uma modalidade de negociação que cresceu bastante nos últimos tempos. Ele veio como uma nova oportunidade para as pessoas comprarem bens para uso próprio ou investimento, uma vez que o seu grande atrativo são os preços baixos, bem mais em conta do que os encontrados no mercado.

Mas o que é esse leilão judicial? É um tipo bastante comum de leilão, que envolve algum processo na justiça, como por exemplo, ações trabalhistas, criminais, fiscais, bem como situações mais corriqueiras como a dívida pelo pagamento de um carro ou de uma casa.

Nesses caso, o credor, que geralmente é a instituição financeira que ofereceu um financiamento para a compra do bem, leva o bem para leilão público, com base em um processo na Justiça. Isso é feito para que o dinheiro arrematado na venda do bem seja usado pra quitar a dívida do proprietário.

Para o leilão acontecer, basta o banco credor solicitar que o imóvel, por exemplo vá a leilão, entrando com um processo judicial. Depois que o juiz autorizar, é feito o leilão, com a nomeação de um leiloeiro para ofertar o bem com um valor abaixo do mercado, mas que cumpra com os critérios da dívida. O comprador que der um lance compatível ou que mais se aproxima da oferta, leva o bem.

Vale ressaltar que o leilão não é a primeira opção dada pelo juiz para a quitação do débito. Geralmente são feitas negociações e oferecidas outras formas de pagamento para o proprietário da casa, antes de se optar por levar a leilão. Por isso, o preço é mais em conta, para que seja possível finalizar o processo judicial.

Quais são as vantagens dos leilões judiciais?

Garantia da quitação de débitos anteriores e pendências

Uma das grandes vantagens de comprar um imóvel por leilões judiciais é a garantia de ter a quitação de débitos anteriores ligados ao bem, feita com o saldo obtido por meio da venda. Ou seja, no caso de imóveis, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) ou o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial) que estiverem em atraso serão quitados. Já quando é com veículos, o IPVA, Seguro, dentre outros impostos e despesas do veículo também são quitados.

Porém, alguns custos com débitos condominiais ou regularização do registro da matrícula do imóvel devem ser considerados no momento de se planejar financeiramente para a compra, visto que eles não estão inclusos nos valores abatidos com a venda.

Além dessa chance de ter todas as pendências com a prefeitura abatidas, na compra de imóveis nessa modalidade, você ainda pode obter descontos de até 50% no preço de avaliação, no caso de um segundo leilão. Sendo assim, você tem chances de garantir os melhores custos e condições nesse tipo de negociação.

Transparência ao longo de todo o processo

Outro benefício muito importante a ser citado é que todos os processos que envolvem uma compra por leilão judicial são feitos de forma idônea e transparente, visto que os responsáveis pela venda fornecem todas as informações do bem leiloado no edital.

Nesse tipo de leilão, é o juiz que determina a realização da venda, bem como concede a imissão da posse, que é a desocupação ou entrega do bem, para que o comprador possa utilizá-lo. Todo o processo de transferência da propriedade se dá por uma carta de arrematação, que é um documento público feito pela Justiça, onde ela dispensa a outorga da escritura.

Verificação do registro feita de forma mais simples

Os processos de pós-venda também são feitos de maneira bem simples, como verificação do registro, por exemplo. O comprador recebe todas as orientações a respeito das condições de pagamento, comissão que será dada para o leiloeiro e a documentação necessária para o registro.

Como é um leilão judicial, todos os credores do proprietário são comunicados. Sendo assim, para a verificação do registro, não será necessária a busca por protestos e demais pesquisas.

Essa categoria de leilão exige muita cautela por parte dos interessados, para que a negociação seja segura. Porém, é muito mais vantajosa e vai te proporcionar a compra de forma fácil.

Excelente oportunidade de compra

Como já foi mencionado, quando um bem vai a leilão, o seu preço vai muito abaixo do que é pedido no mercado. Isso acaba sendo uma excelente oportunidade de compra, já que você não vai precisar arcar com um investimento muito alto.

Isso é uma característica do mercado de leilões, de automóveis, e de outros bens que vão a leilão — você consegue encontrar produtos bem mais baratos do que são ofertados no mercado tradicional.

Mas onde encontrar esses leilões?

Uma boa opção para participar de leilões de imóveis é o leilão judicial Hasta Vip. Ela é a responsável pela venda de imóveis judiciais e faz parte do Grupo VPL. Nossa empresa está no mercado há muitos anos e traz confiabilidade e credibilidade em nossos serviços.

Trabalhamos com leilões online, onde o comprador realiza todos os lances e a negociação por meio do seu computador, diretamente da sua casa. Ele acompanha as ofertas e confere todos os imóveis disponíveis para a venda. É uma forma ainda mais fácil de adquirir a sua casa própria.

Por fim, é importante destacar que o leilão judicial é uma excelente oportunidade, ainda mais para quem não pode investir um valor muito alto na compra do seu bem e nem pretende enfrentar os altos preços do mercado.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre leilões judiciais? Se quiser ver os nossos produtos e os tipos de leilão que trabalhamos, entre em contato com a nossa empresa!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-