Quais são as melhores cidades do Brasil para se viver?

melhores cidades do brasil
6 minutos para ler

A busca por um lugar agradável para morar com a família é algo constante para a grande maioria das pessoas, ainda mais em um país com tantas contradições e problemas com a segurança pública como o nosso. Pensando nisso, preparamos esta lista mostrando quais são as melhores cidades do Brasil para se viver.

Para fazer a seleção, foram considerados alguns parâmetros muito importantes para o bem-estar de qualquer habitante, como os índices de criminalidade, o atendimento à saúde, a infraestrutura do local, dados sobre a educação, entre outros. Continue lendo e veja que lugares são esses!

São Caetano – SP

A cidade de São Caetano faz parte do ABC paulista e vem se destacando no mercado imobiliário nacional, seja por conta da sua excelente qualidade de vida ou dos muitos investimentos que vem recendo nos últimos anos. São cerca de cento e cinquenta mil habitantes em apenas quinze quilômetros quadrados.

Um dos pontos altos de lá é a educação pública de alto padrão, que consome uma fatia considerável do orçamento total do município, no qual o analfabetismo praticamente inexiste. Porém, os idosos também não são esquecidos e recebem tratamento diferenciado, seja na saúde pública ou nas áreas livres de recreação.

Curitiba – PR

É praticamente impossível falar de qualidade de vida no Brasil sem falar de Curitiba, capital do estado do Paraná. A cidade é referência, até mesmo internacionalmente, em diversos parâmetros, sendo o destino perfeito para quem está em busca de um pouco mais de segurança, organização e oportunidades de empreender.

Todos esses benefícios não significam que outros itens são deixados de lado e o município também se destaca pela sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, com áreas verdes distribuídas em parques bem estruturados. Para complementar o lazer, existem restaurantes, bistrôs, bares, pubs e casas noturnas de excelente nível. 

Águas de São Pedro – SP

Muita gente sequer ouviu falar sobre o pequeno município de Águas de São Pedro, que fica a pouco menos de duzentos quilômetros de distância da capital São Paulo. No entanto, a cidadezinha começa a atrair os olhares de quem está pensando em comprar ou alugar um imóvel em um lugar que proporcione uma excelente qualidade de vida.

A economia advém, sobretudo, do turismo, que é o grande talento do local, principalmente em função dos visitantes que estão em busca do clima temperado, que tem médias de 28 graus no verão e apenas 8 no inverno! A prefeitura realoca o lucro investindo em uma excelente assistência na área da saúde e nos parques locais.

Florianópolis – SC

A capital do estado de Santa Catarina não pode ficar de fora em nenhuma lista de melhores cidades do Brasil. Diante de tantos diferenciais e vantagens interessantes, fica até difícil elencar os seus maiores benefícios, mas os baixos índices de criminalidade e a elevada expectativa de vida, em torno de 77 anos, merecem destaque.

Como se não bastasse, muitos bairros, tanto na parte peninsular quanto no continente, vêm recebendo investimentos e atraindo dinheiro da iniciativa privada, sendo um novo oásis para empreendedores e startups. Some isso a prédios ultramodernos, uma grande oferta de imóveis e dezenas de lindas praias em seu litoral.

Niterói – RJ

Para quem não é do Rio de Janeiro, Niterói pode ser mais conhecida pela famosa ponte que a separa da Cidade Maravilhosa. Entretanto, o município fluminense tem muito mais para oferecer para os seus moradores, tanto pela sua boa qualidade de vida quanto por ser um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do estado.

Além dos inúmeros investimentos na área petrolífera que acontecem em seu território, Niterói tem o menor índice de pobreza no país, com uma elevada renda per capita. O turismo também se faz presente, seja pelas suas praias, pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC) projetado por Oscar Niemeyer, o conhecido Mercado de Peixes e muito mais.

Balneário Camboriú – SC

O Estado de Santa Catarina ganha outro forte representante nessa lista de melhores cidades do Brasil para se viver: a paradisíaca localidade de Balneário Camboriú. Mesmo não ficando muito distante da capital Florianópolis, esse município também se tornou um importante polo local de cultura, turismo, negócios e qualidade de vida.

A beleza estonteante em toda sua extensão marítima chama a atenção de qualquer visitante, mas um dos grandes destaques, que inclusive vem chamando a atenção da mídia, são os seus imensos e luxuosos edifícios, que fizeram da cidade uma espécie de Dubai nacional. A cultura não fica de fora, com destaque para o charmoso Festival da Canção.

Vitória – ES

O estado do Espírito Santo também tem a sua representante nessa lista e é justamente a sua capital, Vitória. Pouca gente sabe, mas essa cidade capixaba é uma ilha e também foi a terceira a ser fundada no Brasil, no ano de 1551. Seus cerca de quatrocentos mil habitantes podem viver com segurança e curtir uma de suas muitas praias. 

O mercado imobiliário por lá é bem desenvolvido e apresenta boas oportunidades, sobretudo quando comparamos os valores com os outros grandes centros urbanos da região sudeste. Rodeados de uma natureza exuberante, os moradores só costumam reclamar um pouco do excesso de carros, que causa eventuais congestionamentos.

Santos – SP

Para terminar essa lista, temos que falar de Santos, que figura como a maior cidade do litoral paulista atualmente. Boa parte de sua economia gira em torno do seu imenso complexo portuário, que está recebendo importantes investimentos do Governo Federal e tende a ter a sua atuação aumentada nos próximos anos.

Com boas opções de imóveis, em especial apartamentos modernos e de boa qualidade, os habitantes tem grandes escolhas em termos de entretenimento, que vão além das belas praias e incluem, por exemplo, diversos teatros, cinemas, o Aquário Municipal, shoppings, o orquidário, o Museu do Café e a Fortaleza da Barra Grande.

Essas são apenas algumas melhores cidades do Brasil para se viver. Como você pôde ver, existem alternativas incríveis, que podem proporcionar uma melhor qualidade de vida e mais tranquilidade para você e sua família!

Gostou de conhecer as melhores cidades do Brasil para se viver? Então compartilhe livremente esse conteúdo em suas redes sociais!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-