Saiba quais são os melhores carros para família e faça a escolha certa

carros para família
7 minutos para ler

Carros para família não precisam ser chatos, sem potência e feios. Sabendo escolher bem, é possível comprar um veículo que agrade a todos e sirva perfeitamente para o dia a dia. Mas o que deve ser considerado e quais modelos se destacam por atenderem perfeitamente aos seus donos?

Preparamos este post justamente para responder a essas perguntas. Você vai ver o que considerar nos carros para família, conhecer alguns modelos, suas principais características e muito mais!

O que considerar na hora de escolher o carro para a família?

É fato que a beleza de um carro conta pontos importantes na hora da escolha, mas esse não deve ser o único aspecto que tem de ser levado em conta. De que adianta ser bonito se o veículo é pouco funcional, ou seja, não atende às necessidades da sua família? Vamos ver o que considerar antes da compra?

Conforto e espaço interno

Se a sua família está crescendo, uma coisa é certa: você precisa de um carro maior. Quem nunca viajou espremido e chegou ao destino todo dolorido por estar em um carro minúsculo? Espaço interno está quase que diretamente ligado ao conforto e, quanto mais, melhor.

Procure por um veículo que tenha um bom espaço entre os bancos dianteiros e traseiros. Também é importante saber quantos ocupantes vão ser transportados, uma vez que existem carros que podem levar até sete pessoas — vamos falar sobre isso mais adiante. O tamanho do porta-malas também é importante, afinal, disputar lugar com a bagagem não é nada legal.

Segurança e tecnologia

Mas não é apenas o espaço interno que deve ser considerado em carros para família. Segurança e tecnologia costumam andar bem próximas e são fatores fundamentais na escolha do modelo ideal. Sabia que alguns veículos freiam automaticamente caso você se aproxime demais de outro e até mesmo se dirigem sozinhos por alguns segundos?

Controle de tração, assistente em declives e ABS são outras tecnologias que podem fazer a diferença em uma situação de emergência. Por isso, antes de comprar o carro, pesquise vários modelos e veja quais trazem mais itens de segurança de fábrica. A sua família merece esse cuidado.

Potência e consumo de combustível

Chegamos a dois itens que afetam diretamente o bolso: potência e consumo. Existe uma lenda de que carro econômico tem de ser fraco de motor, o que deixou de ser uma verdade — se é que já foi — há muito tempo. Por causa do avanço da tecnologia, já existem veículos 1.6 que gastam bem menos que os famosos 1.0. Além disso, se você costuma viajar, modelos mais potentes são mais recomendados.

O ideal é encontrar um carro que chegue a um meio-termo, ou seja, gaste relativamente pouco, mas entregue boa potência. Antes de comprar, faça uma pesquisa sobre os modelos e compare o consumo, tanto urbano quanto na estrada. Também é importante adquirir um modelo que rode com gasolina e etanol, pois eles permitem mais flexibilidade na hora de abastecer.

Custo-benefício

Todos os itens que mostramos até agora afetam basicamente um quesito: o custo-benefício. Mas o que é isso? Bom, podemos dizer que é uma forma de medir se o valor pago por algo vale a pena e se o produto atende às suas necessidades. Quer um exemplo? Você está em dúvida entre dois veículos, mas um custa um pouco mais.

Normalmente, o mais barato seria a opção ideal. Porém, um detalhe importante deixou de ser notado: o modelo mais caro tem a manutenção mais barata e boa parte dos custos com um carro vão justamente aí. Um veículo com um bom custo-benefício é aquele que atende às suas necessidades por um preço justo e não traz grandes despesas para a família.

Quais são as principais categorias de carros para família?

Lembra de quando falamos da quantidade de pessoas que um veículo pode transportar? Existem várias categorias de automóveis e a escolha tem de ser baseada no perfil da família e nas características de cada tipo de carro. Vamos conhecer os três principais?

Minivan

Minivans são carros grandes onde quase sempre não é possível distinguir pelo lado de fora onde termina o espaço dos ocupantes e começa o porta-malas. Tanto é que, em muitos desses modelos, um assento extra no espaço da bagagem aumenta a capacidade de passageiros. Por isso, eles são recomendados para quem precisa levar muita gente — até sete pessoas.

Sedã

Os sedãs, por outro lado, não costumam transportar mais que cinco passageiros, mas são mais confortáveis e têm mais espaço para as bagagens. São ideais para famílias que gostam de viajar e levam muita coisa no porta-malas. Além disso, normalmente eles são mais econômicos devido ao menor peso.

SUV

SUV ou Veículos Utilitários Esportivos são os carros da moda, trazem o conforto dos sedãs e o tamanho das minivans. Eles se destacam pela versatilidade, beleza e apelo mais esportivo. Atualmente, existem inúmeros modelos, desde os mais compactos até os gigantescos.

Que modelos de carros se destacam nessas categorias?

Finalmente, chegamos aos modelos que mais se destacam nas categorias que mostramos. Separamos quatro que trazem tudo o que um bom carro precisa e que têm ótimo custo-benefício. Vamos conhecer um pouquinho sobre eles e o que os torna campeões?

Toyota Corolla

O primeiro de nossa lista é um dos sedãs mais vendidos no Brasil — mais de 40 mil veículos, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE). Com 4,6 metros de comprimento, porta-malas de 470 litros, motor 2.0 flex e muita tecnologia embarcada, ele representa mais de 40% das vendas no segmento dos sedãs médios.

Chevrolet Spin

Se você precisa de espaço para levar os ocupantes e não se importa com um porta-malas mais reduzido, a Chevrolet Spin é a opção ideal. Essa minivan leva confortavelmente até sete pessoas e já vem com itens como alerta de pressão dos pneus, direção elétrica, indicador de mudança de marcha e muito mais!

Kia Soul

Quer um carro menor? Que tal o Kia Soul? Apesar de parecer compacto por fora, esse SUV acomoda confortavelmente os ocupantes e traz um porta-malas com capacidade para 340 litros. Seu motor 1.6 rende até 128 cavalos, trazendo um consumo médio de 10,2 km/l na cidade e 11 km/l na estrada quando com gasolina.

Renault Duster

Por fim, temos o Renault Duster, um SUV que tem bom espaço interno, mas não exagera no tamanho, sendo ideal tanto para viagens em família quanto para o dia a dia. O porta-malas de 475 litros transporta o que for preciso. Junte isso a um belo visual, câmbio CVT e direção eletro-hidráulica e você tem o carro perfeito.

Carros para família têm de ser muito bem escolhidos, afinal, eles precisam agradar a todos. Seja a opção por um modelo novo, usado ou seminovo, faça com que seus entes queridos participem do processo. Além de acertar em cheio na compra, não há nada melhor que um tempo junto das pessoas que mais amamos.

Quer mais dicas ou conhecer mais do mundo automotivo? Então assine nossa newsletter e receba notícias fresquinhas em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-