Como transportar veículo para outro estado?

transportar veiculo para outro estado
6 minutos para ler

Sabemos que o mercado automobilístico é bastante valorizado no Brasil e, para a maioria das pessoas, é preciso juntar dinheiro e economizar bastante para comprar um carro ou até mesmo uma moto. Muita gente acaba buscando estratégias para pagar menos e, por isso mesmo, preparamos esse post mostrando como transportar veículo para outro estado.

Essa é uma opção que vem ganhando bastante espaço atualmente e, para que você consiga realizar o procedimento, é fundamental aprender um pouco mais sobre o assunto, com detalhes de preço, tipos de transporte, documentos necessários e assim por diante. Continue lendo e descubra como!

Quando há a necessidade de mudança para outros lugares?

Existem diversas razões para que uma pessoa tenha que mudar para outros estados e, com isso, precise levar o seu veículo. Propostas de emprego, busca por mais qualidade de vida, procura por novos horizontes profissionais, tentativas de reconciliação, proximidade de parentes, herança de imóveis, entre inúmeras outras situações.

Por outro lado, também não é nada incomum que, até mesmo por conta do advento da internet, seja possível achar boas oportunidades de preços em carros e motos, o que também demanda trazer esses itens para o seu local de domicílio. Independentemente da causa, o procedimento de transporte parece uma tarefa difícil, não é mesmo?

O transporte de veículos para outros estados vem se tornando cada vez mais comum e isso pode ser mais simples do que parece. Existem muitas alternativas para fazer o serviço e até mesmo carros antigos, de coleção ou quebrados podem ser trazidos, desde que você escolha a melhor opção e arque com os custos para isso.

Acaba sendo uma escolha mais vantajosa do que se deslocar até o local e vir conduzindo o automóvel para a sua casa, tendo em vista que isso demanda uma grande perda de tempo, de energia e até mesmo mais despesas, como combustível e pedágios. Em um caminhão cegonha, por exemplo, os custos são divididos pelo número de carros que serão levados.

Quais os documentos para transportar veículos para outro estado?

Dependendo do tipo de carro e da forma de aquisição que você realizou, os documentos necessários para transportar com segurança podem variar um pouco. No entanto, existe um determinado padrão que você não pode abrir mão, para evitar qualquer problema ou intercorrência com a polícia rodoviária ou demais órgãos competentes.

Em primeiro lugar, você precisa separar os documentos originais do veículo transportado — como o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) —, além dos pessoais, uma vez que você é o novo proprietário — tais como RG e CPF. Também é interessante disponibilizar endereços de origem e de destino e, no caso de modelos de leilão, a nota da negociação.

Outro detalhe importante é que carros e motos que forem recuperados de roubos ou furtos, por exemplo, deverão estar acompanhados da devida autorização da delegacia responsável. Da mesma forma, caso tenha sido feita alguma modificação, também é preciso dispor do CRLV atualizado pelo Detran.

Como o transporte de veículos entre estados é feito?

Quando você deseja mandar ou trazer veículos de outros estados, existem algumas maneiras diferentes de fazer isso. Para escolher a melhor opção, você deve avaliar suas demandas, necessidades e até mesmo o dinheiro disponível para esse fim. Algumas empresas, por exemplo, adaptam um caminhão com baú, levando até outros itens de mudança, se for o caso.

No entanto, não dá para negar que, no Brasil, a escolha mais recorrente é a famosa cegonha. Embora isso seja feito, usualmente, por montadoras e grandes organizações, alguns serviços oferecem espaços compartilhados para completar a capacidade. Também há o caminhão plataforma, que tende a ser um pouco mais caro, já que é exclusivo.

Como escolher o melhor meio transporte para o seu veículo?

Para escolher o melhor transporte para o seu veículo você deve encontrar uma empresa que preste esse tipo de serviço. O ideal é que seja uma instituição com credibilidade no segmento, respeitável e de confiança, sendo que você não deve basear a sua decisão exclusivamente na disponibilidade e no preço que será cobrado.

Entre os requisitos que você deve verificar, estão o registro ativo da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), CNPJ válido, as certidões necessárias para o funcionamento, disponibilização de seguro, clara definição do tipo de transporte e boas avaliações dos antigos clientes, algo que pode ser verificado com o auxílio da internet.

Quanto custa transportar um veículo para outro estado?

Logicamente, o quanto você pagará para transportar um veículo para outro estado dependerá de uma série de detalhes e itens que precisam ser considerados. Por isso, para ter um valor exato, você precisará contar com as informações sobre os critérios utilizados pela empresa para calcular o preço para o serviço que você precisa.

Considerando o tamanho continental do Brasil, podemos afirmar que, em linhas gerais, se cobra entre R$ 1.000 e R$ 2.000. No entanto, outros fatores podem elevar ou reduzir os custos, como a distância total, o tamanho e o peso do carro e até mesmo a marca e o modelo, visto que isso pode demandar seguros mais caros e uma atenção mais individualizada.

Há a possibilidade do transporte de veículos comprados por leilão?

Agora que você já está familiarizado com a possibilidade de transportar um veículo para outro estado, você deve considerar fazer uma compra vantajosa, pagando um preço menor do que você poderia encontrar no seu local de moradia. Definitivamente, uma das maneiras de fazer isso é procurando um carro ou moto que esteja em leilão.

O procedimento pode ser extremamente vantajoso, já que você pode pagar até 40% a menos do que o preço praticado no mercado. Existe ainda uma tremenda variedade de marcas e modelos, o que confere a prerrogativa de encontrar o veículo que você sempre sonhou, por uma quantia que você pode pagar.

Gostou de aprender mais sobre como transportar veículo para outro estado? Muitas pessoas estão fazendo isso com carros de leilão, aproveitando para economizar e comprar o modelo de sua preferência.

Gostou de aprender como transportar veículo para outro Estado? Quer conferir mais conteúdos como este? Então não deixe de assinar nossa newsletter!

Guia para comprar carro em leilões
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-