Quais são os benefícios de morar em Portugal? Conheça as principais vantagens!

benefícios de morar em portugal
7 minutos para ler

O sonho de morar fora acompanha os brasileiros há muitos anos e, nos últimos tempos, vem se intensificando não somente entre os mais jovens, mas em todas as pessoas que buscam mais qualidade de vida e segurança. Há muitos benefícios de morar em Portugal, um dos destinos europeus mais escolhidos por ter características bem semelhantes às do Brasil quando se fala em idioma e clima.

O BBC Brasil apurou que mais de 87 mil brasileiros conseguiram obter a cidadania portuguesa em um prazo de seis anos, o que mostra uma tendência de facilitação dos processos por parte do país europeu. Netos de portugueses, por exemplo, entram com mais facilidade. Esse estímulo à imigração tem a ver com a necessidade de rejuvenescer a população local.

E você, já pensou em morar em Portugal? Veja, a partir de agora, as vantagens de escolher esse país para passar os próximos anos da sua vida!

Quais os benefícios de morar em Portugal?

Você verá, a partir de agora, como morar entre os portugueses poderá ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. Confira!

Clima semelhante ao do Brasil

Uma das questões que mais atraem os brasileiros que desejam viver na Europa e optam por Portugal é o clima. Afinal, não é fácil adaptar-se em lugares mais gelados e que têm invernos muito rigorosos. Saiba que não é esse o caso em terras portuguesas, que têm dias menos frios e agradáveis para quem chega do Brasil.

Sistema de saúde de qualidade

Você não vai encontrar um Sistema Único de Saúde gratuito para todas as pessoas, como ocorre no Brasil. Mas o Sistema Nacional de Saúde português oferece boas condições de atendimento à população, incluindo os imigrantes, com baixos indicadores de taxa de mortalidade infantil, por exemplo.

As pessoas que têm trabalho em Portugal pagam algumas taxas reguladoras do sistema. Mas as crianças menores de 12 anos, os desempregados, as gestantes e quem tem baixa renda são atendidos gratuitamente.

Idioma semelhante ao nosso

Um dos grandes receios que fazem as pessoas pensarem duas vezes antes de se mudar para outro país costuma ser o idioma. Em Portugal, eles não falam exatamente como os brasileiros, mas as diferenças de sotaque não são um empecilho para a comunicação entre os povos.

Isso facilita muito no momento de conseguir trabalho no país. Também é melhor para a adaptação das crianças pequenas em período escolar.

Custo de vida mais baixo

Dependendo do lugar que escolher morar em Portugal, você poderá conseguir comprar imóveis muito mais baratos, na comparação com o Brasil. É preciso, apenas, que você busque propriedades que não fiquem tão próximas da costa ou dos resorts. A escolha por cidades do interior também oferece esse benefício e, o melhor: não são distantes da capital Lisboa.

Benefício da Previdência mantido

Em Portugal, o tempo de contribuição à Previdência que foi pago até agora poderá transferido para o país europeu. Boa notícia, pois você não perderá tudo o que já conquistou até agora e poderá se aposentar por lá, através da Segurança Social de Portugal, com equivalência de direitos.

Mais segurança

Você sabia que o país foi eleito, em 2019, como o terceiro mais pacífico do mundo? A informação é resultado da pesquisa Índice de Paz Global, divulgada na metade do ano. São analisados as taxas de mortes ocorridas por conflitos internos. Isso mostra que escolher uma nova vida em Portugal poderá proporcionar a você mais tranquilidade.

Ensino público de qualidade

Essa é uma questão nem relevante para quem tem ou deseja ter filhos em Portugal. Para começar, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) aponta que o país está entre os 50 melhores do mundo no ranking da educação. Mas o mais importante é que você não precisará gastar muito com isso, pois as escolas públicas portuguesas são mais bem conceituadas do que as particulares. Fora isso, as universidades de Lisboa e do Porto são muito conhecidas pela sua qualidade de ensino.

Transporte público integrado

Os sistemas de transporte nas cidades portuguesas são considerados muito bons, em especial quando se trata da ligação entre países europeus por via aérea. Além disso, as estradas em Portugal são bem conservadas, o que favorece as viagens de carro.

Em Lisboa e em Porto, duas das maiores regiões metropolitanas do país, o transporte público é acessível e integrado, incluindo trens, barcos, bondinho e ônibus.

Valorização da enogastronomia

Quem gosta de comer bem faz uma ótima escolha ao decidir morar em Portugal. A comida no país é muito bem feita, barata e variada. Não se trata apenas do já famoso bacalhau, que é preparado de diversas maneiras. Você também encontrará no país a feijoada (mas com preparo diferente do brasileiro), peixes de diversos tipos, carne de porco, entre outras.

Além disso, o país é conhecido por ser um grande produtor de excelentes vinhos, que estão sempre entre os mais premiados em todo o mundo. Uma das maiores regiões produtoras de Portugal é a de Douro, mas há também bons vinhos sendo feitos na Bairrada, no Alentejo e no Dão.

Possibilidade de viajar para diversos destinos da Europa

Com todos os benefícios de morar em Portugal já listados até aqui, um dos que mais agradam os brasileiros é a possibilidade de visitar outros países europeus. Afinal, com a cidadania portuguesa em mãos, você terá liberdade de entrar e sair de diversos lugares a um custo bem mais baixo.

Nas companhias aéreas europeias, é possível encontrar passagens de ida e volta por menos de 150 euros. Ou seja, é uma excelente oportunidade de conhecer novas culturas e lugares próximos a Portugal gastando muito menos.

Quais as opções para quem pretende viver em Portugal?

Para morar em Portugal, você terá que consultar as possibilidades de conseguir um dos tipos de vistos de imigração oferecidos pelo país. Como mencionamos, desde que você faça o pedido adequado às suas condições, a imigração tem sido facilitada. Os mais comuns solicitados pelos brasileiros para poder viver em terras portuguesas são:

  • visto de trabalho;
  • visto de estudo;
  • visto para startup;
  • visto de empreendedor;
  • visto de rendas próprias (que serve para aposentados);
  • golden visa (para quem compra um imóvel no país).

Para essa última opção, é interessante que você avalie a oportunidade de adquirir o bem por meio de um leilão de imóveis, conseguindo preços mais interessantes no mercado. Vale lembrar que se você já tiver a cidadania de qualquer país da União Europeia, não precisará de visto para morar em Portugal.

Como você pode perceber, há uma série de benefícios de morar em Portugal e essa pode ser a melhor escolha para as pessoas que têm o desejo de viver fora do Brasil, mas não abrem mão de ter mais comodidade e segurança, em especial com relação a falar outro idioma. O importante, antes de começar a preparar a mudança, é verificar todas as possibilidades de obtenção do visto, além de fazer uma visita ao país para conhecer de perto essas vantagens que apresentamos.

E então? O que achou da ideia de se mudar para Portugal? Quer ficar por dentro das novidades sobre leilões de imóveis no país e ter mais dicas sobre como é a vida entre os portugueses? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em sua caixa de mensagens.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-