8 livros sobre negociação que você precisa ler

livros sobre negociação
6 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar numa máxima popular que diz que negociar é uma arte. Embora seja um fato que existam habilidades que são inatas a algumas pessoas, a prática rotineira mostra que, em linhas gerais, é possível aprender qualquer coisa. Pensando nisso, fizemos essa lista com 8 livros sobre negociação que você precisa ler.

São títulos interessantes e de autores que atuam nas mais variadas áreas do mercado, mas que podem trazer elementos importantes para a sua carreira e trazer um pouco mais de segurança e autoconfiança nas suas negociações. Continue lendo e descubra como isso é possível!

1. O Guia do Pai Rico – o Negócio do Século XXI

O livro “Pai Rico Pai Pobre” foi um dos maiores best-sellers de sua época e ajudou diversas gerações a aprender a cuidar melhor das suas finanças e a ganhar dinheiro de forma eficiente. Sendo assim, não é difícil pensar que o autor faria diversas continuações, entre as quais “O Guia do Pai Rico – o Negócio do Século XXI”.

Essa é uma obra perfeita para quem está insatisfeito com o sistema financeiro e os altos índices de corrupção, mas não está disposto a ficar parado esperando uma solução milagrosa. O conceito básico é o de que você deve procurar ativamente tudo o que você precisa para desenvolver o negócio perfeito, criando um futuro sólido.

2. Como Chegar ao Sim

Como Chegar ao Sim é, definitivamente, um dos livros sobre negociação que você precisa ler. O autor é William Ury, nome conhecido dentro do cenário de negociação empresarial, que faz um belo compilado de diversas técnicas, criando um verdadeiro guia útil e dinâmico para quem deseja ter a capacidade de fazer uma negociação eficiente. 

Com os elementos que o livro traz, é possível ter uma atuação sólida e assertiva nos mais diversos segmentos do mercado e, com os conhecimentos adquiridos, um vendedor pode vender mais carros, um corretor pode convencer um cliente a comprar ou alugar um imóvel com muito mais facilidade e assim por diante.

3. Negocie Qualquer Coisa com Qualquer Pessoa

O título do livro “Negocie Qualquer Coisa com Qualquer Pessoa” já fala por si só. Nele, o autor Eduardo Ferraz, que atua há mais de duas décadas no mercado como consultor de gestão de pessoas, trata sobre os mais variados temas, com foco principal no universo das negociações, mas com um viés diferenciado.

O conceito foca nas relações humanas, trazendo exemplos de como dizer não ou fazer cobranças sem parecer arrogante diante da equipe. Entre as suas premissas, está a de que os relacionamentos e o cotidiano são imprescindíveis para o sucesso e o cultivo de um bom ambiente de trabalho é fundamental para qualquer profissional.

4. Personal Branding — Construindo Sua Marca Pessoal

No livro Personal Branding — Construindo Sua Marca Pessoal, o autor Arthur Bender vai muito além das já batidas dicas sobre o gerenciamento de imagem e aborda temas importantes para todos os profissionais que desejam estar em consonância com as melhores práticas do mercado, investindo na criação de uma marca pessoal.

Ele afirma que confiança e autoestima são características fundamentais, que podem impactar diretamente no resultado de uma negociação. Medos e inseguranças podem ser o suficiente para que um cliente perca a certeza e relute, por exemplo, em finalizar uma compra, sobretudo em valores mais altos, como um carro ou apartamento.

5. Trabalho Focado: Como ter sucesso em um mundo distraído

“Trabalho Focado: Como ter sucesso em um mundo distraído” já é um título autoexplicativo e fala justamente da maneira pela qual os profissionais mais atentos e proativos conseguem se destacar em um mercado em que nem todos são assim. Aprender as suas lições, portanto, pode ser essencial para o seu sucesso.

O autor, o professor Cal Newport, explana que boa parte das pessoas perdeu a habilidade de se aprofundar em algo, sobretudo em tempos nos quais as redes sociais e as relações superficiais dominam a sociedade. Ele celebra o cultivo da ética, a valorização do treinamento e de hábitos que pavimentam o caminho para a excelência.

6. Inteligência Emocional 2.0

Inteligência Emocional 2.0, dos autores Travis Bradberry, Jean Greaves e Cristina Yamagami, é um livro em sintonia com os tempos modernos e tenta demonstrar aos leitores como a velocidade da informação e a quantidade de dados aos quais somos submetidos são absurdamente elevadas e influenciam as nossas decisões.

Muitas pessoas ainda não perceberam que o nível de esforço e qualificação que garantia uma posição de sucesso no passado já não são suficientes atualmente e, para galgar as melhores posições, é preciso ceder espaço para novos conceitos. A obra aborda esses temas de uma maneira didática e bastante explicativa.

7. Você Pode Negociar Qualquer Coisa 

O autor Herb Cohen escreveu o livro “Você Pode Negociar Qualquer Coisa” com um viés mais voltado para os vendedores, mas os seus ensinamentos fizeram sucesso com profissionais dos mais diversos segmentos do mercado, fazendo com que não seja fácil achar esse best-seller para comprar em muitas livrarias tradicionais.

O mote é mostrar e reforçar a importância de saber negociar adequadamente, o que faz com que algo que seria considerado “impossível” se torne muito mais simples sob o domínio de um negociador de excelência. Para isso, ele aborda técnicas de negociação e indica quais seriam as habilidades essenciais para fechar negócios.

8. A Bíblia de Vendas

Para finalizar essa lista com livros sobre negociação que você precisa ler, não podemos deixar de falar sobre “A Bíblia de Vendas”, do autor Jeffrey Gitomer. Ele discorre, por exemplo, sobre as eventuais razões que podem fazer com que uma venda dê ou não certo. Boa parte das vezes, os reais motivos de um fracasso podem ser ignorados.

As páginas também ajudam a compreender por que algumas pessoas conseguem vender mais do que as outras, mesmo em condições aparentemente similares. A obra traz ainda dicas valiosas e ferramentas técnicas com excelentes resultados, capazes de auxiliar o leitor a melhorar a sua performance.

Ao ler esses livros sobre negociação, você vai ganhar conhecimentos importantes e elevar o seu desempenho profissional.

Gostou de conhecer esses títulos? Então confira também nosso artigo sobre como comprar e vender na internet!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-